Lista completa de Questões sobre Diversos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
O artigo 29 da Costituição de 1988 diz: O município reger-se-a por Lei Orgânica, própria, ditada e promulgada pela Câmara Municipal de Vereadores. Esse artigo estabelece ao município:
autonomia
emencipação
independência
fundação
Assinale a laternativa incorreta:
a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de municípios, preservarão a continuidade e a unidade historico-cultural do ambiente urbano
as leis federais sobre criação de municípios continuam tendo validade após a Constituição de 1988
a criação do município decorre imediantamente da lei, independente de qualquer espécie de registro
o domicílio cívil do município éo do seu distrito sede.
Assinale a alernativa que não é atribuição legislativa da Câmara Municipal:
legislar bobre imposto de renda
legislar sobre aplicação de sua renda
legislar sobre dívida púclica
legislar sobre regime júrico dos servidores municipais
No que concerne às disposições constitucionais referentes à Guarda Municipal, assinale a alternativa correta.
Somente pode ser constituída nos municípios com mais de 50.000 habitantes e tem como função suprir omissão do Estado quanto à Segurança Pública.
Pode ser constituídaemqualquer município com a função de suplementar o policiamento ostensivo e auxiliar na preservação da ordem pública.
Somente será constituída por autorização da assembleia legislativa do Estado-Membro no qual se insere o município e destina-se, apenas, à proteção dos bens públicos federais, estaduais e municipais.
Pode ser constituída em qualquer município e destina-se, apenas, à proteção de seus bens, serviços e instalações.
É vedado ao município constituir Guarda Municipal, eis que a segurança pública ostensiva e a apuração de infrações penais são de competência exclusiva das polícias militares e civis.
Sobre a federação brasileira, é correto afirmar que
as três categorias de entes que compõem a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil são: a União, os Estados e os Municípios.
os Territórios Federais integram a União, e sua criação, transformação em Estado ou reintegração ao Estado de origem serão reguladas em lei ordinária.
os Estados podem incorporar-se entre si, subdividirse ou desmembrar-se para se anexarem a outros, ou formarem novos Estados ou Territórios Federais, mediante aprovação da população diretamente interessada, através de plebiscito, e do Congresso Nacional, por lei ordinária.
a criação, a incorporação, a fusão e o desmembramento de Municípios, far-se-ão por lei estadual, a qualquer tempo, e dependerão de consulta prévia às populações dos Municípios envolvidos, após divulgação dos Estudos de Viabilidade Municipal.
os entes federados não podem recusar fé aos documentos públicos.
Sobre o regime constitucional do meio ambiente, é CORRETA a seguinte proposição:
0 Município não pode legislar em matéria ambiental.
A Constituição da República declara expressamente como patrimônio nacional a Floresta Amazônica brasileira, a Mata Atlântica, a Serra do Mar, o Pantanal Mato-Grossense, o Cerrado e a Zona Costeira.
Os princípios da prevenção, da precaução e do poluidor-pagador encontram expressa previsão na Constituição da República.
Proteger o meio ambiente e combater a poluição em qualquer de suas formas a atribuição confiada pela Constituição apenas a União e aos Estados.
São indisponíveis as terras devolutas necessárias a proteção dos ecossistemas naturais.
Dentre as alternativas abaixo, apenas uma integra o patrimônio do Estado Federado, marque-a:
praias marítimas.
potenciais de energia hidráulica.
recursos minerais, inclusive os do subsolo.
cavidades naturais subterrâneas.
águas superficiais ou subterrâneas.
O artigo 182, da Constituição Federal, assevera expressamente que [...] a política de desenvolvimento urbano, executada pelo Poder Público municipal, conforme diretrizes gerais fixadas em lei, tem por objetivo ordenar o pleno desenvolvimento das funções sociais da cidade e garantir o bem-estar de seus habitantes. Considere, portanto, as seguintes afirmativas.
I. A propriedade urbana cumpre sua função social quando atende às exigências fundamentais de ordenação da cidade expressas no plano diretor.
II. O plano diretor, aprovado pela Câmara Municipal, obrigatório para cidades com mais de vinte mil habitantes, é o instrumento básico da política de desenvolvimento e de expansão urbana.
III. É facultado ao Poder Público municipal, mediante lei específica para área incluída no plano diretor, exigir, nos termos da lei federal, do proprietário do solo urbano não edificado, subutilizado ou não utilizado, que promova seu adequado aproveitamento.
IV. Aquele que possuir como sua área urbana de até duzentos e cinquenta metros quadrados, por cinco anos, ininterruptamente e sem oposição, utilizando-a para sua moradia ou de sua família, adquirir-lhe-á o domínio, desde que não seja proprietário de outro imóvel urbano ou rural; certo, também, que o respectivo título de domínio e a concessão de uso serão conferidos ao homem ou à mulher, ou a ambos, independentemente do estado civil.
A esse respeito, pode-se concluir que
apenas a afirmativa I está correta.
apenas as afirmativas I e II estão corretas.
apenas a afirmativa II está correta.
todas as afirmativas estão corretas.
Segundo a Constituição da República de 1988,
o Distrito Federal é a Capital Federal.
o Rio de Janeiro é a Capital em casos urgentes e de calamidade pública.
Brasília é a Capital Federal.
Goiás é a Capital em casos urgentes e de calamidade pública.
Consoante o que dispõe o texto constitucional de 1988 em vigor, assinale a afirmativa CORRETA.
Os subsídios do Prefeito, Vice-Prefeito e dos Secretários Municipais serão fixados por lei de iniciativa do Poder Executivo, observado o que dispõem os arts. 37, IX, 39, § 4o, 150, II, 153, III, e 153, § 2o, I.
Os subsídios dos Secretários Municipais serão fixados por lei de iniciativa do Poder Executivo, observado o que dispõem os arts. 37, IX, 39, § 4o, 150, II, 153, III, e 153, § 2o, I.
O subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, observado o que dispõe a Constituição.
O subsídio dos Vereadores será fixado pelas respectivas Câmaras Municipais em cada legislatura para a subsequente, por lei de iniciativa do Poder Executivo, observado o que dispõe a Constituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...