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De modo geral, a Constituição Federal não contém normas referentes à base de cálculo de tributos, mas esse fato não impede que ela, em alguns casos, estabeleça regras que digam respeito à base de cálculo deles. Uma dessas regras constitucionais estabelece que
A Constituição Federal atribuiu às leis complementares federais várias funções, dentre as quais, a de
A Constituição Federal atribui competência aos Estados para instituir o Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores − IPVA. De acordo com o texto constitucional, esse imposto terá
Um Município não pode cobrar o IPTU de um imóvel da União localizado no seu território, em face do princípio constitucional da:
Assinale a opção que completa corretamente a proposição a seguir.
A competência tributária do Município de Teresina não compreende a instituição de
taxa de licença para exercer quaisquer atividades comerciais, inclusive as de ambulantes
contribuição dos servidores municipais para custeio dos seus benefícios, de sistemas de previdência e de assistência social
imposto sobre a propriedade predial e territorial urbana.
contribuição de melhoria.
imposto sobre doações de bens imóveis
Sobre o sistema tributário nacional, como previsto na Constituição Federal, assinale a opção correta.
A União, os Estados, o Distrito Federal e os Municípios podem instituir taxas tendo em vista o acréscimo do valor de imóveis localizados em áreas beneficiadas por obras públicas que incrementaram a segurança na região.
Por força do princípio da anterioridade, o imposto criado por lei em 2001, somente poderá ser cobrado relativamente a fato ocorrido em 2001 no ano seguinte.
Somente por meio de lei complementar a União pode conceder isenção de imposto da competência dos Estados-membros.
Somente o patrimônio, a renda e os serviços relacionados com as finalidades essenciais dos templos religiosos estão compreendidos pela imunidade de impostos estabelecida na Constituição Federal.
Para corrigir desigualdades regionais, a Constituição expressamente admite que impostos estaduais sejam diferenciados em razão da procedência do produto tributado.
Sabendo que o Código Tributário Nacional (CTN) foi editado antes da Constituição de 1988, sob a forma de lei ordinária, é possível afirmar que as normas do CTN que regulam limitações constitucionais ao poder de tributar
continuam em vigor, desde que o seu conteúdo seja concordante com as normas da Constituição de 1988.
são consideradas revogadas pela nova Constituição, uma vez que esta exige para o tratamento da matéria o instrumento normativo da lei complementar. Resguardam-se, porém, direitos adquiridos.
podem ser declaradas, pelo STF, em ação direta de inconstitucionalidade, supervenientemente inconstitucionais, por não se revestirem da forma de lei complementar.
uma vez que o poder constituinte originário dá início ao ordenamento jurídico, as normas referidas no enunciado devem ser tidas como revogadas desde o advento da Constituição de 1988, nada obstando, porém, que o Congresso Nacional as revigore expressamente, por ato legislativo com efeitos retroativos.
Assinale a opção correta.
Somente os Estados-membros, o Distrito Federal e os Municípios têm competência para instituir taxas.
Embora não possa haver dois impostos com a mesma base de cálculo, nada impede que uma taxa tenha a mesma base de cálculo de um imposto.
Pertence integralmente à União o produto da arrecadação dos impostos por ela instituídos.
O Poder Executivo está constitucionalmente autorizado a alterar, por decreto, alíquotas do imposto territorial rural, a fim de garantir a eficácia do princípio da progressividade.
É inconstitucional a isenção instituída pela União, na vigência da Constituição de 1988, de tributo da competência dos Estadosmembros.
A respeito da competência legislativa sobre normas gerais em matéria tributária:
A Constituição Federal institui uma série de normas sobre o Sistema Tributário Nacional, na qual se pode afirmar CORRETAMENTE que:
compete aos Estados e aos Municípios a instituição de impostos sobre transmissão de bens imóveis "causa mortis".
pertence ao Município cinqüenta por cento do produto da arrecadação do imposto do Estado membro sobre a propriedade territorial rural, relativamente aos imóveis neles situados.
a contribuição de melhoria, decorrente de obra pública, tem natureza tributária, sendo um tipo de tributo.
os Estados e o Distrito Federal, desde que respeitado o princípio da anuidade, poderão instituir qualquer tipo de imposto.
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