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Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2002
Caso o governo brasileiro atue buscando a integração econômica, política, social e cultural dos povos da América Latina, visando à formação de uma comunidade latino-americana de nações, estará atuando
de modo inconstitucional, por violar o princípio da autodeterminação dos povos.
de modo inconstitucional, por violar o princípio da igualdade entre os Estados.
em consonância com os ditames da Constituição Federal.
de modo inconstitucional, por violar o princípio da independência nacional.
de modo inconstitucional, por violar o princípio da soberania.
De acordo com a Constituição Federal, os Municípios integram a organização político-administrativa da República Federativa do Brasil como unidades
subordinadas aos respectivos Estados-membros, que poderão ditar-lhes a Lei Orgânica Municipal.
vinculadas à Administração do respectivo Estadomembro.
autônomas, regidas por legislação própria com base nas competências que lhes forem outorgadas pelos respectivos Estados-membros.
autônomas, assim como autônomos são os Estadosmembros e a União Federal.
autônomas, mas as leis estaduais sempre prevalecem sobre as municipais em caso de conflito entre elas.
Direito Constitucional - Princípios Fundamentais / Objetivos Fundamentais / Princípios das Relações Internacionais - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2002
Dentre os princípios pelos quais a República Federativa do Brasil rege-se nas suas relações internacionais encontram-se a
intervenção armada desde que avalisada pela ONU e a cooperação entre os povos para o progresso da humanidade.
autodeterminação dos povos e o desenvolvimento nacional.
proteção das minorias culturais e o repúdio ao terrorismo e ao racismo.
independência nacional e a vedação à concessão de asilo político.
prevalência dos direitos humanos e a igualdade entre Estados.
Em matéria de processo legislativo, é correto afirmar que a sanção
é superável, mas deve ser motivada.
deve ser manifestada em quinze dias úteis, a contar do recebimento do projeto, caso contrário este será tido por vetado.
cabe ao Presidente do Senado, se o Presidente da República recusar-se a sancionar o projeto aprovado.
pode ser expressa ou tácita, ao contrário do veto que deve ser sempre expresso.
é atribuição exclusiva do Presidente da República, não cabendo a quem o substituir temporariamente.
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