Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Analise as afirmativas sobre os princípios e objetivos da Previdência Social e assinale a alternativa correta.
I. Universalidade de participação nos planos previdenciários.
II. Uniformidade e equivalência dos benefícios e serviços às populações urbanas e rurais. III. Seletividade e proporcionalidade na prestação dos benefícios.
IV. Cálculo dos benefícios considerando-se os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente.
V. Redutibilidade do valor dos benefícios, de forma a adequar eventuais necessidades de ajuste fiscal.
VI. Valor da renda mensal dos benefícios substitutos do salário-de-contribuição ou do rendimento do trabalho do segurado não inferior ao do salário mínimo.
VII. Caráter democrático e centralizado da administração, mediante gestão bipartite, com participação dos trabalhadores, dos empregadores, dos aposentados e do governo nos órgãos colegiados.
De acordo com a legislação previdenciária vigente, assinale a alternativa que não é princípio ou objetivo da Previdência Social.
Universalidade de participação nos planos previdenciários.
Seletividade e distributividade na prestação dos benefícios.
Cálculo dos benefícios considerando-se os salários-de-contribuição corrigidos monetariamente.
Irredutibilidade do valor dos benefícios de forma a preservar-lhes o poder aquisitivo.
Distinção entre os benefícios e serviços concedidos às populações urbanas e rurais.
Assinale a alternativa correta.
Somente a lei complementar poderá criar isenções de contribuições sociais previdenciárias
A ordem jurídica brasileira, na visão do STF, permite que as contribuições residuais tenham a mesma base de cálculo de impostos já discriminados no Texto Constitucional.
As Medidas Provisórias em matéria tributária somente poderão ser utilizadas em matéria reservada à lei complementar.
A Resolução do Senado Federal disciplinará as alíquotas máximas e mínimas do ISS para evitar a guerra fiscal entre os Estados.
A lei delegada pode ser utilizada para instituir empréstimos compulsórios.
Assinale a alternativa correta.
As Constituições podem ser classificadas quanto ao seu conteúdo em analíticas ou sintéticas.
A atual constituição brasileira é classificada como, promulgada, semi-rígida e material.
Segundo o Supremo Tribunal Federal, na Constituição Federal de 1988 existem normas de hierarquia diferenciada.
É dogmática a constituição que se apresenta fruto de lenta e contínua síntese histórica.
Segundo o professor Alexandre de Moraes, Constituição formal é aquela consubstanciada de forma escrita, por meio de um documento solene estabelecido pelo poder constituinte originário.
Assinale a alternativa correta.
Compete a União conceder anistia, bem como organizar e manter a polícia civil do Distrito Federal.
Compete privativamente a União zelar pela guarda da Constituição, das leis e das instituições democráticas.
Compete aos Estados e a União legislar concorrentemente sobre Direito Tributário, Financeiro, Penal e Urbanístico.
A competência da União para legislar sobre normas gerais exclui a competência suplementar dos Estados.
O princípio geral que norteia a repartição de competências entre as entidades componentes do Estado Federal é o impacto financeiro das obras que deverão ser realizadas para solucionar os problemas enumerados constitucionalmente.
Direito Constitucional - Ato das Disposições Constitucionais Transitórias - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Assinale a alternativa correta.
Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, a Constituição Federal de 1988 possui normas de hierarquia diferenciada.
As normas presentes na Constituição Federal em vigor, nos termos da jurisprudência prevalecente do Supremo Tribunal Federal, classificam-se, quanto à sua aplicabilidade, em normas materialmente constitucionais e normas formalmente constitucionais.
Conforme jurisprudência prevalecente do Supremo Tribunal Federal, o Preâmbulo da Constituição Federal vigente possui força normativa e pode ser invocado para se questionar a inconstitucionalidade de lei ou ato normativo que com ele seja conflitante.
Em relação aos efeitos retroativos das normas constitucionais, o Supremo Tribunal Federal tem decidido reiteradamente que a norma constitucional ingressa no ordenamento jurídico dotada de retroatividade máxima.
O Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, promulgado em 1988, conforme jurisprudência do Supremo Tribunal Federal, qualifica-se, juridicamente, como estatuto de índole constitucional, sendo que a estrutura normativa que nele se acha consubstanciada ostenta, em conseqüência, a rigidez peculiar a regras inscritas no Texto Básico da Lei Fundamental da República.
Assinale a alternativa correta.
O Supremo Tribunal Federal é composto por treze ministros escolhidos dentre cidadãos com mais de trinta e cinco anos de idade, notável saber jurídico e reputação ilibada.
É órgão do Poder Judiciário o Conselho Nacional de Justiça.
Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar as ações contra o Conselho Nacional do Ministério Público.
Compete ao Superior Tribunal de Justiça julgar as ações contra o Conselho Nacional do Ministério Público.
Funcionará junto ao Supremo Tribunal Federal a Escola Nacional de Formação e Aperfeiçoamento de Magistrados.
Assinale a alternativa correta.
A jurisprudência predominante do Supremo Tribunal Federal admite a intervenção de terceiros, sob as modalidades de assistência, oposição, nomeação à autoria, denunciação da lide, chamamento ao processo e recurso de terceiro prejudicado.
Conforme entendimento do Supremo Tribunal Federal, o referido tribunal está vinculado aos fundamentos jurídicos deduzidos na petição inicial da Ação Direta de Inconstitucionalidade, não somente ao pedido
O Supremo Tribunal Federal entende que na hipótese de Ação Direta de Inconstitucionalidade proposta por Partido Político, caso este venha perder a representatividade no Congresso Nacional durante a tramitação da referida ação, esta deverá ser extinta por perda superveniente de representação.
A súmula de matéria constitucional, de efeito vinculante, aprovada pelo Supremo Tribunal Federal pode ser revista ou cancelada mediante provocação de qualquer pessoa.
O Supremo Tribunal Federal poderá, de ofício ou por provocação, mediante decisão de dois terços dos seus membros, após reiteradas decisões sobre a matéria constitucional, aprovar súmula que, a partir de sua publicação na imprensa oficial, terá efeito vinculante em relação aos demais órgãos do Poder Judiciário e à administração pública direta e indireta, nas esferas federal, estadual e municipal, bem como proceder a sua revisão ou cancelamento, na forma estabelecida em lei.
Assinale a alternativa correta.
São bens da União todos os rios existentes no território nacional.
É possível, sob determinadas condições, que a União venha a recusar fé aos documentos públicos.
O Território Federal que atualmente existe integra a União sendo que sua criação ocorreu por lei complementar.
São bens da União os recursos minerais, salvo os de subsolo.
É vedado a União estabelecer cultos religiosos ou igrejas.
Assinale a alternativa correta.
Compete ao Supremo Tribunal Federal julgar, em recurso ordinário, o crime político e o hábeas corpus, o mandado de segurança, o hábeas data e o mandado de injunção decididos em única instância pelos Tribunais Superiores, se denegatória a decisão.
Os Ministros do Supremo Tribunal Federal serão nomeados pelo Presidente do Senado, após aprovada a sua escolha por maioria absoluta.
Compete ao Supremo Tribunal Federal processar e julgar, originariamente os mandados de segurança e os hábeas data contra ato de Ministro de Estado.
O Presidente da República e o Vice-Presidente serão julgados pela prática de crimes de responsabilidade pelo Supremo Tribunal Federal.
Serão julgadas no Supremo Tribunal Federal, em recurso ordinário as causas em que forem partes Estado estrangeiro ou organismo internacional.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...