Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Administração Pública - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
Referente o Art. 37 da Constituição Federal brasileira, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as afirmativas falsas:
( ) A investidura em cargo ou emprego público depende de aprovação prévia em concurso público de provas ou de provas e títulos. ( ) O prazo de validade do concurso público será de até 02 anos, prorrogável por duas vezes, por igual período. ( ) Durante o prazo prorrogável previsto no edital de convocação, aquele aprovado em concurso público de provas ou de provas e títulos será convocado com prioridade sobre novos concursados para assumir cargo ou emprego, na carreira. ( ) A lei estabelecerá os casos de contratação por tempo determinado para atender a necessidade temporária de excepcional interesse público. A alternativa correta é:Direito Constitucional - Direitos Sociais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
O Art. 7º da Constituição Federal brasileira prevê como direito ao trabalhador de baixa renda o recebimento de salário-família conforme seu dependente. Assinale abaixo os valores do salário-família praticados em 2013:
Direito Constitucional - Educação, Cultura e Desporto - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
É dever do Estado oferecer educação básica obrigatória e gratuita dos:
As ações e serviços públicos de saúde integram uma rede regionalizada e hierarquizada e constituem um sistema único, organizado de acordo com as seguintes diretrizes:
I. Descentralização, com direção única em cada esfera de governo. II. Atendimento integral, com prioridade para as atividades preventivas, sem prejuízo dos serviços assistenciais. III. Participação da comunidade.Direito Constitucional - Administração Pública - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2014
A Administração pública é regida por princípios constitucionais e infraconstitucionais. Dentre os princípios abaixo qual não é classificado como um princípio constitucional?
Direito Constitucional - Previdência Social - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Não há óbice, na Constituição Federal,
ao reajustamento das pensões para preservar-lhes o valor real, conforme critérios estabelecidos em lei.
ao reajustamento de gratificações pagas a servidores do Poder Judiciário estadual, para torná-las sempre correspondentes a 15% dos subsídios pagos aos desembargadores.
ao uso de fração do salário mínimo como indexador, quando se tratar da proteção do valor real dos proventos de todos os servidores estaduais inativos.
ao uso da totalidade do salário mínimo como indexador, quando se tratar da atualização de vencimentos, na esfera estadual, de servidores do Poder Judiciário.
Direito Constitucional - Poder Judiciário - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
É o órgão judiciário competente para processar e julgar os Juízes de Direito nos crimes comuns e de responsabilidade, ressalvada a competência da Justiça Eleitoral:
Conselho Nacional de Justiça.
Tribunal de Justiça.
Superior Tribunal de Justiça.
Supremo Tribunal Federal.
Direito Constitucional - Poder Executivo - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
O Chefe do Poder Executivo pode
dispor, mediante decreto legislativo, sobre o funcionamento da Administração Direta, desde que para tanto autorizado por lei prévia.
dispor, mediante lei delegada, sobre os requisitos de validade do voto de liderança, no âmbito do Poder Legislativo.
dispor, mediante decreto regulamentar, sobre a criação de novos direitos pecuniários de servidores titulares de cargo efetivo, inclusive instituindo novas gratificações.
dispor, mediante decreto autônomo, sobre a extinção de cargos públicos vagos, no âmbito do Poder Executivo.
Direito Constitucional - Nacionalidade - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
Recusando-se a Administração a fornecer certidão necessária à defesa de direitos patrimoniais de cidadão estrangeiro residente no Brasil, este deve
impetrar habeas data, no prazo de 30 (trinta) dias, após se ter naturalizado brasileiro.
impetrar mandado de segurança, no prazo de 30 (trinta) dias, após se ter naturalizado brasileiro.
impetrar mandado de segurança, sem aguardar prévia aquisição da nacionalidade brasileira.
impetrar habeas corpus, sem aguardar prévia aquisição da nacionalidade brasileira.
Direito Constitucional - Tribunais e Juízes Estaduais - Instituto de Estudos Superiores do Extremo Sul (IESES) - 2009
A escolha e subsequente nomeação para preenchimento das vagas oriundas do quinto constitucional no Tribunal de Justiça do Estado são efetuadas pelo:
Presidente do Tribunal de Justiça.
Plenário do Tribunal de Justiça.
Presidente da Assembléia Legislativa.
Chefe do Poder Executivo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...