Lista completa de Questões de Direito Constitucional da Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Constitucional - Repartição de Competências - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Assinale a alternativa correta.
A União instituirá regime jurídico único e planos de carreira para os servidores da administração pública direta, das autarquias e das fundações públicas, aplicável este mesmo regime jurídico para os Estados, o Distrito Federal e os Municípios.
A União, os Estados e o Distrito Federal manterão escolas de governo para a formação e o aperfeiçoamento dos servidores públicos, constituindo-se a participação nos cursos um dos requisitos para a promoção na carreira, impondo-se, para isso, a celebração de convênios ou contratos entre os entes federados.
Lei da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios disciplinará a aplicação de recursos orçamentários provenientes da economia com despesas correntes em cada órgão, autarquia e fundação, para aplicação no desenvolvimento de programas de qualidade e de produtividade, de treinamento e de desenvolvimento, de modernização, de reaparelhamento e de racionalização do serviço público, inclusive sob a forma de adicional ou prêmio de produtividade.
O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais poderão ser remunerados por subsídio fixado em parcela única, permitido o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.
Os Poderes Executivo, Legislativo e Judiciário publicarão semestralmente os valores do subsídio e da remuneração dos cargos e empregos públicos.
Direito Constitucional - Da Organização dos Poderes - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Sobre os Juizados Especiais Cíveis, é correto afirmar que
compete ao Juizado Especial promover a execução dos títulos executivos extrajudiciais, no valor de até quarenta vezes o salário-mínimo.
são competentes para o julgamento das causas, cujo valor não exceda a vinte vezes o salário-mínimo.
somente as pessoas físicas capazes serão admitidas a propor ação perante o Juizado Especial, inclusive os cessionários de direito de pessoas jurídicas.
não se admitirá, no processo, qualquer forma de intervenção de terceiro nem de assistência ou litisconsórcio.
nas causas de valor até quarenta salários-mínimos, as partes comparecerão pessoalmente, podendo ser assistidas por advogado.
Direito Constitucional - Da Organização dos Poderes - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Sobre os Juizados Especiais, é correto afirmar:
É ilícito formular pedido genérico quando não for possível determinar, desde logo, a extensão da obrigação.
O comparecimento espontâneo não suprirá a falta ou nulidade da citação.
A prática de atos processuais em outras comarcas poderá ser solicitada por qualquer meio idôneo de comunicação.
Não comparecendo o demandado à sessão de conciliação ou à audiência de instrução e julgamento, reputar-se-ão verdadeiros os fatos alegados no pedido inicial, mesmo se o contrário resultar da convicção do Juiz.
Consideram-se infrações penais de menor potencial ofensivo, para os efeitos da Lei 9.099/95, as contravenções penais e os crimes a que a lei comine pena máxima não superior a 3 (três) anos, cumulada ou não com multa.
Assinale a alternativa correta.
Os Estados organizarão sua Justiça, observados os princípios estabelecidos na Constituição Federal.
A competência dos tribunais será definida na Constituição do Estado, sendo a lei de organização judiciária de iniciativa do Superior Tribunal de Justiça.
O Tribunal de Justiça poderá funcionar descentralizadamente, constituindo Pseudotribunais, Câmaras regionais, a fim de assegurar o pleno acesso do jurisdicionado à justiça em todas as fases do processo.
O Tribunal de Justiça instalará a justiça itinerante, com a realização de audiências e demais funções da atividade jurisdicional, que atuará inclusive na esfera de jurisdição os outros Estados Federados.
Direito Constitucional - Administração Pública - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Quanto aos servidores públicos, marque a assertiva verdadeira, segundo a Constituição Federal de 1988.
O membro de Poder, o detentor de mandato eletivo, os Ministros de Estado e os Secretários Estaduais e Municipais serão remunerados exclusivamente por subsídio fixado em parcela única, possibilitado o acréscimo de qualquer gratificação, adicional, abono, prêmio, verba de representação ou outra espécie remuneratória.
A fixação dos padrões de vencimento e dos demais componentes do sistema remuneratório observará a natureza, o grau de responsabilidade e a complexidade dos cargos componentes de cada carreira.
Aos servidores titulares de cargos efetivos da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, incluídas suas autarquias e fundações, é assegurado regime de previdência de caráter contributivo e solidário, mediante contribuição exclusiva do respectivo ente público.
É possível a percepção de mais de uma aposentadoria à conta do regime de previdência, em qualquer caso.
A lei poderá estabelecer qualquer forma de contagem de tempo de contribuição fictício.
Direito Constitucional - Administração Pública - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
São Princípios Constitucionais que regem a administração pública na esfera Federal, EXCETO:
Legalidade
Impessoalidade
Moralidade
Literalidade
Direito Constitucional - Administração Pública - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
São princípios constitucionais da Administração Pública, exceto
impessoalidade.
legalidade.
moralidade.
capacidade contributiva.
eficiência.
Assinale a alternativa INCORRETA.
São direitos sociais a educação, a saúde, o trabalho.
O seguro-desemprego, em caso de desemprego involuntário, é direito dos trabalhadores urbanos e rurais assegurado pela Constituição Federal.
A Constituição Federal veda a remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
A retenção dolosa de salário constitui crime, segundo a Constituição.
São direito sociais dos trabalhadores, exceto
seguro contra acidentes de trabalho, a cargo do empregado, sem excluir a indenização a que este está obrigado, quando incorrer em dolo ou culpa.
a remuneração do trabalho noturno superior à do diurno.
a irredutibilidade do salário, salvo o disposto em convenção ou acordo coletivo.
o décimo terceiro salário com base na remuneração integral ou no valor da aposentadoria.
a proibição de trabalho noturno, perigoso ou insalubre a menores de dezoito e de qualquer trabalho a menores de dezesseis anos, salvo na condição de aprendiz, a partir de quatorze anos.
Direito Constitucional - Direitos e Garantias Fundamentais na Constituição Federal de 1988 - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
Assinale a alternativa INCORRETA.
A honra e a imagem das pessoas são invioláveis sendo assegurado o direito a indenização pelo dano material ou moral decorrente de sua violação.
É inviolável o sigilo da correspondência e das comunicações telegráficas, de dados e das comunicações telefônicas, salvo, no último caso, por ordem judicial, nas hipóteses e na forma que a lei estabelecer para fins de investigação criminal ou instrução processual penal. A expressão "no último caso" restringe-se às comunicações telefônicas. Assim é vedada a violação de sigilo bancário.
É assegurado a todos o acesso à informação e resguardado o sigilo da fonte, quando necessário ao exercício profissional. Diante disso, pode um jornalista se recusar a revelar fontes de suas informações, mesmo perante um juiz de direito que o interroga.
É inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...