Lista completa de Questões de Direito do Consumidor para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito do Consumidor - Ônus da prova - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No âmbito das relações de consumo, a inversão no ônus da prova
só é possível em caso de hipossuficiência do consumidor e verossímeis as alegações.
pode ser estabelecida em cláusula contratual.
está condicionada à manifestação do juiz, dado que não há tipificação legal.
acarreta a obrigação de a outra parte custear as despesas com a perícia.
é incabível em ação coletiva, conforme entendimento do STJ.
Direito do Consumidor - Culpa exclusiva da vítima - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
Assinale a alternativa que está de acordo com o disposto no Código de Defesa do Consumidor.
O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em sessenta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis.
A culpa exclusiva do consumidor ou de terceiro afasta a responsabilidade do fabricante pelo fato do produto e do serviço defeituoso.
Tendo mais de um autor a ofensa, estes responderão subsidiariamente pela reparação dos danos previstos nas normas de consumo.
A responsabilidade do fornecedor de produtos e serviços na relação de consumo é subjetiva.
As normas do Código de Defesa do consumidor não se aplicam aos órgãos públicos, já que estes não podem ser equiparados às pessoas de direito privado na relação consumerista.
Direito do Consumidor - Culpa exclusiva da vítima - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2013
O fabricante pode se eximir da responsabilidade pelo acidente de consumo se demonstrar
que foi o seu distribuidor que colocou o produto no mercado, sem sua autorização.
que, embora haja colocado o produto no mercado, o defeito estava oculto.
a culpa concorrente do consumidor.
a culpa exclusiva de terceiro.
que o comerciante não soube explicar ao consumidor a maneira correta de utilização do produto.
Direito do Consumidor - Das Infrações Penais - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca dos crimes contra as relações de consumo, previstos no CDC, assinale a opção correta.
No Código de Defesa do Consumidor, consideram-se
decadenciais os prazos de exercício de pretensão condenatória e prescricionais os das ações consti tutivas.
prescricional o prazo para a reclamação por vício aparente dos produtos e decadencial o prazo para reclamar por vício oculto dos produtos.
decadencial o prazo para o exercício da pretensão à reparação pelos danos causados por fato do serviço e prescricional o prazo para a reclamação por vício aparente ou oculto de produto ou de serviço.
indistintamente os prazos prescricionais ou decadenciais, porque ambos se sujeitam à interrupção e à suspensão.
prescricional o prazo para o exercício da pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto e decadencial o prazo para reclamar pelo vício do produto.
Direito do Consumidor - Contagem do prazo - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A respeito dos direitos do consumidor, assinale a opção correta.
Direito do Consumidor - Princípios do Código de Defesa do Consumidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de direito do consumidor, julgue os itens subsequentes.
O aplicador do direito deve utilizar a hipossuficiência consumerista no sentido de reconhecer a disparidade técnica diante de uma situação de desconhecimento.
Direito do Consumidor - Princípios do Código de Defesa do Consumidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca de direito do consumidor, julgue os itens subsequentes.
Em uma relação de consumo, o princípio do protecionismo do consumidor poderá ser mitigado quando as cláusulas contratuais forem convencionadas entre as partes.
Direito do Consumidor - Princípios do Código de Defesa do Consumidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivos o atendimento das necessidades dos consumidores; o respeito à sua dignidade, saúde e segurança; a proteção de seus interesses econômicos; a melhoria da sua qualidade de vida; e a transparência e harmonia das relações de consumo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) consiste, também, em mecanismo de proteção das relações de consumo. Os princípios constantes do CDC incluem
a racionalização e a melhoria dos serviços públicos.
Direito do Consumidor - Princípios do Código de Defesa do Consumidor - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
A Política Nacional das Relações de Consumo tem por objetivos o atendimento das necessidades dos consumidores; o respeito à sua dignidade, saúde e segurança; a proteção de seus interesses econômicos; a melhoria da sua qualidade de vida; e a transparência e harmonia das relações de consumo. O Código de Defesa do Consumidor (CDC) consiste, também, em mecanismo de proteção das relações de consumo. Os princípios constantes do CDC incluem
o estudo constante das modificações do mercado de consumo.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...