Lista completa de Questões sobre Atos Preparatórios à Votação para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Se nenhum candidato alcançar maioria absoluta na primeira votação, far-se-á nova eleição no último domingo de outubro, concorrendo os dois candidatos mais votados, e considerando-se eleito o que obtiver a maioria dos votos válidos. Esta regra aplica-se à eleição para Prefeito em Município com mais de duzentos mil
A respeito do fornecimento gratuito de transporte, em dias de eleição, a eleitores residentes na zona rural, considere:
I. A Justiça Eleitoral, se necessário, requisitará veículos e embarcações particulares, de preferência os de aluguel.
II. Os veículos e embarcações à serviço da Justiça Eleitoral deverão exibir de modo bem visível, dístico em letras garrafais, com a frase: "A serviço da Justiça Eleitoral".
III. Quinze dias antes do pleito, a Justiça Eleitoral divulgará, pelo órgão competente, o quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores.
IV. Os partidos políticos receberão cópia do quadro geral de percursos e horários programados para o transporte de eleitores, mas não poderão oferecer reclamações, por tratar-se de atividade privativa da Justiça Eleitoral.
Está correto o que se afirma APENAS em
I e IV.
I, II e IV.
III e IV.
II, III e IV.
I, II e III.
Paulo é proprietário de uma van de aluguel com a qual faz transporte de alunos para uma escola particular. No dia da eleição, transportou todos os onze membros de sua família, da zona rural para os locais de votação. A conduta de Paulo
foi ilícita, por se tratar de veículo de aluguel.
foi ilícita, por se tratar de transporte de eleitores da zona rural.
foi lícita, porque se limitou a transportar os membros de sua família.
foi ilícita, por se tratar de utilitário e não de automóvel de passeio.
só poderá ser considerada lícita se tiver obtido prévia autorização da Justiça Eleitoral.
A Justiça Eleitoral requisitou veículos particulares para transporte de eleitores em zonas rurais no dia da eleição. Esse transporte será
gratuito, por tratar-se de múnus público.
pago pela Justiça Eleitoral, com recursos do Fundo Partidário.
pago diretamente pelos partidos políticos.
rateado entre os candidatos às eleições majoritárias.
rateado entre todos os candidatos.
Direito Eleitoral - Atos Preparatórios à Votação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
No que se refere aos privilégios e garantias eleitorais, julgue os próximos itens.
É autorizada a disponibilização, pela União, à justiça eleitoral, de veículos e embarcações, incluídos os de uso militar, para o transporte gratuito de eleitores em zonas rurais nos dias de eleição.
A utilização da máquina pública em campanhas eleitorais pode ser fator de desequilíbrio do pleito, ofendendo o princípio da igualdade de oportunidades. No intuito de coibir tais condutas, a legislação eleitoral estipula algumas vedações ao agente público que participe do pleito, dentre as quais, destaca-se a
utilização de transporte oficial pelo Presidente da República, durante a campanha.
nomeação de aprovados em concursos públicos, homologados nos três meses que antecedem o pleito até a posse dos eleitos.
utilização da residência oficial, pelos candidatos à reeleição de Governador e de Vice-Governador de Estado e Distrito Federal, para a realização de contato, encontros e reuniões pertinentes à própria campanha, desde que não tenham caráter público.
nomeação ou exoneração, nos três meses que antecedem a eleição até a posse dos eleitos, de cargos em comissão e designação ou dispensa de funções de confiança, na circunscrição do pleito.
nomeação, nos três meses anteriores ao pleito, para cargos afetos ao Poder Judiciário.
A respeito do transporte de eleitores no dia da eleição, considere:
I. Verificada a inexistência de veículos de transporte coletivos de linhas regulares, os partidos políticos poderão transportar eleitores até os locais de votação.
II. É vedado aos candidatos ou órgãos partidários, ou a qualquer pessoa, o fornecimento de refeições aos eleitores da zona rural.
III. Verificada a deficiência de veículos de transporte coletivos de linhas regulares, os partidos políticos poderão transportar eleitores até os locais de votação.
Está correto o que se afirma APENAS em
I.
I e III.
I e II.
II.
II e III.
Direito Eleitoral - Atos Preparatórios à Votação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação à atuação da jurisdição eleitoral, assinale a opção correta.
Cada seção eleitoral pode possuir quantas mesas receptoras forem necessárias à coleta de votos.
Os integrantes das mesas receptoras devem obrigatoriamente ser eleitores da própria seção eleitoral.
Um município pode concentrar diversas zonas eleitorais, conforme demarcação feita pelo respectivo tribunal regional eleitoral, que, entretanto, deve ser aprovada pelo TSE.
Se o membro da mesa receptora que não comparecer ao local da realização do pleito sem justa causa for servidor público, a pena de multa prevista no Código Eleitoral será cobrada em dobro.
Direito Eleitoral - Atos Preparatórios à Votação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Aberta sessão do TRE/GO, foi composta a mesa. Em seguida, passou-se à leitura, à discussão e à aprovação da ata da sessão anterior. Um advogado presente na sessão solicitou pedido de preferência, tendo em vista sua deliberação de realizar sustentação oral durante o julgamento do processo que patrocinava. Seu requerimento foi negado pelo Tribunal e a sessão teve continuidade. Aprovada a ata, foi verificado o número de juízes presentes e julgados os feitos, obedecendo-se a ordem estabelecida pelo regimento. Proclamados os resultados, foi realizada a leitura do expediente e encerrada a sessão.
Tendo por base o fato hipotético narrado, assinale a opção correta acerca da ordem de trabalho nas sessões do TRE/GO.
Houve inversão da ordem dos trabalhos, pois a verificação do número de juízes presentes deve ser realizada antes da leitura, da discussão e da aprovação da ata da sessão anterior.
A leitura do expediente é o último ato a ser praticado na sessão, pois configura resumo dos julgamentos realizados
A verificação do número de juízes presentes deve ser o primeiro ato na ordem de trabalho da sessão, precedendo até mesmo a composição da própria mesa
A ordem dos trabalhos do Tribunal não pode ser modificada, tanto mais por pedido de advogado que pretenda realizar sustentação oral.
Direito Eleitoral - Atos Preparatórios à Votação - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos órgãos que compõem a justiça eleitoral brasileira, julgue os itens a seguir.
As zonas eleitorais correspondem à menor fração territorial dentro da circunscrição judiciária eleitoral.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...