Lista completa de Questões sobre Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considerando-se uma eleição para o Senado Federal na qual são disputadas duas vagas, como as que ocorrerão em 2010, assinale a opção correta, segundo a disciplina das leis eleitorais.
A eleição para o Senado Federal, nesse caso, combina o sistema majoritário com o proporcional.
Devem ser eleitos os dois candidatos que receberem mais votos.
Os votos dos candidatos de cada partido ou coligação devem ser somados para que se definam os eleitos.
Os eleitos devem ser definidos de acordo com o sistema eleitoral proporcional adotado no Brasil.
Devem ser eleitos os dois candidatos do mesmo partido ou coligação do candidato a governador que vencer as eleições.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2009
A urna eletrônica
disporá de recursos que, mediante assinatura digital, permitam a identificação da urna em que cada voto foi registrado e do eleitor que o registrou.
disporá de recursos que, mediante assinatura digital, permitam o registro digital de cada voto.
terá uma chave de segurança, cuja definição cabe aos partidos políticos ou coligações.
contabilizará cada voto, não sendo possível fiscalização por parte de partidos políticos, coligações ou candidatos.
exibirá sempre ao eleitor primeiramente os painéis referentes às eleições majoritárias.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Fundação para o Vestibular da Universidade Estadual Paulista (VUNESP) - 2009
Assinale a alternativa correta.
A urna eletrônica exibirá para o eleitor, primeiramente, os painéis referentes às eleições majoritárias e, em seguida, os referentes às eleições proporcionais.
A votação eletrônica será feita no número do candidato ou da legenda partidária, devendo o nome e a fotografia do candidato e o nome do partido ou a legenda partidária aparecer no painel da urna eletrônica, com a expressão designadora do cargo disputado no masculino ou feminino, conforme o caso.
O boletim de urna, segundo modelo aprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral, conterá os nomes e os números dos candidatos nela votados, cumprindo ao Presidente da Junta Eleitoral acostar tal documento à impugnação de urna formulada por fiscal de partido ou coligação, devidamente credenciado.
Constitui crime, punível com 2 a 8 anos de detenção, obter acesso a sistema de tratamento automático de dados usado pelo serviço eleitoral, a fim de alterar a apuração ou a contagem de votos.
A impugnação não recebida pela Junta Eleitoral pode ser apresentada diretamente ao Tribunal Regional Eleitoral, em quarenta e oito horas, acompanhada de declaração de três testemunhas, sendo que o Tribunal decidirá sobre o recebimento em quarenta e oito horas, e, transmitirá imediatamente à Junta, via telex, fax ou qualquer outro meio eletrônico, o inteiro teor da decisão e da impugnação.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Um processo eleitoral marcado pela alta ocorrência de votos nulos ou anulados pode ser objeto de questionamento judicial. Acerca desse assunto, assinale a opção correta.
Eleição para prefeito em que 30% dos votos sejam anulados por fraude e 21% dos eleitores votem nulo será considerada nula.
Eleição para prefeito da qual se abstenham mais da metade dos eleitores é nula.
Eleição para prefeito deve ser repetida caso mais da metade dos votos seja declarada nula pela justiça eleitoral.
Caso 25% dos eleitores votem nulo e 26% se abstenham de votar, a eleição será considerada nula pela justiça eleitoral.
Somente a anulação da maioria dos votos por abuso de poder econômico importa nova eleição.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O Brasil adota, com pioneirismo, o sistema eletrônico de votação. A respeito da disciplina legal de exercício do sufrágio e suas circunstâncias, assinale a opção correta.
A urna eletrônica apresenta ao eleitor, para o primeiro voto, os painéis relativos às eleições majoritárias.
O voto em trânsito é admitido, desde que justificada sua necessidade.
Parente de candidato não pode ser indicado como fiscal de partido político.
Servidores de uma mesma repartição pública são proibidos de integrar uma mesa receptora como presidente e mesário.
Cada fiscal partidário somente pode atuar perante uma única seção eleitoral.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O sistema eleitoral brasileiro, proporcional de listas abertas, contempla o quociente eleitoral e o partidário. Com relação a esse assunto, assinale a opção correta.
O quociente partidário é definido pela divisão do número total de votos válidos pelo número de lugares a preencher.
Somente partido ou coligação que alcançar o quociente eleitoral participa do rateio das sobras, se houver.
São realizadas novas eleições caso nenhum partido ou coligação alcance o quociente eleitoral.
Os votos de legenda conferidos aos partidos são contados apenas para o cálculo do quociente partidário, mas descartados para o cálculo do quociente eleitoral.
Não há distinção entre quociente eleitoral e quociente partidário, em termos práticos.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2007
A apuração das eleições para Senador, Deputado Federal e Deputado Estadual compete
ao Tribunal Superior Eleitoral, Tribunais Regionais Eleitorais e Tribunais Regionais Eleitorais, respectivamente.
ao Tribunal Superior Eleitoral.
aos Tribunais Regionais Eleitorais.
aos Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunal Superior Eleitoral, e Tribunais Regionais Eleitorais, respectivamente.
aos Tribunais Regionais Eleitorais, Tribunais Regionais Eleitorais e Tribunal Superior Eleitoral, respectivamente.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Luana tomou posse no cargo de juíza há cerca de seis meses e já foi designada para presidir zona eleitoral em Porto Alegre RS.
Com referência a essa situação hipotética e às normas que regem a justiça eleitoral, assinale a opção correta.
O exercício do cargo de juiz eleitoral requer exclusividade, não sendo possível acumular as funções jurisdicionais anteriormente exercidas com as da justiça eleitoral.
Não é possível que juiz em estágio probatório assuma funções de juiz eleitoral.
Para presidir zona eleitoral em Porto Alegre RS, é necessário que Luana seja juíza federal.
É competência do juiz eleitoral expedir títulos eleitorais.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
Acerca da legislação vigente sobre eleições, assinale a opção correta.
É vedada a fixação de placas, estandartes, faixas, com propaganda eleitoral em postes de iluminação pública, viadutos, passarelas e pontes.
Nas eleições proporcionais, contam-se como válidos apenas os votos dados a candidatos regularmente inscritos e às legendas partidárias.
Para as eleições proporcionais, cada coligação, independentemente do número de partidos que a integrem, ou cada partido poderá registrar, até o dobro do número de lugares a preencher, candidatos para a Câmara dos Deputados, para a Câmara Legislativa, para as assembléias legislativas e câmaras municipais.
A partir do registro dos comitês financeiros, pessoas físicas poderão fazer doações em dinheiro ou estimáveis em dinheiro para campanhas eleitorais, limitadas a 10% dos rendimentos brutos auferidos pelo doador no ano anterior à eleição, mas a própria lei admite doação de quantia que ultrapasse o limite porque não estabelece qualquer penalidade em caso de excesso.
É facultado aos partidos políticos, dentro da mesma circunscrição, celebrar coligações para eleição majoritária, proporcional, ou para ambas. Neste último caso, veda-se a formação de mais de uma coligação para a eleição proporcional entre os partidos que integram a coligação para o pleito majoritário.
Direito Eleitoral - Sistema eletrônico de votação e da totalização dos votos - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2005
A Lei Eleitoral brasileira (Lei n.º 9.504/1997) é considerada a mais importante atualização do Código Eleitoral. Sua característica fundamental é ser uma lei eleitoral permanente. A partir dela, não é mais necessária a elaboração de uma lei para cada eleição, como ocorria até então. Com base nessa lei, assinale a opção correta.
As eleições devem ser realizadas sempre no dia 3 de outubro.
O candidato a governador é eleito em primeiro turno na hipótese de maioria simples.
O candidato deve estar filiado ao partido político seis meses antes da eleição, mas pode desincompatibilizar-se do domicílio eleitoral até quatro meses antes do pleito.
Na eleição majoritária, o critério da idade é utilizado para desempatar, na definição do participante do segundo turno, quando dois candidatos têm a mesma votação.
A lei eleitoral proíbe coligações partidárias para deputado federal, ao dispor sobre verticalização.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...