Lista completa de Questões de Direito Financeiro da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Financeiro - Atividade Financeira do Estado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à atividade financeira do Estado, julgue os itens a seguir.
A atividade financeira do Estado consiste em obter e aplicar o dinheiro indispensável às necessidades cuja satisfação está sob sua exclusiva responsabilidade.
Direito Financeiro - Atividade Financeira do Estado - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que concerne à atividade financeira do Estado, julgue os itens a seguir.
Diversas foram as teorias desenvolvidas para explicar a atividade financeira do Estado. Entre elas, destaca-se a teoria do consumo, a qual sustenta ser o estado consumidor de bens materiais sempre improdutivos, razão pela qual devem ser racionalizados ao máximo.
Direito Financeiro - Receita creditícia - Empréstimo Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As entidades legalmente previstas como integrantes do Sistema Financeiro da Habitação não incluem
as sociedades de crédito imobiliário.
os sindicatos representativos dos trabalhadores do setor de construção de casas populares.
as associações para construção ou aquisição da casa própria, sem finalidade de lucro.
as sociedades de economia mista em que haja participação majoritária do poder público, que operem, de acordo com o disposto na Lei n.º 4.380/1964, no financiamento de habitações e obras conexas.
as cooperativas para construção ou aquisição da casa própria sem finalidade de lucro.
Direito Financeiro - Receita creditícia - Empréstimo Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
No que se refere às normas jurídicas que regulamentam o FGC, assinale a opção correta.
O FGC não pode ser reembolsado pelos pagamentos efetuados de dívidas de instituições financeiras associadas a ele.
Observados os requisitos regulamentares, o FGC pode aplicar no máximo 25% de seu patrimônio líquido na aquisição de direitos creditórios de instituições financeiras e de sociedades de arrendamento mercantil.
Os bancos comerciais estão autorizados a captar recursos de depósitos a prazo, sem emissão de certificado, mas com garantia especial do FGC. A garantia, nesse caso, é de no máximo R$ 10.000.000,00, por pessoa, contra a mesma instituição ou contra todas as instituições associadas do mesmo conglomerado financeiro.
Não cabe ao FGC garantir depósitos, em caso de liquidação extrajudicial de instituição financeira.
Na hipótese de o patrimônio do FGC se afigurar insuficiente para garantir créditos, admite-se que o fundo possa contratar operações de crédito com instituições financeiras oficiais.
Direito Financeiro - Receita creditícia - Empréstimo Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca das normas jurídicas relacionadas às matérias e instituições citadas no texto, assinale a opção correta.
Uma cooperativa de crédito pode conceder, em seu nome, empréstimos a não associados, desde que haja prévia autorização do BACEN.
As cooperativas de crédito estão impedidas de ter acesso a recursos oficiais, com vistas ao financiamento das atividades de seus associados.
No sistema legal vigente, não se admite que pessoa jurídica detenha cota em consórcio visando à aquisição de bens e serviços.
O COAF deve manter registro centralizado formando o cadastro geral de correntistas e clientes de instituições financeiras, bem como de seus procuradores.
Além da competência legal expressa para a aplicação de penas administrativas, cabe ao COAF requerer aos órgãos da administração pública informações cadastrais bancárias e financeiras de pessoas envolvidas em atividades suspeitas de lavagem de dinheiro.
Direito Financeiro - Características da atividade financeira - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação às normas de intervenção, liquidação extrajudicial e regime de administração especial temporária das instituições financeiras, assinale a opção correta.
Ao interventor é dado pleno poder de gestão, podendo ele, por exemplo, admitir quadros técnicos de pessoal para a instituição financeira sob intervenção, independentemente de autorização do BACEN.
Suponha que um indivíduo tenha depositado, em conta de sua titularidade, a quantia de R$ 100.000,00 em 3/11/2008, no Banco X, cuja intervenção foi decretada em 7/11/2008 pelo BACEN. Nessa situação, o depósito é exigível pelo titular.
Na hipótese de violação grave a determinação do Conselho Monetário Nacional, cabe a liquidação extrajudicial da instituição financeira pelo BACEN, mas não se admite intervenção.
Por ser instituição financeira pública da esfera federal, o Banco do Brasil não está submetido às regras do regime de administração especial temporária, mesmo na hipótese de gestão temerária ou fraudulenta de seus administradores.
Considere que o Banco Y tenha sido submetido ao regime de administração especial temporária. Nessa situação, não são afetados o curso regular dos negócios da entidade nem seu funcionamento normal, e a perda de mandato dos administradores depende de prévia recomendação do conselho diretor, nomeado pelo BACEN.
Direito Financeiro - Receitas originárias - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
As receitas públicas originárias
compreendem os tributos e as multas, fiscais ou não.
B são auferidas pelo Estado em decorrência da exploração do próprio patrimônio.
são as provenientes de bens pertencentes ao patrimônio dos particulares, constituindo receitas obrigatórias.
são eventuais, não-permanentes, imprevisíveis e não integram permanentemente o orçamento, como as doações.
classificam-se em receitas originárias de custeio e de transferências correntes, que se limitam a criar rendimentos para os indivíduos.
Direito Financeiro - Classificação das receitas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Em relação a receitas orçamentárias, julgue os seguintes itens.
Quanto à receita tributária, no caso do poder de tributar pertencer a um ente, mas a arrecadação e a aplicação pertencerem a outro, a classificação como receita tributária deve ocorrer no ente tributante.
Direito Financeiro - Classificação das receitas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca da dívida ativa, julgue os itens que se seguem.
Segundo sua origem, o valor da arrecadação da receita decorrente de dívida ativa deve ser classificado como outras receitas de capital.
Quanto às regras jurídicas que norteiam o SFN, sua fiscalização, bem como o papel e a atividade de suas instituições, assinale a opção correta.
Pessoa física que exerça, eventualmente, captação e aplicação de recursos financeiros de terceiros, em moeda estrangeira, está equiparada legalmente a instituição financeira.
O BACEN pode comprar e vender títulos de emissão do Tesouro Nacional com a finalidade de suprir deficits fiscais do governo.
O Banco do Brasil não está obrigado a submeter à aprovação do Conselho Monetário Nacional seus programas de recursos e aplicações, de forma que se ajustem à política de crédito do governo federal.
Nos processos administrativos punitivos, instaurados pela área de fiscalização do BACEN, compete ao diretor de Normas e Organização do Sistema Financeiro dessa instituição, ouvida a Procuradoria-Geral, decidir sobre a aplicação das penalidades.
À Procuradoria-Geral do BACEN compete, a partir de denúncia, instaurar processo administrativo disciplinar para apurar responsabilidade de diretor da instituição.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...