Lista completa de Questões de Direito Internacional da Fundação Universa (FUNIVERSA) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Marque a afirmativa incorreta no que se refere ao sistema interamericano de defesa dos direitos humanos.
A Corte Interamericana julga conflitos envolvendo violações de direitos humanos de pessoas ou grupo de pessoas e os respectivos Estados.
Para que a Corte Interamericana de Direitos Humanos possa julgar ação o Estado não precisa reconhecer formalmente sua jurisdição, mas apenas ratificar a Convenção Americana sobre Direitos Humanos (Pacto de São José).
A regra do esgotamento dos recursos internos, considerada como um dos requisitos de admissibilidade perante a Comissão Interamericana admite exceção, caso haja denegação de justiça no Estado onde houver ocorrido a violação dos direitos humanos.
Uma pessoa humana pode submeter, individualmente, caso de violação de direitos humanos à Comissão Interamericana de Direitos Humanos.
As regras do sistema interamericano foram baseadas no ordenamento jurídico criado no Mercosul.
São Acordos realizados especialmente para a regularização de débitos pendentes entre dois países:
É a busca do lucro sem riscos, aproveitando-se da diferença no custo das diversas moedas nos diversos mercados cambiais:
Sobre os sujeitos de direito internacional público, assinale a alternativa incorreta.
O tratado constitutivo da organização internacional tem importância superior à da constituição para o Estado, pois a existência do último independe da disponibilidade de um diploma básico.
A personalidade jurídica do Estado em direito internacional é considerada originária.
O território estatal compreende o domínio terrestre, o espaço aéreo e determinados espaços marítimos.
O Direito Internacional Público obriga a todos os Estados que adotem a democracia representativa como forma de governo.
Constituem o Estado: território, população e governo.
Quanto às relações consulares e diplomáticas, é correto afirmar que:
o Embaixador é representante administrativo e Cônsul é o representante político.
estados que mantêm relações diplomáticas sempre possuem representações diplomáticas exclusivas.
em caso de guerra, a ruptura de relações diplomáticas não é automática.
nenhum Estado é obrigado a manter relações diplomáticas com outro Estado.
as embaixadas e consulados podem ser utilizados para concessão de asilo político.
É o acordo em que há mais de dois países estabelecendo regras de pagamento internacionais, principalmente relativas ao comércio:
Qual o programa do governo que foi criado com o objetivo central de gerar novas empresas exportadoras ou ampliar a capacidade das que já atuam no mercado internacional, por meio da adequação tecnológica dos seus produtos a exigências de mercados específicos?
PROGEX - Programa de Apoio Tecnológico à Exportação.
PROEX - Programa de Financiamento às Exportações de Bens e Serviços.
FGPC - Fundo de Garantia para Promoção da Competitividade.
EXPORT NOTE.
SUPPLIER'S CREDIT.
A opção entre embarque via aérea ou via marítima já não considera somente o custo unitário relativo ao frete. Assinale a alternativa que não corresponde a fator relevante para a comparação entre as duas opções de envio de mercadorias.
Uma operação de embarque e desembarque de cargas marítimas mobiliza não só o pessoal das docas e armazéns, como o equipamento do porto e um número inestimável de suprimentos e esforço gerencial. Os custos portuários envolvem despesas com o serviço de infra-estrutura e mão-de-obra portuária especializada. Assinale a alternativa correta em relação aos custos portuários.
Direito Internacional - Tratado Internacional - Expressão do Consentimento - Fundação Universa (FUNIVERSA) - 2006
Quanto à validade dos tratados internacionais, assinale a alternativa correta.
De forma análoga ao direito interno, existe autoridade supranacional competente para declarar a validade dos Tratados Internacionais: a Organização das Nações Unidas.
Não pode ser invocada a existência de vício de consentimento se o Estado violou norma interna referente à capacidade para concluir tratados, em virtude do princípio pacta sunt servanda.
Para que um tratado internacional seja válido, é necessário que, as partes que o ratificaram sejam capazes, que o consentimento tenha se manifestado de forma regular e que o objeto do tratado seja lícito.
Em caso de violação de normas imperativas de direito internacional geral (jus cogens) o tratado é considerado como de nulidade relativa.
Todas as alternativas acima estão corretas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...