Lista completa de Questões sobre PROCESSO CAUTELAR para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A respeito do processo cautelar no direito processual civil, considere:
I. O juiz, a requerimento da parte, poderá decretar o sequestro dos frutos e rendimentos do imóvel reivindicando, se o réu, depois de condenado por sentença ainda sujeita a recurso, os dissipar.
II. Se o juiz, no procedimento cautelar, acolher a alegação de decadência do direito do autor e indeferir a medida, essa decisão não impedirá que a parte intente a ação principal.
III. Se, para a concessão liminar do arresto, ao juiz parecer indispensável a justificação prévia, designará dia e hora para inquirição das testemunhas e ordenará a citação da parte contrária para, querendo, contestar a medida e acompanhar a produção da prova.
É correto o que se afirma APENAS em
I.
III.
II e III.
I e II.
I e III.
Direito Processual Civil - PROCESSO CAUTELAR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca dos efeitos da apelação, assinale a opção correta.
Julgados conjuntamente processos cautelar e principal, a apelação deverá ter duplo efeito.
A lei confere ao juiz discricionariedade no juízo de admissibilidade para atribuir efeito suspensivo à apelação.
A apelação de sentença proferida em processo cautelar que condene autarquia federal a pagar vantagens pecuniárias a servidor público será recebida no duplo efeito.
Em execução definitiva de sentença condenatória, a apelação da sentença que julgar improcedentes os embargos à execução opostos pela União será recebida no duplo efeito.
Será recebida no efeito suspensivo a apelação de sentença que confirmar a antecipação dos efeitos da tutela, em parte, mediante juízo de procedência.
Efetivada a medida cautelar, concedida liminarmente, a parte tem
trinta dias para propor a ação principal, sob pena de perempção.
trinta dias para propor a ação principal, sob pena de prescrição.
trinta dias para propor a ação principal, sob pena de preclusão.
sessenta dias para propor a ação principal, se o autor for pessoa jurídica de direito público.
sessenta dias para propor a ação principal, se o autor for o Ministério Público.
Direito Processual Civil - PROCESSO CAUTELAR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Considera-se medida cautelar da ação de controle
o arresto dos bens dos dependentes dos responsáveis julgados em débito.
o afastamento permanente de dirigente do órgão ou entidade.
a exibição de documentos ou dados e bens.
a disponibilidade de bens.
a licença sem vencimentos do responsável ou dirigente.
Direito Processual Civil - PROCESSO CAUTELAR - Tribunal de Justiça do Estado de Santa Catariana - TJSC (TJ - SC) - 2009
Sobre o processo cautelar, assinale a alternativa INCORRETA:
A prorrogação da competência relativa para a ação cautelar, por não ter sido oposta exceção, determina a competência para a ação principal, em razão da prevenção.
O juiz poderá determinar medidas provisórias de ofício quando houver fundado receio de que uma das partes, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil reparação.
Cessa a eficácia da medida cautelar se o juiz declarar extinto o processo principal.
As medidas cautelares conservativas de direito, como a produção antecipada de provas, previnem a competência para a ação principal.
O processo cautelar não admite reconvenção, nem denunciação da lide.
Direito Processual Civil - PROCESSO CAUTELAR - Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJRS (TJ - RS) - 2009
Assinale a assertiva incorreta sobre processo cautelar, tendo presente o que trata o Livro III do Código de Processo Civil.
O juiz poderá antecipar, total ou parcialmente, os efeitos da tutela pretendida no pedido inicial, desde que, existindo prova inequívoca, se conven ça da verossimilhança da alegação e haja fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação; ou fique caracterizado o abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelat ório do réu.
A título de providência cautelar, poderá o juiz determinar as medidas provisórias que julgar adequadas, quando houver fundado receio de que uma parte, antes do julgamento da lide, cause ao direito da outra lesão grave e de difícil repara ção.
Cabe à parte propor a ação, no prazo de trinta dias, contados da data da efetivação da medida cautelar, quando esta for concedida em procedimento preparatório. Em não o fazendo, a medida perde a eficácia.
É cabível o pedido de arresto quando o devedor sem domicílio certo intenta ausentar-se ou alienar os bens que possui, ou deixa de pagar a obrigação no prazo estipulado; ou, possuindo domicílio certo, se ausenta ou tenta ausentarse furtivamente.
Os direitos autorais podem ser objeto de medida cautelar de busca e apreensão.
No protesto ou interpelação,
o requerido será citado para contestar o pedido do prazo de cinco dias.
não se admite defesa nem contraprotesto nos autos.
não sendo contestado o pedido, presumir-se-ão aceitos os fatos alegados pelo requerente.
o juiz proferirá sentença, decidindo o mérito da causa.
o juiz poderá antecipar a tutela relativa ao mérito da causa, sem ouvir a parte contrária.
Direito Processual Civil - PROCESSO CAUTELAR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto à antecipação de tutela e às medidas cautelares, julgue os itens que se seguem. Admite-se a fungibilidade das medidas urgentes, antecipatórias e cautelares, desde que presentes os respectivos pressupostos legais, visto que as primeiras exigem verossimilhança construída sobre prova inequívoca, enquanto, para as últimas, é suficiente a aparência do direito alegado.
Direito Processual Civil - PROCESSO CAUTELAR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto ao processo cautelar, julgue os itens a seguir. Caso o juiz julgue uma ação cautelar e uma principal na mesma sentença, e caso seja interposta apelação única que impugne a sentença relativamente a ambas as ações, esta apelação deve ser recebida com efeitos distintos. Quanto à cautelar, o apelo deve ser recebido no efeito devolutivo. Quanto à parte que impugnar a ação principal, nos efeitos legais, o apelo pode ser suspensivo e devolutivo ou apenas devolutivo.
Direito Processual Civil - PROCESSO CAUTELAR - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2008
Quanto ao processo cautelar, julgue os itens a seguir. A cessação de eficácia de medida liminar acarreta extinção do direito de propor uma ação principal, pois a decadência de medida cautelar implica perda da pretensão material a ser deduzida na ação principal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...