Lista completa de Questões de Direito Processual do Trabalho para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Segundo a Consolidação das Leis Trabalhistas, os recursos trabalhistas:
I. O recurso extraordinário para o STF tem apenas efeito devolutivo, permitindo a execução provisória.
II. Caberá embargos no TST de decisão não unânime das turmas do TST.
III. O recurso de revista é cabível das decisões proferidas pelos Tribunais Regionais do Trabalho.
IV. O agravo de petição se destina a destrancar recurso com processamento denegado.
Apenas I e III estão corretas.
Apenas I está correta.
Apenas II e IV estão corretas.
Apenas II está correta.
Joana e Márcia são testemunhas na reclamação trabalhista proposta por Gabriela contra sua ex-empregadora, a empresa CHÁ. Somente considerando que Joana já litigou contra a mesma empregadora em reclamação trabalhista transitada em julgado e que Márcia ainda está litigando contra a empresa CHÁ,
Joana e Márcia não são consideradas suspeitas.
Joana e Márcia são consideradas suspeitas.
apenas Joana é considerada suspeita.
apenas Márcia é considerada suspeita.
Joana e Márcia estão impedidas de testemunhar.
O prazo para um Município impetrar recurso ordinário é de:
quinze dias;
oito dias;
dezesseis dias;
trinta dias;
sessenta dias.
Direito Processual do Trabalho - Recursos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2010
Quanto aos recursos no processo do trabalho, assinale a alternativa correta.
As decisões interlocutórias são irrecorríveis no processo do trabalho, salvo as decisões de exceção de suspeição ou de incompetência.
O recurso de revista não pode ser interposto sem fundamentação, mas o recurso ordinário, quando reclamante e reclamado estiverem postulando sem advogado, não exige fundamentação.
As decisões proferidas em procedimento sumaríssimo são irrecorríveis se o valor da causa for inferior a 60 salários mínimos, salvo se a matéria debatida for de natureza constitucional.
A nenhum recurso no processo do trabalho poderá ser atribuído efeito suspensivo, em função do princípio da celeridade.
O prazo para todos os recursos possíveis no processo do trabalho é de oito dias.
Fátima ajuizou reclamação trabalhista em face da sua ex-empregadora, a empresa K. Ela pretende levar na audiência de instrução três testemunhas: Marta, Mariana e Kátia. Considerando que Marta já foi condenada por crime de falso testemunho com sentença transitada em julgado; que Mariana é sobrinha de Fátima; e que Kátia é amiga íntima de Fátima, o impedimento para testemunhar recai sobre
Mariana e Marta.
Marta, Mariana e Kátia.
Marta e Kátia.
Mariana.
Kátia.
Direito Processual do Trabalho - Recursos - Fundação Professor Carlos Augusto Bittencourt (FUNCAB) - 2010
Acerca dos procedimentos especiais no processo do trabalho, assinale a alternativa correta.
Coma extinção da estabilidade decenal pela Constituição Federal de 1988, o inquérito para apuração de falta grave foi revogado, eis que se aplicava somente aos empregados estáveis.
Ainda que o recurso de revista não seja conhecido, a competência para julgamento da ação rescisória é do Tribunal Superior do Trabalho.
Não caberá recurso da decisão proferida em ação rescisória se esta tiver valor da causa inferior a dois salários mínimos.
Cabe recurso ordinário da sentença que julga o mandado de segurança no processo do trabalho.
Descabe ação de consignação em pagamento perante Juízes do Trabalho.
Direito Processual do Trabalho - Provas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as provas no processo do trabalho, julgue os itens a seguir.
Considere que Cássio tenha entrado com ação trabalhista que postule a condenação do seu ex-empregador ao pagamento de indenização correspondente ao vale-transporte relativo a todo o pacto laboral, o qual durou onze meses. Nesse caso, cabe a Cássio o ônus de comprovar que, durante o período laboral, satisfez os requisitos indispensáveis à obtenção do valetransporte.
A respeito do processo trabalhista:
I. Os dissídios individuais ou coletivos submetidos à apreciação da Justiça do Trabalho serão sempre sujeitos à conciliação.
II. A Lei criará varas da Justiça do Trabalho, podendo, nas comarcas não abrangidas por sua jurisdição, atribuí-la aos juízes de direito, com recurso para o respectivo Tribunal Regional do Trabalho.
III. É lícito às partes celebrar acordo que ponha termo ao processo, desde que antes de encerrado o juízo conciliatório.
IV. Os juízes e Tribunais do Trabalho empregarão sempre os seus bons ofícios de persuasão no sentido de uma solução conciliatória dos conflitos.
I e III.
II e III.
I, II e III.
I, II e IV.
II, III e IV.
Direito Processual do Trabalho - Provas - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Considerando as provas no processo do trabalho, julgue os itens a seguir.
Considere uma empresa cujo quadro funcional sempre tenha sido constituído de seis a oito funcionários e que um desses empregados tenha ajuizado ação trabalhista contra ela, postulando o pagamento de horas extras. Nessa situação, recai sobre a empresa o ônus de apresentar os controles de frequência desse empregado, e a não apresentação desses controles gera presunção relativa de veracidade da jornada de trabalho, que pode ser elidida por prova em contrário.
O juiz trabalhista deve declarar, na hora marcada, aberta a audiência por força do caput do art. 815 da CLT. Entretanto, se, até 15 minutos após a hora marcada, o juiz não houver comparecido, as partes podem retirar-se, nos termos do parágrafo único do citado artigo. Tal tolerância para o juiz foi alargada para 30 minutos pelo art. 7º, XX da Lei nº 8.906/94. Pelo exposto, quanto a atrasos em audiência, sabe-se que
a tolerância legal também se aplica para atrasos das partes, devido ao princípio da isonomia.
a critério do juiz em audiência poderá ser aguardada uma das partes ou seu advogado atrasado, sem a concordância da outra parte litigante e seu patrono.
a tolerância máxima de 30 minutos para o juiz também se aplica em caso de ele ainda estar realizando audiências anteriores na mesma pauta.
as partes podem retirar-se da sala sem fazer constar o ocorrido no livro de registros das audiências, caso o juiz compareça à audiência após expirado o limite da tolerância.
não há qualquer previsão legal de tolerância para atraso das partes e, se ocorrer por razões não legalmente previstas para autorizar o adiamento da audiência, estar-se-á afrontando a igualdade que deve ser dispensada pelo juiz às partes, nos termos do art. 125, I do CPC.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...