Lista completa de Questões de Direito Processual Penal para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Processual Penal - Prisão e Liberdade Provisória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Não será possível a decretação de prisão preventiva
do autor de crime doloso
do autor de crimes que se apurem mediante ação penal privada.
do autor de crime punido com reclusão, cuja pena mínima seja inferior a quatro anos.
quando se apurar que o agente praticou o fato em exercício regular do direito.
se o agente se apresentar espontaneamente perante a autoridade policial após a prática do delito
Direito Processual Penal - Competência - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Acerca de aplicação da lei penal e da competência, assinale a opção correta.
Em relação aos crimes de tortura, não há disposição específica relativa à competência; vigora, assim, a regra geral de territorialidade prevista no CPP, não sendo competente a justiça brasileira se o crime for praticado fora do território nacional, ainda que a vítima seja brasileira.
Compete à justiça federal o processo e julgamento de quaisquer crimes em que indígena figure como autor ou como vítima.
Compete à justiça estadual o processo por contravenção penal, salvo se praticada em detrimento de bens, serviços ou interesse da União ou de suas entidades, fato que atrai a competência da justiça federal.
Compete à justiça federal o processo e julgamento dos crimes conexos de competência federal e estadual, não se aplicando a regra do CPP de preponderância do lugar da infração à qual for cominada pena mais grave.
Compete à justiça federal processar e julgar as causas relativas a crimes praticados em detrimento de sociedade de economia mista.
Direito Processual Penal - Inquérito Policial - Ministério Público de Minas Gerais (MPE - MG) - 2009
De conformidade com a disciplina do Código de Processo Penal quanto ao inquérito policial, assinale a alternativa INCORRETA.
Não se observa o contraditório no inquérito, mas deve ficar assegurado ao cidadão o direito à ampla defesa com a assistência de advogado.
Recebidos os autos do inquérito, o Ministério Público poderá requerer diligências, mesmo que o indiciado tenha sido preso em flagrante delito.
O exame de insanidade mental do indiciado poderá ser determinado na fase de inquérito mediante representação da autoridade policial ao juiz competente.
Nos crimes de ação privada, a autoridade policial somente poderá proceder a inquérito a requerimento de quem tenha qualidade para intentá-la.
Se o réu estiver solto, o inquérito policial deverá terminar no prazo de trinta dias; se estiver preso em flagrante, em dez dias.
Direito Processual Penal - Prisão e Liberdade Provisória - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta acerca do processo penal, segundo entendimento do STF.
A respeito da ação penal pública, é correto afirmar que
só pode ser instaurada mediante prévio inquérito policial.
depende sempre da representação do ofendido.
a sua propositura cabe privativamente ao Ministério Público.
o Ministério Público, após a sua instauração, pode dela desistir.
pode ser instaurada pelo juiz de ofício.
Direito Processual Penal - Inquérito Policial - Concursos da Universidade de Pernambuco (UPENET/ UPE / IAUPE) - 2009
O suspeito da prática de um crime que é conduzido até uma Delegacia de Polícia
Direito Processual Penal - Inquérito Policial - Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPE - RS) - 2009
Havendo conflito negativo de atribuições entre o Ministério Público Federal e o Ministério Público Estadual em inquérito civil, a competência para resolver o conflito será do
Supremo Tribunal Federal.
Superior Tribunal de Justiça.
Conselho Superior do Ministério Público.
Conselho Nacional da Magistratura.
Juiz ao qual seja o inquérito distribuído.
Direito Processual Penal - Recursos em Geral - Tribunal de Justiça do Paraná - TJPR (TJ - PR) - 2009
A respeito dos recursos no processo penal, assinale a alternativa correta.
Não se admite efeito extensivo.
Se a defesa interpõe recurso de apelação visando à absolvição do réu e o Ministério Público recorre para aumentar a pena, a proibição de reformatio in pejus indireta impede o Tribunal de Justiça de atender o apelo ministerial.
Na discordância entre a vontade do réu e de seu defensor, prevalece sempre a vontade do réu, afinal seu defensor não passa de mero procurador.
O recurso é chamado de iterativo quanto ao efeito devolutivo, quando a matéria é devolvida ao juízo a quo.
O habeas corpus é um recurso que admite ser julgado liminarmente.
Direito Processual Penal - Inquérito Policial - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
Assinale a opção correta com referência ao inquérito policial (IP).
Foi requerida ao juiz a autorização para a interceptação do telefone celular utilizado por Natália, por existirem indícios de seu envolvimento no crime de moeda falsa, previsto no art. 289 do Código Penal, cuja pena é de reclusão, de 3 a 12 anos, e multa. O juiz autorizou o monitoramento pelo prazo de quinze dias. Considerando a situação hipotética apresentada, assinale a opção correta.
A interceptação é ilícita, uma vez que o crime de moeda falsa não está elencado como um dos crimes passíveis de investigação mediante escuta telefônica.
Ultrapassado o período de quinze dias, caso a autoridade policial prossiga no monitoramento, sem requerer a prorrogação do prazo, toda prova se tornará ilícita. Dessa forma, embora a prova possa permanecer nos autos, não poderá ser considerada pelo juiz quando da fundamentação da sentença a ser proferida na ação penal proposta.
A interceptação das comunicações telefônicas somente poderá ser determinada pelo juiz se houver requerimento da autoridade policial.
Para requerer a prorrogação da interceptação telefônica, não há a necessidade de transcrição das conversas interceptadas durante o período de monitoramento, nem mesmo para incluir novos investigados.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...