Lista completa de Questões sobre Processo Comum para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
De conformidade com a disciplina do Código de Processo Penal, assinale a alternativa CORRETA.
O processo penal deverá ser suspenso no prazo máximo de cento e oitenta dias para solução de questão prejudicial no juízo cível.
A exceção de litispendência somente poderá ser oposta em relação ao fato principal que tiver sido objeto da sentença.
A arguição de suspeição precederá a qualquer outra, salvo quando fundada em motivo superveniente
Os veículos automotores utilizados na prática de crime de roubo, que foram objeto de busca e apreensão, podem ser confiscados no curso do processo.
Sobre a legislação penal e processual especial, marque a alternativa correta.
O juiz, uma vez provocado, poderá, havendo indícios suficientes, decretar, no curso da investigação preliminar ou da ação penal, a apreensão ou o sequestro de bens, direitos ou valores do acusado, ou existentes em seu nome, objeto dos crimes previstos na Lei de Lavagem de Capitais. Na hipótese, o levantamento somente ocorrerá caso ocorra o comparecimento pessoal do acusado com a comprovação da licitude de sua origem, o que consagra a inversão do ônus da prova no processo penal.
O prazo máximo da suspensão condicional do processo nos crimes ambientais, previstos na Lei n. 9.605/98, é de 04 anos, desde que o beneficiado apresente laudo de constatação indicando a completa reparação do dano. Caso contrário, não havendo a reparação no prazo da suspensão, deverá o magistrado revogar o benefício, dando curso ao processo penal, com a designação de audiência de instrução e julgamento.
Em qualquer fase da persecução criminal relativa aos crimes previstos na Lei de Drogas (Lei n. 11.343/2006) são permitidos procedimentos investigatórios, além dos previstos em lei e independentemente de autorização judicial, consistente na infiltração por agentes de polícia e ação controlada.
É admissível a habilitação do assistente de acusação no procedimento dos crimes de menor potencial ofensivo, desde a lavratura do termo circunstanciado de ocorrência, aplicando-se subsidiariamente os preceitos do Código de Processo Penal sobre o tema.
Assinale a afirmação incorreta:
No processo penal, contam-se os prazos da data da juntada aos autos do mandado ou da carta precatória ou de ordem.
O réu preso deverá ser necessariamente citado pessoalmente, ainda que esteja custodiado em outra unidade da federação.
Na hipótese de aplicação do art. 366 do Código de Processo Penal (réu revel citado por edital), o período de suspensão do prazo prescricional é regulado pelo máximo da pena cominada.
Os jurados sorteados para a sessão do Tribunal do Júri poderão ser convocados pelo correio para comparecer no dia e hora designados para a reunião.
Em caso de citação mediante carta rogatória, suspende-se o curso do prazo prescricional até o seu cumprimento.
Está incorreta a seguinte afirmação:
É possível a revisão criminal para desconstituir sentença absolutória imprópria.
Não cabe habeas corpus contra decisão condenatória a pena de multa, ou relativo a processo em curso por infração penal a que a pena pecuniária seja a única cominada.
Admite-se a dilação probatória no processo de revisão criminal.
Compete ao Juízo das Execuções Penais do Estado a execução das penas impostas a sentenciados pela Justiça Comum Federal, ainda quando recolhidos a estabelecimentos sujeitos à administração federal.
Não tem efeito suspensivo o agravo interposto contra decisão proferida pelo Juiz de Direito da Vara de Execução Penal; neste caso, é de 5(cinco) dias o prazo para interposição do recurso.
Direito Processual Penal - Processo Comum - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Julgue os itens que se seguem, referentes a procedimentos processuais penais.
Em qualquer fase da persecução criminal relacionada a procedimentos investigatórios que versem sobre ilícitos decorrentes de ações praticadas por quadrilha, bando, organizações ou associações criminosas de qualquer tipo, será permitida a infiltração de agentes de polícia ou de inteligência, em tarefas de investigação constituída pelos órgãos especializados pertinentes, mediante circunstanciada autorização judicial.
No processo comum, o acusado pode ser absolvido sumariamente (art. 397, Código de Processo Penal) quando:
a denúncia for inepta.
o autor da infração penal agiu manifestamente em legítima defesa.
não existirem suficientes indícios de autoria ou prova da materialidade do fato.
o Ministério Público for parte ilegítima para o exercício da ação penal.
houver dúvida sobre a sua inimputabilidade.
No procedimento do júri, presentes indícios da autoria e prova da materialidade, se ao término da instrução do sumário de culpa ficar provado tecnicamente que o acusado é semi-imputável, o juiz deverá:
pronunciá-lo.
absolvê-lo sumariamente.
impronunciá-lo.
remeter os autos para o juízo comum para a prolação da sentença.
declarar nulo o processo e remeter os autos para o juízo comum.
Segundo entendimento sumulado do Superior Tribunal de Justiça,
o benefício da suspensão do processo não é aplicável em relação às infrações penais cometidas em concurso material, concurso formal ou continuidade delitiva, quando a pena mínima cominada, seja pelo somatório, seja pela majorante, ultrapassar o limite de dois anos.
não se aplica transação penal às infrações penais cometidas em concurso formal, quando a pena mínima cominada, pelo somatório, ultrapassar o limite de um ano.
para fins de aplicação da suspensão condicional do processo em caso de concurso material, analisa-se a pena de cada uma das infrações, isoladamente, tal como ocorre no caso de extinção da punibilidade.
o benefício da suspensão do processo é aplicável às infrações penais cometidas em continuidade delitiva, analisando-se a pena mínima cominada sem a majorante da continuidade.
o benefício da suspensão do processo não é aplicável em relação às infrações penais cometidas em concurso material ou concurso formal, quando a pena mínima cominada, seja pelo somatório, seja pela majorante, ultrapassar o limite de um ano.
No julgamento em plenário do júri,
o tempo inicial destinado à acusação e à defesa será de uma hora para cada.
durante os debates as partes não poderão, sob pena de nulidade, fazer referências à decisão de pronúncia.
os jurados poderão formular perguntas diretamente ao acusado.
havendo mais de um acusado, o tempo para acusação e defesa será acrescido de meia hora.
será permitido o uso de algemas no acusado durante o período em que permanecer em plenário se lhe for imputada a prática de crime equiparado a hediondo.
É correto afirmar que
o procedimento comum será sumário quando tiver por objeto crime cuja sanção máxima cominada seja igual ou inferior a quatro anos.
as perguntas serão formuladas pelas partes diretamente à testemunha, não admitindo o juiz aquelas que puderem induzir a resposta, não tiverem relação com a causa ou importarem na repetição de outra já respondida.
a expedição de carta precatória suspenderá a instrução criminal.
após proceder ao interrogatório, o juiz indagará das partes se restou algum fato para ser esclarecido, permitindo que formulem diretamente ao acusado as perguntas correspondentes.
o procedimento comum ordinário será concluído no prazo máximo de oitenta dias.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...