Lista completa de Questões sobre Recursos em Geral para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Paulo Victor foi denunciado pela prática de um homicídio doloso consumado. Após a instrução da primeira fase do procedimento do Tribunal do Júri, Paulo Victor foi impronunciado, razão pela qual interpôs o Ministério Público o recurso cabível. O juiz de primeiro grau, contudo, denegou esse recurso. Considerando a situação narrada, é correto afirmar que o recurso interposto da decisão de impronúncia e o recurso cabível da decisão do magistrado que denegou esse recurso são, respectivamente:
Em relação ao habeas corpus, assinale a opção correta.
Surgindo no curso do processo questão prejudicial sobre a existência do crime, o juiz criminal deixa de suspender a ação penal, apesar do requerimento expresso da defesa do acusado. Contra o despacho denegatório da suspensão
Considerando a jurisprudência e as disposições legais sobre o habeas corpus, assinale a alternativa correta.
Oswaldo é funcionário público civil e praticou falta grave em serviço. Instaurado processo administrativo, o superior hierárquico lhe aplicou a pena de prisão por cinco dias. Sabendo-se que dentre as sanções legalmente previstas para a falta praticada não se inclui a pena privativa de liberdade, Oswaldo
só pode impetrar habeas corpus se o superior hierárquico não for competente para exercer o poder disciplinar.
não pode impetrar habeas corpus, porque este é incabível nos casos de punição disciplinar.
pode impetrar habeas corpus preventivo para não ser preso, por tratar-se de pena que não poderia ter sido aplicada em processo disciplinar.
só pode impetrar habeas corpus se vier a ser preso, sofrendo, assim, coação em sua liberdade de locomoção.
só pode impetrar habeas corpus se o processo administrativo estiver eivado de nulidades.
A respeito do habeas corpus, é correto afirmar:
A concessão de habeas corpus depende de petição do paciente ou de seu advogado, não podendo, em nenhuma hipótese, ser ele concedido de ofício pelos juízes e tribunais.
Nenhum motivo escusará a apresentação do paciente, se estiver preso, nem o fato deste não se encontrar sob a guarda da pessoa a quem se atribui a detenção.
O habeas corpus só pode ser impetrado pelo próprio paciente ou por advogado regularmente inscrito na Ordem dos Advogados do Brasil que tiver sido constituído para esse fim.
O juiz, se o paciente não puder ser apresentado por motivo de doença, deverá requisitar transporte por ambulância, não podendo se deslocar até o local em que ele se encontre.
O juiz, recebida a petição de habeas corpus, se julgar necessário, e estiver preso o paciente, mandará que este lhe seja imediatamente apresentado em dia e hora que designar.
Considerando os recursos e ações de impugnação genéricas do processo penal, marque a opção verdadeira.
Marque a opção FALSA.
No processo comum, estando o réu preso, o prazo para oferecimento de defesa prévia é de:
um dia.
quarenta e oito horas.
três dias.
setenta e duas horas.
cinco dias.
O Ministério Público, inconformado com a absolvição de réu processado pela prática de roubo, interpõe recurso de apelação por termo nos autos; o Juiz sentenciante, apesar de receber a inconformidade, deixa de processá-la, não abrindo vista para as razões.
Qual a medida processual adequada para obter-se o regular andamento do apelo?
mandado de segurança
recurso em sentido estrito
reclamação perante o 2º grau
carta testemunhável
embargos declaratórios
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...