Lista completa de Questões de Direito Securitário para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Quanto ao direito securitário, julgue os próximos itens. Considere que, visando resguardar sua mulher de eventuais problemas financeiros após a sua morte, Eduardo firmou contrato de seguro de vida com certa seguradora, tendo sido consignado, no instrumento contratual, prazo de carência, durante o qual a seguradora não teria o dever de indenizar o beneficiário do seguro em caso de ocorrência do sinistro. Desse modo, a cláusula que prevê a carência da seguradora, para fins indenizatórios, contraria a lei aplicável à hipótese.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada aos benefícios da previdência, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Um segurado acometido de moléstia degenerativa grave foi afastado do trabalho por mais de quinze dias. Nessa situação, o mesmo faz jus à percepção do auxílio-doença acidentário.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada aos benefícios da previdência, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Sílvia - segurada da previdência social - e seu marido adotaram um bebê com dois meses de idade. Nessa situação, Sílvia fará jus à percepção do salário-maternidade com duração de 120 dias.
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética relacionada aos benefícios da previdência, seguida de uma assertiva a ser julgada.
Depois de submetido a tratamento médico, em razão de acidente de trabalho que o vitimou, Márcio permaneceu com seqüelas que reduziram sensivelmente a sua capacidade laborativa. Nessa situação, Márcio apenas fará jus ao auxílio-acidente, devido pela previdência social, se, retomando suas atividades profissionais na empresa em que laborava, tiver alterada a função que anteriormente exercia na empresa.
Após a Emenda Constitucional no 13, de 1996, o IRB – Brasil Resseguros:
não tem o monopólio do resseguro, mas tem o da retrocessão
A vida e as faculdades humanas podem ser objeto de seguro
desde que o valor contratado seja considerado economicamente razoável
por qualquer valor, admitidos mais de um contrato com seguradoras distintas
por qualquer valor, desde que mediante um único contrato
As sociedades seguradoras sujeitam-se à legislação
As sociedades seguradoras sob a forma de cooperativas podem explorar
Exceto nos seguros de vida, é possível contratar seguro
por qualquer valor, independentemente do correspondente ao bem objeto do seguro, sem qualquer efeito para contrato
até o dobro do valor do bem objeto do seguro, sem qualquer efeito para contrato
em mais de uma seguradora, para um mesmo bem, pelo seu valor
em mais de uma seguradora, até o dobro do valor do bem objeto do seguro
Decretada a liquidação extrajudicial da seguradora, se o seu ativo não for suficiente para o pagamento de pelo menos a metade dos credores quirografários, a sociedade
pode requerer concordata, mas fica sujeita à falência
não pode requerer concordata nem fica sujeita à falência
pode requerer concordata e não fica sujeita à falência
não pode requerer concordata, mas fica sujeita à falência
deve requerer concordata, mas não pode requerer sua falência
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...