Lista completa de Questões de Direito Trabalho do ano 2006 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Direito Trabalho - Remuneração e Salário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, acerca de direito do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. Jonas foi contratado, em 10 de março de 2003, pela pessoa jurídica Épsilon e recebia remuneração mensal de R$ 2.000,00. Em 22 de dezembro de 2005, Jonas foi demitido sem justa causa, com seu aviso prévio terminando no dia 22 de janeiro de 2006. Em 25 de janeiro de 2006, André foi contratado para exercer as mesmas funções de Jonas, com remuneração de R$ 1.200,00, embora André exerça suas atribuições com a mesma produtividade e perfeição técnica de Jonas. Nessa situação, André terá direito à equiparação salarial, tendo como paradigma a remuneração de Jonas.
Em relação à habilitação e reabilitação profissional das pessoas portadoras de deficiência, pode-se afirmar que
Direito Trabalho - Segurança e Medicina do Trabalho - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens a seguir, é apresentada uma situação hipotética acerca das normas trabalhistas, seguida de uma assertiva a ser julgada. Gabriel foi eleito Presidente da Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) de sua empregadora. Durante a vigência do mandato de Gabriel, a empregadora extinguiu seu estabelecimento empresarial, em virtude de problemas financeiros. Nessa situação, Gabriel não tem direito à reintegração, mas, tão-somente, à indenização do período estabilitário.
Direito Trabalho - Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
O direito de ação quanto a créditos resultantes das relações de trabalho prescreve em:
três anos, após a extinção do contrato de trabalho, para o trabalhador rural;
cinco anos, após a extinção do contrato de trabalho, para o trabalhador rural;
vinte anos para o trabalhador urbano, até o limite de cinco anos após a extinção do contrato;
cinco anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato;
dez anos para o trabalhador urbano, até o limite de dois anos após a extinção do contrato.
Direito Trabalho - Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST - Fundação José Pelúcio Ferreira (FJPF) - 2006
Pode-se afirmar que são rendimentos passíveis da incidência do FGTS:
abono de férias com mais 1/3;
adicional de transferência;
férias indenizadas com mais 1/3;
salário-família;
bolsa de estudo paga a estagiário.
Direito Trabalho - Súmulas e Orientações Jurisprudenciais do TST - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2006
Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética, acerca de direito do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. A empresa Ômega Serviços Gerais Ltda. celebrou contrato administrativo para prestar serviços de limpeza e conservação em edifício-sede de determinada autarquia federal e designou Pedro, entre seus empregados, para desempenhar a função de faxineiro nas dependências daquela autarquia federal. Nessa situação, se a empresa Ômega não cumprir suas obrigações trabalhistas com Pedro, a autarquia federal para a qual presta serviços poderá ser responsabilizada subsidiariamente.
Direito Trabalho - Suspensão e Interrupção - Fundação CEFETBAHIA / Centro Federal de Educação Tecnológica da Bahia (CEFETBAHIA) - 2006
Sobre a remuneração de empregado que esteja em programa de qualificação profissional, oferecido pelo empregador, com duração equivalente à suspensão contratual, assinale V (verdadeiro) ou F (falso), com base na legislação em vigor:
( ) O contrato de trabalho poderá ser suspenso mais de uma vez no período de dezesseis meses.
( ) O empregador poderá conceder ao empregado ajuda compensatória mensal, sem natureza salarial.
( ) Durante o período de suspensão contratual, o empregado não fará jus a qualquer benefício trabalhista.
( ) Se durante a suspensão do contrato não for ministrado o curso e o empregado permanecer trabalhando, o empregador deverá pagar os salários e os encargos sociais referentes ao período.
A seqüência correta encontrada, nas proposições da página anterior, de cima para baixo, é:A hora do trabalho noturno será computada como de:
49 minutos e 30 segundos;
50 minutos e 30 segundos;
51 minutos e 30 segundos;
52 minutos e 30 segundos;
53 minutos e 30 segundos.
Paulo foi aprovado em concurso público e assinou contrato de trabalho regido pela Consolidação das Leis do Trabalho. No primeiro dia de trabalho, sua jornada foi até as 23 horas.
Considerando a situação hipotética acima descrita e com base na legislação trabalhista e previdenciária, julgue os itens a seguir.
Paulo não realizou trabalho considerado noturno, que, nos termos da lei, é o trabalho executado no período entre as 24 horas de um dia e as 6 horas do dia seguinte.
Em cada um dos itens que se seguem, é apresentada uma situação hipotética acerca do direito do trabalho, seguida de uma assertiva a ser julgada. João foi contratado para o cargo de vigia noturno. Nessa situação, João tem direito ao adicional de trabalho noturno, mas não faz jus ao horário noturno reduzido.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...