Lista completa de Questões de Direito Tributário do ano 2010 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A receita tributária derivada instituída pelas entidades de direito público e que tem como fato gerador o exercício do poder de polícia ou a utilização de serviços públicos postos à disposição do contribuinte, denomina-se:
taxa
serviço
imposto
contribuição
contribuição de melhoria
A taxa que o cidadão paga para o licenciamento de seu veículo é
receita originária.
ingresso temporário de receita.
tarifa paga pelo proprietário de veículo.
receita derivada.
preço público pago ao Estado para poder transitar com o veículo.
É uma espécie de tributo. É sempre vinculado a uma prestação de serviço estatal. Deve ser cobrada de forma que onere só a quem efetivamente faz uso do serviço ou o tem à sua disposição. Tal tributo somente será cobrado se possível a quantificação, seja por estimativa ou por outra medida, o seu uso potencial ou real. O texto trata de
taxa.
empréstimo compulsório.
imposto.
empréstimo extraordinário.
contribuição de melhoria.
Julgue os itens a seguir, relativos ao direito tributário brasileiro.
É vedada a incidência de taxa municipal em razão da renovação de licença para localização de estabelecimento empresarial.
Segundo Geraldo Ataliba, Não há possibilidade jurídica de confusão entre taxa e preço. Nem há, como muitos supõem, liberdade do legislador em converter uma na outra e vice-versa. Juridicamente, são coisas reciprocamente repelentes e excludentes. Partindo deste pressuposto, é traço distintivo entre taxa e preço público o fato da taxa
Supondo que o Distrito Federal institua, em 30/6/2010, por lei publicada no dia 2/7/2010, uma taxa para custear serviços de limpeza pública, sem que fosse estabelecida a data de vigência da norma, assinale a alternativa correta.
A vigência da norma ocorreria 30 dias após a sua publicação.
Na data da vigência da referida norma, esta também teria eficácia para ser aplicada.
A eficácia da norma e, portanto, sua aplicação, ocorreriam após expirar o prazo nonagesimal, contado a partir de sua vigência.
A eficácia da norma e sua aplicação somente poderão ocorrer no exercício seguinte.
A publicação da referida norma somente poderia se dar no exercício seguinte, a fim de observar o princípio da anterioridade.
Sobre vigência e aplicação da legislação tributária, com base nas disposições constitucionais e no Código Tributário Nacional, é correto afirmar:
A regra da anterioridade anual tem aplicação apenas aos impostos, salvo o imposto extraordinário e o imposto residual.
A regra da irretroatividade da lei tributária admite exceção, sendo admitida a aplicação de lei que cria ou majora tributo a fato gerador pretérito, desde que meramente interpretativa.
A lei que majora alíquota de imposto sobre a propriedade de veículo automotor terá eficácia a partir do primeiro dia do exercício seguinte, ainda que publicada em dezembro do exercício anterior.
Tratando-se de ato não definitivamente julgado, a lei aplica-se a ato ou fato pretérito quando deixe de defini-lo como infração ou quando lhe comine penalidade menos severa que a da lei vigente ao tempo de sua prática.
Não há exceção constitucional às regras de anterioridade anual e nonagesimal, nem à regra da irretroatividade da lei tributária.
Direito Tributário - Vigência da legislação tributária - Procuradoria-Geral do Estado de Goiás (PGE-GO) - 2010
A propósito da vigência da legislação tributária, é CORRETO afirmar:
A norma tributária sancionatória deve ser interpretada de maneira mais benéfica ao sujeito passivo.
A lei tributária deixa de viger enquanto não cumprir o princípio da anterioridade.
Os atos normativos editados pelas autoridades administrativas devem respeitar o princípio da anterioridade.
A norma que estabelece regras de processo administrativo tributário não se aplica as hipóteses em que o fato gerador já tenha sido aperfeiçoado.
A medida provisória ainda não vertida em lei revoga a lei que lhe é contrária.
Direito Tributário - Extinção do crédito tributário - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Quanto à extinção e à exclusão do crédito tributário, julgue os itens a seguir.
O Código Tributário Nacional prevê que o pagamento do crédito tributário seja efetuado em moeda corrente, cheque ou vale postal.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...