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A teoria econômica estabelece os seguintes critérios de imposição de tributos:
adequação, adaptabilidade, universalidade, neutralidade, equidade e justiça social;
duplicidade, participação, adequação, positividade, equidade e justiça;
duplicidade, universalidade, neutralidade, federalismo, adaptabilidade e justiça social;
justiça social, promoção ambiental, neutralidade distributiva, positividade e universalidade;
adaptabilidade, rotatividade, participação, regressividade, adequação e universalidade.
O déficit público operacional:
inclui no cálculo do déficit público a correção cambial;
inclui no cálculo do déficit público a correção monetária;
exclui do cálculo do déficit público as correções monetária e cambial;
exclui do cálculo do déficit público o investimento público;
exclui do cálculo do déficit público as transferências para estados e municípios.
O conceito de necessidade de financiamento do setor público (NFSP) engloba os gastos do(s):
governo federal;
governos federal e estaduais;
governos federal, municipais e estaduais;
governos federal, estaduais e agências regulatórias;
governos federal, estaduais e municipais, empresas estatais e agências descentralizadas.
A Curva de Laffer é uma construção teórica que representa a relação entre as alíquotas de impostos (t) e a arrecadação do governo (T), segundo a qual:
quanto maior a alíquota de determinado imposto, maior a arrecadação do governo, porque a função T = t.Y, onde Y representa a renda sobre a qual incide o imposto, é crescente em
não há uma relação única entre t e T, porque, dependendo de outros fatores, que afetam Y, a função T = t.Y pode mostrar-se crescente ou decrescente em t;
quanto menor a alíquota de impostos, maior é a arrecadação, porque uma baixa carga tributária estimula a atividade econômica, de modo que a Curva de Laffer mostra-se negativamente inclinada;
existe, para cada país, uma alíquota ótima de impostos (t*) que maximiza a arrecadação do governo; qualquer alíquota maior que t* resulta em queda da arrecadação, porque aumenta desproporcionalmente a sonegação de impostos;
existe, para cada país, uma alíquota ótima de impostos (t*) que maximiza a arrecadação do governo; qualquer alíquota maior que t* resulta em queda da arrecadação, porque representa um desincentivo à oferta de mão-de-obra e, portanto, à geração de renda por parte dos indivíduos.
O debate sobre a reforma do sistema tributário brasileiro, iniciado em meados da década de 1990, tem apontado diversas distorções no sistema atual, herdado da Constituição de 1988 e de algumas medidas posteriores. Entre as alternativas abaixo, assinale a que expressa argumentos deste debate, relacionando-os corretamente com um ou mais dos princípios gerais da tributação:
o excesso de impostos/contribuições cumulativos, aliado à elevada carga tributária (em torno de 35% do PIB), reduz a competitividade dos produtos brasileiros no exterior e no mercado doméstico, ferindo, assim, o princípio da progressividade, porque impõe elevado custo de produção às empresas;
o excesso de impostos/contribuições cumulativos, aliado à elevada carga tributária (em torno de 35% do PIB), reduz a competitividade dos produtos brasileiros no exterior e no mercado doméstico, ferindo, assim, o princípio da neutralidade, porque representa um desincentivo às exportações.
a elevada carga tributária no Brasil fere o princípio da equidade;
a descentralização fiscal promovida pela Constituição de 1988 deve ser revista, porque fere o princípio da simplicidade, já que envolve tipos distintos de impostos;
a substituição dos impostos cumulativos por um imposto sobre valor adicionado tornaria o sistema tributário brasileiro mais eficiente, no que tange ao princípio da equidade.
De acordo com o modelo Mundell-Fleming, as conseqüências de uma política fiscal expansionista numa grande economia aberta seriam:
a taxa de juros cai, a renda aumenta e a taxa de câmbio se deprecia;
a taxa de juros cai, a renda aumenta e a taxa de câmbio se valoriza;
a taxa de juros sobe, a renda aumenta e a taxa de câmbio se valoriza;
a taxa de juros sobe, a renda sobe e a taxa de câmbio se deprecia;
a taxa de juros e de câmbio mantêm-se constantes e a renda cai.
Quando os gastos do setor público brasileiro com juros são superiores ao superávit primário obtido, isso significa que estamos diante de:
um déficit estrutural de longo-prazo;
um aumento da dívida pública;
uma redução da taxa de juros;
uma redução da relação dívida pública/ PNB;
uma redução do investimento público.
Modernamente, a intervenção estatal na economia, por meio da política fiscal, se dá para o desempenho das seguintes funções básicas:
distributiva, desenvolvimentista e financiadora;
alocativa, distributiva e desenvolvimentista;
alocativa, distributiva e estabilizadora;
desenvolvimentista, financiadora e alocativa;
desenvolvimentista, financiadora e estabilizadora.
Com relação às definições utilizadas na mensuração do déficit público e da dívida pública no Brasil, é incorreto afirmar que
a dívida bruta do governo geral abrange o total dos débitos de responsabilidade do Governo Federal, dos governos estaduais e dos governos municipais, junto ao setor privado, ao setor público financeiro, ao Banco Central e ao resto do mundo.
o Banco Central é incluído na apuração da dívida líquida pelo fato de transferir seu lucro automaticamente para o Tesouro Nacional.
no conceito de setor público utilizado para a mensuração da dívida líquida do setor público no Brasil, não são incluídas as administrações indiretas e as empresas estatais municipais
a dívida líquida do setor público corresponde ao saldo líquido do endividamento do setor público nãofinanceiro e do Banco Central com o sistema financeiro, o setor privado não-financeiro e o resto do mundo.
as "Necessidades de Financiamento do Setor Público - resultado nominal sem desvalorização cambial" correspondem à variação nominal dos saldos da dívida líquida, deduzidos os ajustes patrimoniais efetuados no período
Os mecanismos da tributação afetam grande parte do sistema econômico. Com relação à teoria da tributação, identifique a afirmativa correta.
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