Lista completa de Questões sobre As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Fundação de Estudos e Pesquisas Sócio-Econômicos (FEPESE) - 2014
A política macroeconômica de 1994 a 1999 gerou importantes impactos à estrutura produtiva e ao balanço de pagamentos.
Sobre o tema, é incorreto afirmar:A respeito da regulação econômica dos mercados, considere:
I. Pode ser definida como um conjunto de regras que se originam do governo (ou das agências reguladoras) e afetam o funcionamento dos mercados, interferindo na eficiência alocativa das empresas. II. Ganha importância no contexto brasileiro de privatizações, instaurado a partir dos anos 1990. III. Na definição dos chamados marcos regulatórios destacam-se três tipos de regulação − de mercado, de preços e de qualidade. IV. Pode ser utilizada para amenizar diferentes tipos de falhas na operação dos mercados como, por exemplo, as externalidades, o poder de mercado e a informação assimétrica. Está correto o que consta emIII, apenas.
I, II e IV, apenas.
IV, apenas.
I, II e III, apenas.
I, II, III e IV.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
No que se refere às políticas econômicas brasileiras adotadas após o ano de 1994, assinale a opção correta. Nesse sentido, considere que a sigla LFT, sempre que empregada, refere-se a letras financeiras do Tesouro.
Após o ano de 1999, passou a ser adotado no Brasil o denominado tripé de políticas macroeconômicas, fundamentado no regime de metas de inflação, câmbio flutuante e superávit nominal das contas públicas.
O governo brasileiro foi obrigado a eliminar todas as LFT, título público indexado pela taxa SELIC, para garantir a desindexação da economia e assegurar a estabilidade do Plano Real.
Os primeiros anos do Plano Real foram decisivos para o desenvolvimento de mercado para títulos privados de dívida no Brasil, inexistente antes de 1994.
Uma das críticas à política monetária brasileira realizada após o ano de 1994 refere-se à manutenção das LFT, que ocasionou a perda da eficácia da política monetária brasileira em decorrência do denominado efeito de riqueza positivo associado ao aumento da taxa básica de juros SELIC.
No início do Plano Real, o BACEN adotou o regime de câmbio fixo para garantir a estabilidade do nível de preços no país.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2013
Acerca da história econômica brasileira, julgue os itens subsequentes.
A política de flutuação controlada do câmbio, que ocorreu no início de 1999, estava em desacordo com o programa de ajuste econômico, que foi firmado entre o governo federal brasileiro e o Fundo Monetário Internacional em 1998.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Escola de Administração Fazendária (ESAF) - 2012
O Programa de Ação Imediata, do Governo Itamar Franco, apresentado como um conjunto de intenções pelo então Ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso, propunha:
uma política heterodoxa, em que o governo deveria ampliar sua participação no mercado de bens.
uma política de redução da taxa de juros e ampliação da oferta monetária.
aumentar a taxa de juros e reduzir os gastos públicos.
um programa de estatização da economia como forma de produzir bens a preços mais competitivos.
abandonar a política de estabilização e focar na promoção do crescimento econômico.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2012
Julgue os itens seguintes, relativos a regulação, agências reguladoras, falhas de mercado e defesa da concorrência.
No Brasil, existem dois tipos de ação para a defesa da concorrência, uma de caráter repressivo, com vistas a reprimir as condutas anticompetitivas dos agentes, e outra de caráter preventivo, cujo objetivo é evitar a concentração das estruturas de mercado para coibir o poder de mercado.
O processo de abertura comercial intensificou-se durante o governo Fernando Henrique Cardoso. A falta de competitividade da indústria nacional tornou-se evidente durante esse período, causando retração do emprego em diversos setores e o fechamento de um grande número de empresas. Por outro lado, este processo apresentou com destaque o seguinte efeito:
reingresso do fluxo de recursos externos
estabilização do nível de preços
indexação completa da economia
criação de uma nova moeda
reforma monetária
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2010
O governo Collor, no início da década de 1990, adotou profundas mudanças na política de comércio exterior brasileiro, dentre as quais o(a)
depósito compulsório das receitas obtidas pelos exportadores.
aumento gradual da tarifa média sobre os produtos importados.
extinção dos mais importantes controles quantitativos sobre as importações.
restrição à entrada de capital estrangeiro para investimento direto.
depreciação de 100% da taxa de câmbio real, em relação a uma cesta de moedas estrangeiras.
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Fundação CESGRANRIO (CESGRANRIO) - 2009
O governo Collor, no início da década de 1990, lançou uma nova Política Industrial e de Comércio Exterior (PICE) com vários objetivos, dentre eles,
Economia - As Reformas Econômicas: Abertura e Privatização - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2009
O estudo da economia brasileira, incluindo-se o fenômeno inflacionário que a caracterizou durante um longo período, é importante para a compreensão da situação econômica atual. Acerca desse assunto, julgue os itens de 77 a 81.
Diferentemente do Plano Cruzado, os Planos Bresser e Verão, embora contivessem elementos heterodoxos, não utilizaram nenhuma forma de congelamento de preços e salários.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...