Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Nas economias de mercado, os preços se formam diferentemente segundo as estruturas de mercado vigentes. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
A busca de um nicho de mercado, por meio do atendimento de necessidades específicas do consumidor, constitui uma estratégia competitiva típica de empresas que atuam em mercados organizados sob a forma de concorrência monopolística.
Nas economias de mercado, os preços se formam diferentemente segundo as estruturas de mercado vigentes. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Em mercados organizados sob a forma de concorrência monopolística, os preços são fixados ao nível do custo marginal.
As empresas utilizam diferentes estratégias para enfrentar a acirrada concorrência nos mercados em que atuam. Com relação a esse assunto, julgue os itens seguintes.
Estratégias de liderança de custos funcionam bem quando o mercado é dominado pela concorrência via preços.
Com base na matriz, é possível afirmar que
o Equilíbrio de Nash deste jogo não é único.
um Equilíbrio de Nash consiste no par de estratégias E2 e F3.
não é um jogo de soma zero.
não há estratégias dominantes para qualquer dos dois jogadores.
não há Equilíbrio de Nash.
A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Na indústria automobilística, o fato de que somente as grandes empresas conseguem utilizar de forma eficiente os robôs e equipamentos exigidos para a produção de veículos contribui para a oligopolização desse setor.
A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
A adoção de estratégias de liderança de custos como forma de obter vantagens competitivas é particularmente apropriada nos mercados em que os compradores possuem poder de mercado e poucas possibilidades de diferenciação de produtos.
A teoria microeconômica estuda o processo de decisão dos agentes econômicos, incluindo-se, aí, consumidores e produtores. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Em mercados nos quais as empresas têm poder de mercado, os preços e os lucros serão tanto maiores quanto maior for o grau de coordenação entre essas empresas, obtido mediante acordos tácitos, liderança de preços ou cartelização do mercado.
A teoria microeconômica examina o comportamento das unidades econômicas específicas e analisa questões como a determinação dos preços e da produção das firmas bem como as escolhas dos consumidores. Acerca desse tópico, julgue os itens de 51 a 67.
As características dos setores competitivos incluem a ausência de barreiras à entrada de novas firmas no mercado e o fato de as empresas que nele atuam serem tomadoras de preços.
A teoria microeconômica examina o comportamento das unidades econômicas específicas e analisa questões como a determinação dos preços e da produção das firmas bem como as escolhas dos consumidores. Acerca desse tópico, julgue os itens de 51 a 67.
Em mercados organizados sob a forma de concorrência monopolística, no curto prazo, as firmas se confrontam com uma curva de demanda negativamente inclinada.
A teoria microeconômica examina o comportamento das unidades econômicas específicas e analisa questões como a determinação dos preços e da produção das firmas bem como as escolhas dos consumidores. Acerca desse tópico, julgue os itens de 51 a 67.
Estratégias de diferenciação de produtos bem como a adoção de preços fixados pela firma dominante na indústria constituem exemplos de colusão tácita utilizados pelas empresas oligopolistas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...