Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
A teoria microeconômica examina o comportamento das unidades econômicas específicas e analisa questões como a determinação dos preços e da produção das firmas bem como as escolhas dos consumidores. Acerca desse tópico, julgue os itens de 51 a 67.
As empresas monopolistas, por dominarem o mercado no qual atuam, fixam seus níveis de preço e produção na parte da curva de demanda que é inelástica.
A situação de mercado em que um conjunto de poucas empresas interdependentes e sensíveis às mudanças de preço e onde qualquer iniciativa de uma concorrente pode derrubar as demais, caracteriza:
um monopólio;
um mercado de concorrência perfeita;
uma guerra de preços;
um oligopólio;
um crime conta a atividade econômica.
Na qualidade de agente normativo e regulador da exploração da atividade econômica, o Estado
exercerá, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo, planejamento, e execução da exploração da atividade econômica.
exercerá, segundo o preceito constitucional, na forma da lei, as funções de fiscalização, incentivo e planejamento da atividade econômica.
exercerá, segundo os preceitos constitucionais, função estritamente normativa da exploração da atividade econômica, atribuída exclusivamente ao setor privado.
promoverá, na forma da Lei Complementar, o incentivo e o planejamento econômico para o setor privado, apartando-se definitivamente da função de índole normativa ou reguladora.
deverá autorizar, mediante os órgãos públicos, o exercício de qualquer atividade econômica.
Num determinado mercado competitivo há um grande número de empresas produtoras e de potenciais entrantes, todas com tecnologia similar e igual acesso aos fatores de produção. Nestas condições, o preço no mercado
tenderá a aumentar continuamente.
tenderá a se igualar ao custo médio mínimo.
vai ficar abaixo do custo marginal de produção.
vai aumentar, na medida em que as empresas produtoras deixarem o mercado buscando novas oportunidades.
só diminuirá se houver regulamentação governamental neste sentido.
Economia - Estruturas de Mercado - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
A respeito de monopólio, são feitas as seguintes afirmações:
I. O monopolista produz menos que o nível competitivo de produção, sendo, portanto, ineficiente de Pareto.
II. O monopolista nunca operará onde a demanda for elástica, uma vez que sua receita marginal será negativa.
III. Um monopolista discriminador de preços de 1º grau se apropria de todo o excedente do consumidor.
Está(ão) correta(s) apenas a(s) alternativa(s):
II e III
I e II
I
I e III
II
Economia - Estruturas de Mercado - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Considerando um monopólio em que a curva de demanda do produto é dada por x = 150 - 5p e a função custo total é C = 40 + 20x, onde x é a quantidade e p é o nível de preços. A quantidade (x) e o preço (p) de equilíbrio são
Economia - Estruturas de Mercado - FUNRIO Fundação de Apoio a Pesquisa, Ensino e Assistência (FUNRIO) - 2008
Considere o seguinte jogo de dois jogadores representado por sua matriz de ganhos, onde A e B são as estratégias do jogador 1 e B e C são as estratégias do jogador 2. Dentro de cada célula da matriz, o número à esquerda é o ganho do jogador 1 e o número à direita, o ganho do jogador 2. Os jogadores decidem suas estratégias simultaneamente; têm conhecimento das estratégias próprias e do adversário e também dos ganhos de ambos em cada célula.
Pode-se concluir quenenhum dos dois jogadores possui estratégia dominante.
a combinação de estratégias A e C é um equilíbrio de Nash em estratégias puras.
não há equilíbrio de Nash em estratégias puras para esse jogo.
A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à analise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Contrariamente ao que ocorre no monopólio, as empresas que operam em mercados competitivos maximizam seus lucros, fixando a receita marginal abaixo do preço que prevalece no mercado.
A análise microeconômica estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um fundamento sólido à analise dos grandes agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens a seguir.
Empresas oligopolistas, que produzem bens diferenciados que competem entre si, assim o fazem porque essa competição entre produtos da mesma empresa contribui para elevar as barreiras à entrada, no mercado em que essas firmas atuam.
A microeconomia, que analisa o comportamento dos agentes econômicos individuais, constitui um instrumental importante na análise de questões ligadas à economia da saúde. A respeito desse assunto, julgue os itens de 51 a 65.
Nos mercados competitivos, quando o preço de mercado for superior ao custo unitário de produção, então as firmas que atuam nesses mercados elevarão seus níveis de produção, no intuito de maximizarem seus lucros.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...