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Uma empresa, já atuando num determinado mercado, deseja se prevenir contra a entrada de concorrentes. Poderia praticar um preço predatório enquanto perdurasse a ameaça de entrada. A esse respeito, é possível afirmar que
um preço abaixo do custo total médio pode ser praticado por muito tempo se houver custos irrecuperáveis.
ao baixar o preço, a empresa sempre vai ter lucro negativo no curto prazo.
a estratégia de baixar o preço predatoriamente sempre é bem sucedida.
baixar o preço predatoriamente tem menos probabilidade de êxito se a entrada no setor requerer elevado capital inicial.
se o preço ficar abaixo do custo variável médio, o concorrente potencial certamente desistirá.
Uma diferença entre a atividade de regulação econômica e a de defesa da concorrência, embora não delineada de modo rígido, NÃO consiste no fato de que
a regulação costuma ser anterior (ex-ante) ao comportamento, e a defesa concorrencial, posterior (ex-post).
a defesa concorrencial se restringe essencialmente às questões de eficiência alocativa, não tratando de aspectos ambientais e de integração regional, por exemplo.
a defesa concorrencial visa a criar o mercado competitivo, e a regulação exige comportamentos adequados dos regulados.
a defesa concorrencial costuma ocorrer via medidas de reestruturação dos mercados, e a regulação via exigências comportamentais.
a regulação é conduzida no âmbito do poder judiciário e a defesa concorrencial no do poder legislativo.
Com relação à Teoria dos Mercados Contestáveis (TMC) assinala a afirmativa incorreta:
uma contribuição da TMC é introduzir a grande empresa na teoria microeconômica, aumentando sua capacidade de generalização;
o mercado perfeitamente contestável é definido como aquele em que tanto os concorrentes efetivos como os potenciais têm acesso às mesmas tecnologias e consumidores e onde não existem barreiras à entrada e nem custos de saída;
em um mercado perfeitamente contestável um entrante potencial que deseje estabelecer-se na indústria terá acesso à demanda de mercado, a partir da tecnologia que está sendo utilizada, em igualdade de condições com as firmas já estabelecidas;
em um mercado perfeitamente contestável, se existe um vetor de produção lucrativo, os entrantes potenciais podem ingressar e sair do mercado, mesmo que transitoriamente, antes que as empresas estabelecidas possam reagir à entrada;
um mercado é perfeitamente contestável quando os concorrentes potenciais não estão aptos a impugnar efetivamente as práticas das firmas já estabelecidas no ramo.
Com relação ao Mercado Monopolístico assinale a alternativa incorreta:
a situação em que há apenas um produtor e onde existem barreiras à entrada devido, principalmente, às economias de escala caracteriza um monopólio;
segundo o pensamento neoclássico, a dimensão do mercado e as características da tecnologia são tais que, na situação de monopólio, forçam a empresa a produzir no segmento ascendente de sua curva de custo médio;
quando o custo médio é decrescente, o custo marginal correspondente é menor e, portanto, a firma não pode cobrar um preço que seja igual ao custo marginal, pois isto a tornaria insolvente;
se o objetivo da firma é a maximização do lucro, ela vai produzir onde o custo marginal iguala a receita marginal, sendo o preço estabelecido ao nível da demanda. Neste ponto ocorrem lucros econômicos que são preservados pela presença de barreiras à entrada;
ao se comparar o monopólio com a concorrência perfeita constata-se que sob o primeiro, a empresa produz um volume de produção menor e um nível de preço maior do que prevaleceria em mercados perfeitamente competitivos.
No que diz respeito à teoria da firma, assinale a opção correta.
A maximização dos lucros para uma dada empresa requer que ela utilize os fatores de produção até o ponto em que o valor do produto marginal desses fatores seja superior ao preço desses insumos.
Quando o preço de mercado de um bem é inferior ao seu custo variável médio, o nível de produção que minimiza as perdas é positivo e, portanto, a empresa deve continuar a fabricar esse bem.
No mercado internacional de petróleo, quanto menos inclinada for a curva de custo marginal das empresas petrolíferas, maior será a elasticidade preço da curva de oferta dessas empresas, e maior será o aumento da produção, decorrente do aumento substancial do preço desse produto, recentemente observada.
A minimização do custo de produção ocorre quando a taxa marginal de substituição técnica para os diferentes fatores for inferior ao preço relativo desses fatores.
Em presença de rendimentos crescentes de escala, o custo unitário não se altera com o nível de produção.
Ainda com foco na análise microeconômica, julgue os seguintes itens.
A fixação de preços mais elevados em um mercado no qual a demanda é maior é consistente com um comportamento maximizador de lucros por parte de um monopolista que pratica discriminação de preços.A ocorrência de competição perfeita num certo mercado torna-se mais provável devido aos fatores a seguir, EXCETO:
grande número de empresas produtoras.
produção concentrada em alguma empresa.
demanda muito elástica.
tecnologia de produção conhecida.
compradores e vendedores bem informados.
Ainda com foco na análise microeconômica, julgue os seguintes itens.
Estratégias oligopolistas como a liderança de preço por uma firma dominante e políticas ativas de diferenciação do produto constituem exemplos de colusão tácita.Ainda com foco na análise microeconômica, julgue os seguintes itens.
O equilíbrio em estratégia dominante constitui um caso especial do equilíbrio de Nash.Nas economias de mercado, os preços se formam diferentemente segundo as estruturas de mercado vigentes. Portanto, o estudo dessas estruturas é fundamental para o entendimento do sistema de preços. A esse respeito, assinale a opção correta.
Para as empresas que atuam em ambientes competitivos, no equilíbrio de curto prazo, a competição entre firmas obriga-as a fixar o preço ao nível do custo médio, anulando, assim, os lucros econômicos dessas empresas.
Nos mercados organizados sob a forma de monopólio, o preço será tanto maior quanto mais inelástica for a curva de demanda com a qual se confrontam as firmas que compõem esses mercados.
Na concorrência monopolista, no equilíbrio de longo prazo, a diferenciação de produtos possibilita a existência de lucros econômicos substanciais para as firmas que operam nesse tipo de mercado.
Os gastos substanciais com propaganda e publicidade na indústria de cigarros, com as diferentes marcas competindo para conseguir expandir suas respectivas parcelas de mercado, fazem parte da estratégia padrão utilizada pelos oligopólios que transacionam produtos homogêneos.
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