Questões sobre Estruturas de Mercado

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Duas empresas têm de decidir, simultaneamente, se aumentarão ou não o preço de seus produtos. Os efeitos dessas decisões sobre o lucro de cada uma estão sumarizados no quadro a seguir pelos números entre parênteses, sendo que o primeiro se refere à variação do lucro da firma 1 e o segundo, da firma 2:

A combinação de estratégias que representa um equilíbrio de N ash, se existir, é dada pelas decisões, respectivamente:

  • A.

    aumenta, não aumenta.

  • B.

    não aumenta, não aumenta.

  • C.

    aumenta, aumenta.

  • D.

    não aumenta, aumenta.

  • E.

    não existe equilíbrio de N ash

As estruturas de mercado são modelos que captam aspectos inerentes de como os mercados estão organizados. As estruturas básicas são divididas em, EXCETO:

  • A.

    Outras estruturas clássicas.

  • B.

    Estruturas clássicas básicas.

  • C.

    Modelos marginais clássicos.

  • D.

    Modelos marginalistas de oligopólio.

As hipóteses do monopólio são, EXCETO:

  • A.

    O setor é constituído de uma única firma.

  • B.

    Existe concorrência entre os consumidores.

  • C.

    A curva da receita total é a curva de demanda do mercado.

  • D.

    A firma produz um produto para o qual não existe substituto próximo.

Diversos fatores podem concorrer para a manutenção do monopólio, representando barreiras ao acesso de novas firmas, com destaque para, EXCETO:

  • A.

    a dimensão ampliada do mercado.

  • B.

    a proteção oferecida por leis governamentais.

  • C.

    o controle das fontes de suprimento de matérias-primas para a produção de seu produto.

  • D.

    a existência de patentes, o que impede a produção de um dado produto por firmas concorrentes.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    a alocação em um monopólio não é considerada eficiente do ponto de vista de Pareto, mesmo que o monopolista seja discriminador de preços do primeiro grau;

  • B.

    sendo a função de custo marginal do monopolista dada por c(q) = q e sua curva de demanda, P(q) = A – bq, onde P é o preço, q, a quantidade, A e b, constantes positivas, quanto menor for A, maior será o ônus resultante deste monopólio;

  • C.

    quando o governo adota um imposto específico sobre as unidades vendidas de um bem, se a demanda de mercado tiver elasticidade-preço igual a –3, um monopolista cujo custo marginal é constante irá repassar apenas parte deste montante para os preços, dado que sua demanda não é inelástica;

  • D.

    em uma indústria em competição monopolizadora, uma firma não poderá obter lucros extraordinários no equilíbrio de longo prazo, mesmo considerando que os produtos são diferenciados;

  • E.

    o preço praticado pelo monopolista depende de seu mark-up e de seu custo marginal e não da elasticidadepreço da curva de demanda do mercado.

Considere um oligopólio, com produto homogêneo, cuja demanda de mercado é dada por P(Q) = 120 – Q, onde Q é a quantidade total demandada, com n firmas, todas com custo marginal igual a 10, que agem de forma não cooperativa. Nessas condições, NÃO é correto afirmar que:

  • A.

    se n =10, o preço de equilíbrio de Cournot será 20 e a quantidade produzida por cada firma, 10;

  • B.

    se n=10 e as firmas formarem um cartel, o resultado de equilíbrio de Cournot não será o mesmo;

  • C.

    quanto maior n, mais próximo estará o equilíbrio de Cournot do equilíbrio competitivo;

  • D.

    se n=2, no equilíbrio de Bertrand, a quantidade total produzida será a mesma que seria produzida caso este mercado estivesse em concorrência perfeita com firmas idênticas a essas;

  • E.

    se n=2, no equilíbrio de Stakelberg, a quantidade produzida pela firma líder será a mesma que ela produziria no equilíbrio de Cournot.

Analise as proposições a seguir:

 I - A formação das cadeias produtivas está associada ao processo de divisão de trabalho e à maior interdependência entre os agentes econômicos e são criadas através de processos de desintegração vertical e especialização.

II - Segundo Porter, a ameaça de novos entrantes, a ameaça de produtos substitutos e a rivalidade entre os concorrentes atuais são as únicas forças competitivas básicas determinantes do grau de concorrência em uma indústria.

 III - Segundo Porter, a estratégia competitiva de uma empresa deve ter como objetivo uma posição defensável contra as forças competitivas e pode ser resumida em 3 estratégias genéricas: liderança no custo total, diferenciação e enfoque.

Assinale a alternativa correta:

  • A.

    apenas as proposições I e II estão corretas;

  • B.

    apenas as proposições I e III estão corretas;

  • C.

    apenas as proposições II e III estão corretas;

  • D.

    todas as proposições estão corretas;

  • E.

    todas as proposições estão incorretas.

No modelo de concorrência imperfeita ocorre que:

  • A.

    os lucros econômicos das empresas são negativos no curto prazo e estritamente positivos no longo prazo;

  • B.

    os lucros econômicos das empresas são positivos no curto prazo e nulos no longo prazo;

  • C.

    não há diferenciação de produto;

  • D.

    não há entrada de novas empresas no longo prazo;

  • E.

    os retornos de escala são crescentes para toda a escala relevante da produção.

A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. Acerca desse assunto, julgue os itens subseqüentes.

No monopólio, a discriminação de preço, ao separar os consumidores de acordo com diferentes características, permite cobrar mais caro nos mercados cujas elasticidades preços são mais baixas, ocorrendo o contrário nos mercados caracterizados por elasticidades preços mais elevadas, o que permite expandir os lucros monopolistas.

  • C. Certo
  • E. Errado

No modelo de Cournot de oligopólio:

  • A.

    a empresa líder decide as quantidades e a empresa seguidora se ajusta;

  • B.

    a empresa líder decide o preço e a empresa seguidora se ajusta;

  • C.

    a empresa líder decide preço e quantidades, de forma a expulsar a empresa seguidora do mercado;

  • D.

    as duas empresas determinam as suas quantidades simultaneamente;

  • E.

    a empresa líder aguarda um sinal da empresa seguidora quanto a quantidade a produzir.

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