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No modelo de Cournot de oligopólio, à medida que o número de empresas cresce:
o preço e a quantidade total produzida se aproximam do preço e da quantidade de um mercado perfeitamente competitivo;
o preço e a quantidade total produzida se aproximam do preço e da quantidade de um mercado de concorrência imperfeita;
as economias de escala são esgotadas;
surgem rendimentos marginais decrescentes;
a curva de demanda se desloca, aumentando a quantidade demandada para cada nível de preço.
A análise microeconômica analisa a questão da escolha em situação de escassez. A esse respeito, julgue os seguintes itens.
Considere a seguinte situação hipotética.
O Ministério da Fazenda apontou restrições à concorrência provocadas pelas três maiores distribuidoras de gasolina de determinado estado da Federação, sob a forma de indícios de formação de cartel.
Nessa situação, se os indícios forem comprovados nas instâncias competentes, será exemplo típico de oligopólio não-colusivo.
Dentre as características de um mercado em concorrência monopolista, pode-se afirmar que:
existem poucas firmas, que se defrontam com significativos ganhos de economias de escala.
ocorre um grande número de firmas, que se organizam na forma de cartéis e atuam de modo monopolístico.
existem altas barreiras à entrada de novas firmas, em especial representadas pelo domínio tecnológico requerido para ingressar no mercado.
em equilíbrio de longo prazo, uma firma produz abaixo da escala eficiente; isto é, com capacidade ociosa.
No equilíbrio de curto prazo de uma empresa competitiva:
não pode haver lucro econômico puro;
a quantidade produzida será aquela em que o custo marginal for igual à receita marginal;
há sempre diferenciação de produtos;
a empresa apresenta retornos decrescentes de escala;
a empresa apresenta retornos crescentes de escala.
As hipóteses do modelo de concorrência perfeita são:
produtos homogêneos, perfeita informação, livre entrada e saída, vendedores e compradores em número suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preços;
produtos homogêneos, informação assimétrica, livre entrada e saída, vendedores e compradores em número suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preços;
retornos crescentes de escala, produtos homogêneos, perfeita informação, livre entrada e saída, vendedores e compradores em número suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preços;
isoquantas contínuas, produtos homogêneos, perfeita informação, vendedores e compradores em número suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preços;
diferenciação de produtos, perfeita informação, livre entrada e saída, vendedores e compradores em número suficiente para que nenhum deles, individualmente, afete os preços.
Quando a empresa produz mais de um produto para o surgimento de um monopólio natural, é/são necessária(s) a(s) seguinte(s) condição/ões:
função de produção de coeficientes fixos e economias de escopo;
função de produção de coeficientes variáveis e economias de escopo;
retornos crescentes de escala e economias de escopo;
retornos decrescentes de escala e economias de escopo;
diferenciação de produto.
Em alguns subsetores do transporte, registra-se um ambiente comercial em que as empresas competem entre si vendendo produtos diferenciados, mas que são substituíveis, ainda que não substitutos perfeitos. Se, nesses subsetores, entrada e saída forem relativamente fáceis, então eles podem ser analisados segundo o modelo de:
Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subseqüentes. As modernas economias de mercado são mistas porque confiam, sobretudo, no mercado para alocar recursos, porém coexistem com a intervenção governamental, cujo nível ideal não é consensual entre economistas.
As dotações destinadas à aquisição de títulos representativos do capital de empresas ou entidades de qualquer espécie, já constituídos, quando a operação não importa em aumento de capital, são classificadas como
Investimentos.
Inversões financeiras.
Despesas de custeio.
Transferência de capital.
Transferências correntes.
Em um modelo de precificação de ativos, é verdadeiro afirmar que:
um investidor agressivo deve preferirações com um valor do coefi ciente beta maior do que 1.
o risco não sistemático é identifi cado pelo coeficiente beta, ou seja, pelo parâmetro angular da reta característica.
o risco sistemático é aquele que pode ser reduzido em uma carteira de ações, através de uma estratégia de diversificação.
a reta do mercado de capitais estabelece uma relação inversa entre o retorno esperado e o risco de uma carteira de ativos.
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