Lista completa de Questões sobre Estruturas de Mercado para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Estruturas de mercado que se distanciam da concorrência perfeita, muitas vezes, implicam perda de eficiência e bem-estar. Uma vez que políticas públicas podem mitigar esses problemas, é verdadeiro afirmar que:
no caso de um monopólio natural, se por regulamentação o preço for fixado igual ao custo marginal, a empresa monopolista não terá lucro ou prejuízo na situação de equilíbrio.
a redução da ineficiência em concorrência monopolista, através de regulamentação, envolve elevados custos administrativos, em função do grande numero de produtos diferenciados produzidos pelas empresas.
a legislação antitruste visa impedir que a empresa exporte seu produto a um preço abaixo daquele pelo qual ela vende o mesmo produto no mercado doméstico.
a representação de um cartel, através do jogo dilema do prisioneiro, mostra que a cooperação entre empresas é indesejável do ponto de vista privado e que cada empresa deve fixar seu preço independentemente.
Pode-se denominar "barreiras à entrada" qualquer fator em um mercado que ponha um potencial competidor eficiente em desvantagem com relação aos agentes econômicos estabelecidos. Podem ser considerados como fatores de barreira à entrada, exceto:
economias de escala ou de escopo.
custos fixos elevados.
custos afundados.
inexistência de propriedade de recursos utilizados pelas empresas instaladas.
ameaça de reação dos competidores instalados.
Considere as seguintes definições:
I - ''concentração que envolve agentes econômicos distintos e competidores entre si que ofertam o mesmo produto ou serviço em um determinado mercado relevante'';
II - ''concentração que envolve agentes econômicos distintos que ofertam produtos ou serviços distintos e que fazem parte da mesma cadeia produtiva''.
Essas duas definições dizem respeito, respectivamente, a
concentração vertical e cartel.
concentração vertical e concentração horizontal.
concentração horizontal e integração vertical.
concentração vertical e restrição horizontal.
concentração horizontal e integração horizontal.
Ainda a partir do texto Judiciário: entre a justiça e a política, tendo nele uma primeira referência para a análise do tema que aborda, julgue os itens subseqüentes.
No atual estágio da economia mundial, a ampliação dos mercados e das relações entre agentes econômicos, muitas das quais autônomas ou não conduzidas diretamente pelos Estados, suscita novos desafios ao Poder Judiciário, embasados na busca da segurança jurídica dos contratos.
Com relação aos conceitos de equilíbrio em Teoria dos Jogos, é correto afirmar que
é impossível construir um jogo sem equilíbrio de nash.
no equilíbrio de nash, cada jogador não necessariamente estará fazendo o melhor que pode em função das ações de seus oponentes.
qualquer que seja o jogo, somente existirá um equilíbrio de nash
todo equilíbrio de estratégias dominantes também é um equilíbrio de nash.
não existe equilíbrio de nash em jogos não cooperativos.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
O equilíbrio de Cournot, em mercados oligopolizados, presume que cada firma escolherá a quantidade a ser produzida supondo que as firmas rivais manterão constantes seus níveis de produção.
A microeconomia estuda o comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens seguintes.
Empresas que operam em mercados monopolistas confrontam-se com uma curva de demanda, para o seu produto, perfeitamente elástica. Assim, essas firmas podem expandir suas vendas sem que seja necessário reduzir seus preços.
EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:
As estruturas de mercado denominadas %u201CConcorrência perfeita%u201D e %u201CConcorrência monopolística%u201C apresentam algumas características comuns. Decorre desse fato que
I %u2013 tanto as firmas competitivas como as monopolísticas, obtêm, no longo prazo, receitas que são suficientes apenas para cobrir seus custos médios.
II- as firmas que operam em mercados concorrenciais ou de concorrência monopolística, maximizam lucros ao igualarem receita marginal e custo marginal.
III- por não existirem barreiras à entrada, no longo prazo, as firmas que operam nas duas estruturas de mercado, operam com custo médio mínimo.
( )
( )
( )
( )
( )
EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:
No oligopólio as decisões das empresas quanto a seus níveis de produção e preços são complexas pois, as tomadas de decisão, deverão levar em consideração as reações das empresas concorrentes. Esta é assim a razão das dificuldades de se elaborar uma Teoria Geral do Oligopólio. O que existem, tradicionalmente, são modelos que procuram explicar comportamentos estratégicos específicos. Um desses modelos é o de Cournot. Assim, é da essência desse modelo assumir que
I � as empresas do monopólio, simultaneamente, decidem sobre o nível da produção, considerando fixo o nível de produção do concorrente.
II- uma das empresas do monopólio, denominada líder é a primeira a determinar seu volume de produção.
III � os dois monopolistas concorrem por meio da escolha simultânea de preço.
( )
( )
( )
( )
( )
EM CADA UMA DAS QUESTÕES DE NÚMEROS 32 A 39 CONSTAM TRÊS ASSERTIVAS (I, II E III) QUE PODEM SER VERDADEIRAS OU FALSAS. PARA RESPONDER, SIGA O SEGUINTE COMANDO:
Fazendo-se uma análise comparativa entre mercado de concorrência perfeita e o monopólio, conclui-se
I - Como, nos dois mercados a taxa de produção maximizadora de lucros corresponde àquela em que o custo marginal iguala-se à receita marginal, os níveis de produção e preço serão iguais nas duas estruturas de mercado.
II - Dado o maior tamanho da firma monopolista, a sociedade é beneficiada com preços menores e quantidades maiores,
III - Enquanto as firmas competitivas, no longo prazo, utilizam plenamente sua capacidade instalada, a firma monopolista opera com capacidade ociosa.
( )
( )
( )
( )
( )
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...