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A microeconomia trata do estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Postos de gasolina, por usarem a locação para diferenciar seus produtos, por fixarem os preços acima do custo marginal e por auferirem lucros econômicos positivos, no curto prazo, constituem bons exemplos de concorrência monopolística.
Utilizando os conceitos básicos da teoria econômica, julgue os itens subseqüentes.
O estabelecimento de regras competitivas mediante a eliminação das fontes de monopólio desloca a curva de possibilidades de produção para cima e para a direita.
A microeconomia trata do estudo do comportamento individual dos agentes econômicos e, por essa razão, constitui um sólido fundamento à análise dos agregados econômicos. A esse respeito, julgue os itens que se seguem.
Um caso típico de oligopólio colusivo ocorre quando várias empresas formam um cartel e atuam, no mercado, como um monopólio puro.
Com relação às diferentes estruturas de mercado, é correto afirmar que
um monopsônio é caracterizado pela presença de um único comprador no mercado de um bem ou serviço.
a diferença entre um oligopólio e um oligopsônio é que no caso do oligopsônio as empresas constituem uma oligarquia tecnológica.
um monopólio é uma empresa que tem o poder de fixar o preço de seu produto em qualquer nível sem, com isso, comprometer o volume de suas vendas.
a concorrência monopolística é uma forma de concorrência perfeita.
a concorrência monopolística é uma concorrência entre grandes empresas com grande poder de mercado.
Duas empresas dividem o mesmo mercado e produzem um produto homogêneo com um custo médio constante igual a R$ 5,00 por unidade. Nesse caso
no modelo de duopólio de Cournot, o preço do produto dessas empresas, no equilíbrio, será igual a R$ 7,50.
no modelo de duopólio de Stakelberg (liderança quantidade), a empresa líder terá lucro inferior ao que teria no modelo de Cournot.
no modelo de duopólio de Stakelberg (liderança quantidade), a empresa líder deverá produzir uma quantidade superior à que produziria no modelo de Cournot.
no modelo de duopólio de Stakelberg (liderança quantidade), a empresa líder deverá produzir uma quantidade inferior à que produziria no modelo de Cournot visando a forçar um preço mais elevado.
no modelo de Bertrand (concorrência via preço), o preço de equilíbrio é superior a R$ 5,00.
Considere o índice de poder de monopólio de Lerner definido por no qual P é o preço praticado pelo monopolista e MC é o seu custo marginal, ambos medidos em condições de equilíbrio. Acerca desse índice, pode-se afirmar que
o índice de Lerner também pode ser expresso por sendo ∈ a elasticidade do preço da demanda.
um melhor indicador do poder de monopólio seria obtido caso se substituísse na fórmula do índice o custo marginal pelo custo médio.
o índice de Lerner também pode ser expresso por sendo ∈ a elasticidade do preço da demanda.
não há limites para o valor máximo que esse índice pode assumir.
Um monopolista A vende seu produto em um mercado com função de demanda linear. Para produzir esse produto, ele emprega um único insumo. Cada unidade empregada do insumo é convertida em uma unidade de produto. Esse insumo, por sua vez, é produzido por outro monopolista B a um custo marginal nulo. Pode-se afirmar que
o preço do produto do monopolista A será igual à metade do preço correspondente ao intercepto da curva de demanda com o eixo dos preços.
caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 1/3 superior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.
caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 1/3 inferior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.
caso o monopolista A tome o preço do insumo anunciado pelo monopolista B como um dado, então o preço de seu produto final (do monopolista A) será 50% superior ao preço que seria praticado caso os dois monopolistas agissem como se fossem uma única empresa.
caso haja a fusão dos dois monopolistas, a nova empresa irá produzir uma quantidade inferior do bem final do que aquela que seria produzida antes da fusão.
No que se refere ao modelo de monopólio ordinário (sem discriminação de preços) é correto afirmar que
o monopolista maximiza seu lucro ao fazer com que seu preço seja o maior possível.
o monopolista maximiza seu lucro quando produz uma quantidade que faz com que seu custo médio seja mínimo.
quanto mais próximo da unidade for o módulo da elasticidade preço da demanda pelo produto de um monopolista quando o equilíbrio é atingido, maior a diferença entre o preço praticado por esse monopolista e seu custo marginal.
quanto maior for o módulo da elasticidade preço da demanda pelo produto de um monopolista em condições de equilíbrio maior será o preço por ele praticado.
quando um monopolista maximiza seu lucro, é provável que ele opere no ramo inelástico da curva de demanda por seu produto.
No que tange à possibilidade de regulação do preço de um monopólio, pode-se afirmar que
a determinação de um preço máximo a ser praticado por um monopolista fará com que este produza uma quantidade de seu produto inferior àquela que seria produzida caso não houvesse um preço máximo.
para garantir uma provisão eficiente do bem produzido por um monopolista, seu preço deve ser fixado de modo a fazer com que o lucro econômico desse monopolista seja nulo.
não é possível induzir um monopolista a produzir a quantidade eficiente de seu produto por meio de um subsídio ao preço de venda.
toda regulação de preço leva necessariamente a uma perda de eficiência. A regulação de preços só se justifica por razões de justiça social.
é possível que uma política ótima de regulação requeira uma combinação de um preço máximo mais um subsídio à empresa monopolista.
Podem ser considerados como pressupostos básicos de um modelo de mercado em concorrência perfeita, exceto
a empresa tomar como dados os preços dos fatores de produção.
a empresa tomar como dados os preços de seus produtos.
a empresa não conhecer a sua função de produção, o que reduz a possibilidade de manipulação de preço de mercado.
a empresa ser suficientemente pequena no mercado, o que impede a manipulação de preços no mercado.
movimentos de entrada e saída de empresas no mercado poderem explicar flutuações de preços.
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