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Uma importante medida de contenção da crise fiscal que assolava o estado brasileiro foi aprovada no Congresso Nacional em 1999. A crise fiscal foi agravada pela benevolência da Constituição Federal de 1988 com relação à concessão das aposentadorias. A medida aprovada tratava:
da extinção das pensões das filhas dos militares;
da proibição das aposentadorias dos Juízes de Conciliação;
do aumento do período aquisitivo dos professores de 2º grau;
do aumento da contribuição dos servidores públicos;
do fator previdenciário.
Economia - Politica Fiscal e Setor Público - Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) - 2010
Com referência a inflação, estabilização, déficit público e senhoriagem, julgue os itens seguintes. A mensuração do déficit público pelo conceito abaixo da linha representa a mensuração pela forma como o déficit foi financiado e considera a execução orçamentária.
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Com referência a inflação, estabilização, déficit público e senhoriagem, julgue os itens seguintes. O déficit público pode ser financiado pelo incremento nas receitas correntes do governo, em lugar da venda de títulos públicos, quando o objetivo for alterar os meios de pagamentos e não alterar a base monetária.
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Com referência a inflação, estabilização, déficit público e senhoriagem, julgue os itens seguintes. Em uma economia que esteja passando de um nível de hiperinflação para outro nível, de inflação em patamar mais baixo, a oferta real de moeda aumenta se o produto se mantiver constante.
Com relação ao Déficit Público, Dívida Pública e Necessidade de Financiamento do Setor Público, aponte a opção incorreta.
Com relação à descentralização fiscal no Brasil, indique a opção falsa.
Em meados dos anos 1990, o processo de descentralização fiscal foi aprofundado com a criação do Fundo de Estabilização Fiscal (FEF).
O processo de descentralização, iniciado nos anos 1980 e aprofundado com a Constituição de 1988, teve basicamente uma motivação política.
Com o agravamento da crise econômica e o processo de redemocratização do país ao fim dos anos 1970, as esferas subnacionais de governo começaram sua luta pela descentralização tributária.
A partir da Constituição de 1988, a combinação de maiores receitas, com assunção de responsabilidades que inicialmente eram da União, levou a soma de estados e municípios a ter uma participação crescente no total do gasto público do país.
A federação brasileira é marcada por expressivas disparidades sócio-econômicas que se refletem em diferentes capacidades fiscais.
Uma das principais formas de política econômica é a Política Fiscal. Com relação à política fiscal, identifique a única opção incorreta.
Com relação à Dívida Pública, Déficit Público e Necessidade de Financiamento do Setor Público, identifique a opção falsa.
A diferença entre as receitas totais e os gastos totais é chamada de déficit primário, pelo conceito "acima da linha".
Uma medida muito utilizada para avaliar a capacidade de pagamento do setor público é a relação dívida / PIB.
O déficit operacional é uma medida bastante requisitada em períodos de inflação elevada.
Os vários conceitos de défi cit público podem ser apurados por dois critérios: o de competência e o de caixa.
No longo prazo, o crescimento da dívida pública ocupa o espaço que seria destinado à formação de capital (efeito crowding - out), por meio da redução de investimentos.
Assinale a opção falsa com relação aos Princípios Teóricos da Tributação.
Do ponto de vista do princípio do benefício, os impostos são vistos como preços que os cidadãos pagam pelas mercadorias e serviços que adquirem por meio de seus governos, presumivelmente cobrados de acordo com os benefícios individuais direta ou indiretamente recebidos.
A neutralidade, na ótica da alocação de recursos, deveria ser complementada pela equidade na repartição da carga tributária.
O princípio da capacidade de pagamento sugere que os contribuintes devem arcar com cargas fiscais que representem igual sacrifício de bem-estar, interpretado pelas perdas de satisfação no setor privado.
A equidade horizontal requer que indivíduos com diferentes habilidades paguem tributos em montantes diferenciados.
Não existem meios práticos que permitam operacionalizar o critério do benefício, por não ser a produção pública sujeita à lei do preço.
Por política fiscal, entende-se a atuação do governo no que diz respeito à arrecadação de impostos e aos gastos públicos. Com relação à tributação, não é correto afirmar:
conforme aumenta a renda dos indivíduos e a riqueza da sociedade, aumenta a arrecadação de impostos diretos.
o sistema tributário é dito progressivo quando a participação dos impostos na renda dos indivíduos aumenta conforme a renda aumenta.
o sistema tributário é considerado proporcional quando se aplica a mesma alíquota do tributo para os diferentes níveis de renda.
a aplicação de um sistema de imposto regressivo afeta o padrão de distribuição de renda, tornando-a mais desigual.
os tributos específi cos e ad valorem são exemplos clássicos de impostos diretos.
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