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A maior parte dos benefícios proporcionados pela produção irrigada é internalizada pelo setor privado. Portanto, é do seu interesse assegurar a estabilidade e continuidade da produção, da operação do sistema, da manutenção e da reposição dos equipamentos utilizados nos projetos de irrigação. (MENDONÇA, Jackson Ornelas. Irrigação na Bahia: por uma política mais incisiva de aproveitamento do potencial existente)
Para que esse propósito seja alcançado deve ser instituído um regime de gestão e uma política
tributária capazes de assegurar os recursos necessários e a agilidade indispensável às decisões que um sistema tão complexo e sofisticado requer, mas que, ao mesmo tempo, seja compatível com a realidade da agricultura do país.
tarifária capazes de assegurar os recursos necessários e a agilidade indispensável às decisões que um sistema tão complexo e sofisticado requer, mas que, ao mesmo tempo, seja compatível com a realidade da agricultura estadual.
operacional da água capazes de assegurar os recursos necessários e a agilidade indispensável às decisões que um sistema tão complexo e sofisticado requer, mas que, ao mesmo tempo, seja compatível com a realidade da agricultura estadual.
comercial capazes de assegurar os recursos necessários e a agilidade indispensável às decisões que um sistema tão complexo e sofisticado requer, mas que, ao mesmo tempo, seja compatível com a realidade da agricultura estadual.
industrial capazes de assegurar os recursos necessários e a agilidade indispensável às decisões que um sistema tão complexo e sofisticado requer, mas que, ao mesmo tempo, seja compatível com a realidade da agricultura do país.
Entre os objetivos do Programa de Desenvolvimento da Dendeicultura, pode-se citar:
Entre os objetivos do Programa de Desenvolvimento da Dendeicultura, pode-se citar:
incrementar a área cultivada e a produção de dendê na região do Estado, ribeirinha ao Rio São Francisco, exclusivamente.
garantir preço vinculado às cotações do mercado mundial – 12% do preço do óleo.
garantir preço vinculado às cotações do mercado paulista – 12% do preço do óleo.
incrementar a área cultivada e a produção de dendê em toda a região litorânea do Estado.
No capítulo X do Planejamento Estratégico consta:
Grande parte das abordagens de responsabilidade social a definem como a integração voluntária, pelas empresas, das preocupações relacionadas ao meio ambiente (em sentido amplo) em suas operações comerciais e relações com interlocutores. Não é uma atitude, para alguns autores, imposta pelo mercado ou pela "moda" (Castro, 2002) e, inclusive, vai além do simples cumprimento de qualquer legislação social prevalecente, abarcando indistintamente todas as empresas, de qualquer porte. Rotineira no âmbito da Administração é a acepção de que aquilo que justifica as atitudes de responsabilidade social desenvolvidas no interior das empresas é o fato de que, "(...)se elas obtêm recursos da sociedade, devem restituílos de alguma forma, principalmente mediante ações sociais voltadas para a solução dos diversos problemas que atingem esta mesma sociedade – drawback principle" (Introduction to Social Responsability. 2002)
Esta responsabilidade social pode se dar em dois níveis:
interno (focaliza público interno da empresa, empregados) e externo (relaciona-se a seus clientes e à comunidade próxima da empresa ou do local em que se situa).
externo (focaliza público interno da empresa, empregados e clientes) e interno (relaciona-se à comunidade próxima da empresa ou do local em que se situa).
interno (focaliza público interno da empresa, empregados e clientes) e externo (relaciona-se à comunidade próxima da empresa ou do local em que se situa).
interno (focaliza público interno da empresa, seus empregados) e global (focaliza público externo da empresa, empregados e clientes).
global (relaciona-se à comunidade próxima da empresa ou do local em que habitam seus funcionários) e externo (relaciona-se à comunidade próxima da empresa ou do local em que se situa e a seus clientes).
No capítulo X do Planejamento Estratégico afirma-se que, do ponto de vista da Teoria Econômica, em contraponto à análise ético-administrativa, soa subjetiva por demais a idéia de ceder de volta à sociedade aquilo que ela dá às firmas. O mais correto seria admitir que o valor da responsabilidade social corporativa − corporate social responsability (CSR) − reside em facultar benefícios para as empresas, entre os quais NÃO se inclui
a melhoria da performance financeira; isto é, empresas cujas atividades repousam em princípios éticos têm melhor desempenho que as outras e o incremento da capacidade de atrair e reter empregados.
a perda da imagem pública da empresa e a queda da produtividade devida ao absenteísmo dos trabalhadores.
a redução dos custos de operação (pela diminuição do desperdício e as ineficiências dos processos de produção, além da minimização do absenteísmo e desestímulo dos trabalhadores).
a valorização da marca e reputação e o aumento da produtividade e qualidade.
o aumento das vendas e da lealdade do consumidor e a melhoria da performance financeira.
O Plano Estratégico do Governo da Bahia, ao abordar o papel e as relações entre os centros de produção de conhecimento, como universidades, escolas técnicas e centros de pesquisa, as empresas e entre empresas, indica que "De outra parte, a articulação das ações, inclusive entre agentes privados, é fundamental na medida em que, conforme o porte das empresas e o seu setor de atuação, as dinâmicas tecnológicas são distintas" e aponta para ações tendentes a criar as bases para a inovação e garantir o transbordamento das ações de pesquisa e desenvolvimento empreendidas por empresas que dispõem dos meios necessários para aquelas cuja dinâmica tecnológica está fortemente associada aos vínculos intersetoriais que estabelecem é um requisito essencial. Em paralelo, o processo de articulação pressupõe também o fortalecimento dos vínculos entre os centros de produção de conhecimento e seus usuários finais no processo de produção e agregação de valor, buscando
maximizar os custos de transação associados ao estabelecimento de ligações entre a oferta e a demanda tecnológica no Estado.
manter os custos de transação associados ao estabelecimento de ligações entre a oferta e a demanda tecnológica no Estado.
minimizar os custos de transação associados ao estabelecimento de ligações entre a oferta e a demanda tecnológica no Estado.
ampliar os custos de transação associados ao estabelecimento de ligações entre a oferta e a demanda tecnológica no Estado.
incrementar os custos de transação para os centros tradicionais – como universidades, escolas técnicas e centros de pesquisa – associados ao estabelecimento de ligações entre a oferta e a demanda tecnológica no Estado.
A Max Weber pode ser atribuída a seguinte frase:
"A burocracia constitui o tipo tecnicamente mais puro de dominação legal".
"O direito é uma forma de torcer e ajeitar o homem da natureza em prol da sociedade".
Uma das explicações recorrentes para o crescimento constante do gasto público dos estados contemporâneos tem sido a necessidade de preparação para guerra. No entanto, a tendência de elevação dos gastos governamentais continuou mesmo após 1945, com o fim da Segunda Guerra Mundial. Os dois fatores que mais influenciaram o aumento do gasto público nas últimas décadas, independentemente do grau de desenvolvimento dos países foram:
a adoção de regimes representativos pela grande maioria dos estados que resultou numa demanda por universalização dos serviços públicos e a burocracia criada para suprir essa demanda gerou uma tendência inercial de crescimento dos gastos de custeio com a máquina pública.
a universalização da educação, associada à elevadas taxas de crescimento populacional, gerando uma demanda constante por mais e melhores serviços públicos.
o crescimento inicial do gasto público produzindo uma burocracia cada vez mais autônoma que, por sua vez, passou a capturar rendas crescentes na forma de impostos, independentemente das demandas da população.
o boom populacional a partir dos anos 1950 aumentando a proporção de crianças e jovens e estes, por sua vez, pressionando a criação de novos serviços, como creches, educação, esportes e lazer.
o envelhecimento progressivo da população, gerando elevados gastos com saúde e previdência e o aumento de gastos com serviços públicos em função da crescente urbanização.
Apesar do sucesso do Plano Real, a estabilização monetária foi acompanhada por uma aguda crise financeira dos estados. Explica-se a deterioração das contas estaduais a partir de 1995 pelo fato de
a estabilização monetária ter provocado uma redução na atividade econômica afetando a arrecadação dos estados.
a redução das taxas de inflação ter gerado redução momentânea da taxa de juros, estimulando o endividamento dos governos estaduais.
a rápida redução da inflação só ter sido conseguida através da elevação da taxa básica de juros por parte do governo federal, o que elevou o custo das dívidas estaduais contraídas antes do Plano Real.
o sucesso do Plano Real ter gerado aumento da atividade econômica resultando em forte pressão por elevação do gasto dos governos estaduais em obras de infra-estrutura.
os estados terem continuado a concessão de reajustes salariais ao funcionalismo com base na inflação passada na expectativa de que o retorno da inflação desvalorizaria as despesas públicas enquanto as receitas continuariam indexadas.
Quando um governo decide criar um tributo novo ou elevar a alíquota de um tributo já existente, os agentes públicos precisam conhecer seus efeitos sobre os preços dos produtos afetados. Supondo a existência de mercados competitivos, o nível de repasse do ônus tributário do produtor para os preços e, portanto, para os consumidores, dependerá da elasticidade das curvas de demanda e oferta dos produtos. Considere as afirmações abaixo.
I. Quanto maior a elasticidade da curva de demanda e menor a elasticidade da curva de oferta de um produto em relação à variação de preços, menor poderá ser o repasse do ônus tributário aos consumidores.
II. Quanto menor a elasticidade da curva de demanda e maior a elasticidade da curva de oferta de um produto em relação à variação de preços, menor poderá ser o repasse do ônus tributário aos consumidores.
III. Quanto menor a elasticidade da curva de demanda e maior a elasticidade da curva de oferta de um produto em relação à variação de preços, maior poderá ser o repasse do ônus tributário aos consumidores.
IV. Quando as curvas de demanda e de oferta são inelásticas em relação à variação de preços, não há repasse do ônus tributário aos consumidores.
V. Quanto maior a elasticidade da curva de demanda e menor a elasticidade da curva de oferta de um produto em relação à variação de preços, maior poderá ser o repasse do ônus tributário aos consumidores.
Está correto o que se afirma SOMENTE em
I.
III.
IV.
I e III.
II e V.
Suponha uma economia representada pelo modelo keynesiano simples na qual o governo aumenta a meta do superávit primário e ao mesmo tempo aumenta a taxa de juros básica. Nessas condições, o impacto esperado das políticas econômicas praticadas pelo governo sobre a geração da renda da economia podem ser caracterizadas como política fiscal e política monetária, respectivamente,
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