Lista completa de Questões de Economia da Fundação Carlos Chagas (FCC) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
O Plano Estratégico do Estado da Bahia propõe que, além dos setores industrial e do agronegócio, a complementaridade deve ser perseguida também no setor terciário. As atividades de serviços industriais contribuem para a elevação da produtividade e incremento da dinâmica econômica, posto que liberam as unidades produtivas da indústria para se especializarem nas suas atividades e para expandirem suas possibilidades de flexibilização dentro do seu processo produtivo. Na medida em que contam com reduzidas economias de escala, a concretização de uma estrutura sólida de serviços industriais (que lhes permita usufruir de uma oferta de serviços externos que viabilizem maior qualidade do produto) se aplica, em especial, às
grandes empresas.
micro, pequenas e médias empresas.
empresas estrangeiras.
empresas de capital estritamente nacional.
empresas de grande porte.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Responsável pela implantação de uma das primeiras experiências de montagem de um sistema de planejamento estadual, a Bahia destacou-se nacionalmente pelo pioneirismo na montagem de uma estrutura de planejamento inovadora. Brandão (2001) levanta três momentos bastantes nítidos da emergência do processo de planejamento na Bahia: o programa da lavoura cacaueira nos anos 30; entre 1943 e 1947, o Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS), que, diante do intenso crescimento orgânico e demográfico da capital baiana, estabeleceu diretrizes de planejamento urbano no intuito de ordenar seu crescimento; e a instituição da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), criada por inspiração de Rômulo Almeida, e que, frente ao impasse do chamado "enigma baiano" – a queda da posição relativa da Bahia na economia nacional – dá início a um processo sistemático de estudo e avaliação da situação econômica do Estado, que vai resultar em uma série de planos e propostas visando estimular o crescimento econômico e a inserção da economia baiana no processo nacional de acumulação da capital.
Essas experiências, pioneiras no que se refere ao planejamento estadual no Brasil, possuíam algum grau de voluntarismo e resultaram da ação de uma elite intelectual e técnica. Essa elite tomou a si a função de propor alternativas de desenvolvimento para o estado da Bahia num período de escassez de capital e de aprofundamento dos desequilíbrios regionais, caracterizando o que Rômulo Almeida rotulou de conspiração dos
políticos.
tecnocratas administrativos.
economistas.
funcionários subalternos.
técnicos.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Para o organizador do documento Planejamento Estratégico, a inexistência de uma política nacional de desenvolvimento regional foi o caldo de cultura para o estabelecimento
da guerra fiscal, consubstanciada numa verdadeira guerra de incentivos, em que cada estado buscava atrair investimentos utilizando-se da renúncia fiscal e de outros expedientes.
do sistema de cooperação entre Estados, consubstanciado em acordos de incentivos sob a égide do CONFAZ, em que cada estado buscava atrair investimentos utilizando-se apenas renúncia fiscal.
da guerra fiscal, consubstanciada numa verdadeira guerra de incentivos, em que cada estado buscava atrair investimentos utilizando-se exclusivamente do mecanismo de renúncia fiscal.
do federalismo fiscal sadio, evitando uma guerra de incentivos, em que cada estado buscava atrair investimentos utilizando-se da renúncia fiscal e de outros expedientes.
de uma efetiva coordenação fiscal no âmbito federal, consubstanciada numa harmonização de incentivos, em que cada estado atraia investimentos sob a coordenação formal do Governo Federal.
Economia - Análise Setorial do Desenvolvimento Econômico Recente - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2004
Segundo o estudo "Quatro cantos da Bahia", o Programa Brasil em Ação delimita o "Eixo do São Francisco" como uma região que parte do litoral e se interioriza até abranger a bacia do rio São Francisco, ocupando uma área de 852,3 mil km2, correspondente a cerca de 9,9% do território nacional, incorporando integralmente
os estados de Sergipe e de Minas Gerais em sua porção norte, 84% da Bahia, 23% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 2% no extremo sudoeste de Pernambuco.
o estado da Bahia, 45% de Sergipe, e 24% de Minas Gerais em sua porção norte, 23% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 1% no extremo sudoeste de Pernambuco.
o estado de Sergipe, 85% do Estado da Bahia e 14% de Minas Gerais em sua porção norte, 13% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 2% no extremo sudoeste de Pernambuco.
os estados da Bahia e Sergipe, e 14% de Minas Gerais em sua porção norte, 23% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 2% no extremo sudoeste de Pernambuco.
o estado da Bahia, 95% de Sergipe, 11% de Minas Gerais em sua porção norte, 23% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 1% no extremo sudoeste de Pernambuco.
Dada alocação de recursos na economia é eficiente quando é impossível modificá-la de forma a melhorar o nível de bem-estar de um indivíduo, sem piorar a situação de outro qualquer, constitui critério
da eficiência de Pareto.
do benefício.
de regressividade.
da capacidade de contribuição.
da eqüidade.
No contexto do movimento de intensificação do relacionamento financeiro entre os diversos mercados, no âmbito internacional, um destaque é dado ao fato de que as empresas brasileiras passaram a ocupar espaço em bolsas internacionais. Um produto que caracteriza esse movimento são os:
Brasilian Depositary Receipts, que são caracterizados por papéis emitidos e negociados internacionalmente nas bolsas de valores, com lastro em ações de empresas brasileiras.
American Depositary Receipts, que são papéis emitidos e negociados nos Estados Unidos, com lastro em ações de empresas norte-americanas, com escritórios de representação no Brasil.
Global Depositary Receipts que, quando do Nível III, são exclusivamente ofertados para todos os países do mercado europeu.
American Depositary Receipts, que são papéis emitidos e negociados nos Estados Unidos, com lastro em ações de empresas de outros países.
Brazilian Depositary Receipts que, quando no Nível II, permitem apenas sua negociação em mercado de balcão não organizado, sem que sejam negociados em bolsas de valores.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
No mercado à vista de ações, o processo de liquidação ocorre em:
D+1 para liquidação física e financeira.
D+2 para liquidação física e financeira.
D+3 para liquidação física e financeira.
D+1 para liquidação física e D+2 para financeira.
D+2 para liquidação física e D+3 para financeira.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
Uma ação representa
a maior parcela do capital social de uma empresa.
a menor parcela do capital social de uma empresa.
o patrimônio líquido de uma companhia.
as reservas de lucros de uma companhia.
a parcela média do capital social de uma empresa.
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
O ganho líquido obtido no mercado à vista de ações é tributado atualmente à alíquota de
1%
5%
10%
15%
20%
Economia - Interligação Entre o Lado Real e o Lado Monetário - Análise IS-LM - Fundação Carlos Chagas (FCC) - 2003
"Ação Cheia" é linguagem utilizada pelo mercado e tem o significado de ação que
ainda não recebeu dividendos e split concedidos pela empresa emissora.
já recebeu e exerceu direitos concedidos pela empresa emissora.
já recebeu dividendos e bonificações concedidos pela empresa emissora.
ainda não recebeu ou exerceu direitos concedidos pela empresa emissora.
já recebeu bonificações e subscrição concedidos pela empresa emissora.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...