Questões de Economia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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O Plano Estratégico do Estado da Bahia propõe que, além dos setores industrial e do agronegócio, a complementaridade deve ser perseguida também no setor terciário. As atividades de serviços industriais contribuem para a elevação da produtividade e incremento da dinâmica econômica, posto que liberam as unidades produtivas da indústria para se especializarem nas suas atividades e para expandirem suas possibilidades de flexibilização dentro do seu processo produtivo. Na medida em que contam com reduzidas economias de escala, a concretização de uma estrutura sólida de serviços industriais (que lhes permita usufruir de uma oferta de serviços externos que viabilizem maior qualidade do produto) se aplica, em especial, às

  • a.

    grandes empresas.

  • b.

    micro, pequenas e médias empresas.

  • c.

    empresas estrangeiras.

  • d.

    empresas de capital estritamente nacional.

  • e.

    empresas de grande porte.

Responsável pela implantação de uma das primeiras experiências de montagem de um sistema de planejamento estadual, a Bahia destacou-se nacionalmente pelo pioneirismo na montagem de uma estrutura de planejamento inovadora. Brandão (2001) levanta três momentos bastantes nítidos da emergência do processo de planejamento na Bahia: o programa da lavoura cacaueira nos anos 30; entre 1943 e 1947, o Escritório do Plano de Urbanismo da Cidade do Salvador (EPUCS), que, diante do intenso crescimento orgânico e demográfico da capital baiana, estabeleceu diretrizes de planejamento urbano no intuito de ordenar seu crescimento; e a instituição da Comissão de Planejamento Econômico (CPE), criada por inspiração de Rômulo Almeida, e que, frente ao impasse do chamado "enigma baiano" – a queda da posição relativa da Bahia na economia nacional – dá início a um processo sistemático de estudo e avaliação da situação econômica do Estado, que vai resultar em uma série de planos e propostas visando estimular o crescimento econômico e a inserção da economia baiana no processo nacional de acumulação da capital.

Essas experiências, pioneiras no que se refere ao planejamento estadual no Brasil, possuíam algum grau de voluntarismo e resultaram da ação de uma elite intelectual e técnica. Essa elite tomou a si a função de propor alternativas de desenvolvimento para o estado da Bahia num período de escassez de capital e de aprofundamento dos desequilíbrios regionais, caracterizando o que Rômulo Almeida rotulou de conspiração dos

  • a.

    políticos.

  • b.

    tecnocratas administrativos.

  • c.

    economistas.

  • d.

    funcionários subalternos.

  • e.

    técnicos.

Para o organizador do documento Planejamento Estratégico, a inexistência de uma política nacional de desenvolvimento regional foi o caldo de cultura para o estabelecimento

  • a.

    da guerra fiscal, consubstanciada numa verdadeira guerra de incentivos, em que cada estado buscava atrair investimentos utilizando-se da renúncia fiscal e de outros expedientes.

  • b.

    do sistema de cooperação entre Estados, consubstanciado em acordos de incentivos sob a égide do CONFAZ, em que cada estado buscava atrair investimentos utilizando-se apenas renúncia fiscal.

  • c.

    da guerra fiscal, consubstanciada numa verdadeira guerra de incentivos, em que cada estado buscava atrair investimentos utilizando-se exclusivamente do mecanismo de renúncia fiscal.

  • d.

    do federalismo fiscal sadio, evitando uma guerra de incentivos, em que cada estado buscava atrair investimentos utilizando-se da renúncia fiscal e de outros expedientes.

  • e.

    de uma efetiva coordenação fiscal no âmbito federal, consubstanciada numa harmonização de incentivos, em que cada estado atraia investimentos sob a coordenação formal do Governo Federal.

Segundo o estudo "Quatro cantos da Bahia", o Programa Brasil em Ação delimita o "Eixo do São Francisco" como uma região que parte do litoral e se interioriza até abranger a bacia do rio São Francisco, ocupando uma área de 852,3 mil km2, correspondente a cerca de 9,9% do território nacional, incorporando integralmente

  • a.

    os estados de Sergipe e de Minas Gerais em sua porção norte, 84% da Bahia, 23% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 2% no extremo sudoeste de Pernambuco.

  • b.

    o estado da Bahia, 45% de Sergipe, e 24% de Minas Gerais em sua porção norte, 23% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 1% no extremo sudoeste de Pernambuco.

  • c.

    o estado de Sergipe, 85% do Estado da Bahia e 14% de Minas Gerais em sua porção norte, 13% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 2% no extremo sudoeste de Pernambuco.

  • d.

    os estados da Bahia e Sergipe, e 14% de Minas Gerais em sua porção norte, 23% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 2% no extremo sudoeste de Pernambuco.

  • e.

    o estado da Bahia, 95% de Sergipe, 11% de Minas Gerais em sua porção norte, 23% do Piauí em sua porção sudoeste e, por fim, apenas 1% no extremo sudoeste de Pernambuco.

Dada alocação de recursos na economia é eficiente quando é impossível modificá-la de forma a melhorar o nível de bem-estar de um indivíduo, sem piorar a situação de outro qualquer, constitui critério

  • a.

    da eficiência de Pareto.

  • b.

    do benefício.

  • c.

    de regressividade.

  • d.

    da capacidade de contribuição.

  • e.

    da eqüidade.

No contexto do movimento de intensificação do relacionamento financeiro entre os diversos mercados, no âmbito internacional, um destaque é dado ao fato de que as empresas brasileiras passaram a ocupar espaço em bolsas internacionais. Um produto que caracteriza esse movimento são os:

  • a.

    Brasilian Depositary Receipts, que são caracterizados por papéis emitidos e negociados internacionalmente nas bolsas de valores, com lastro em ações de empresas brasileiras.

  • b.

    American Depositary Receipts, que são papéis emitidos e negociados nos Estados Unidos, com lastro em ações de empresas norte-americanas, com escritórios de representação no Brasil.

  • c.

    Global Depositary Receipts que, quando do Nível III, são exclusivamente ofertados para todos os países do mercado europeu.

  • d.

    American Depositary Receipts, que são papéis emitidos e negociados nos Estados Unidos, com lastro em ações de empresas de outros países.

  • e.

    Brazilian Depositary Receipts que, quando no Nível II, permitem apenas sua negociação em mercado de balcão não organizado, sem que sejam negociados em bolsas de valores.

No mercado à vista de ações, o processo de liquidação ocorre em:

  • a.

    D+1 para liquidação física e financeira.

  • b.

    D+2 para liquidação física e financeira.

  • c.

    D+3 para liquidação física e financeira.

  • d.

    D+1 para liquidação física e D+2 para financeira.

  • e.

    D+2 para liquidação física e D+3 para financeira.

Uma ação representa

  • a.

    a maior parcela do capital social de uma empresa.

  • b.

    a menor parcela do capital social de uma empresa.

  • c.

    o patrimônio líquido de uma companhia.

  • d.

    as reservas de lucros de uma companhia.

  • e.

    a parcela média do capital social de uma empresa.

O ganho líquido obtido no mercado à vista de ações é tributado atualmente à alíquota de

  • a.

    1%

  • b.

    5%

  • c.

    10%

  • d.

    15%

  • e.

    20%

"Ação Cheia" é linguagem utilizada pelo mercado e tem o significado de ação que

  • a.

    ainda não recebeu dividendos e split concedidos pela empresa emissora.

  • b.

    já recebeu e exerceu direitos concedidos pela empresa emissora.

  • c.

    já recebeu dividendos e bonificações concedidos pela empresa emissora.

  • d.

    ainda não recebeu ou exerceu direitos concedidos pela empresa emissora.

  • e.

    já recebeu bonificações e subscrição concedidos pela empresa emissora.

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