Questões de Economia da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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As debêntures são títulos de crédito de

  • a.

    longo prazo emitidos por sociedades limitadas.

  • b.

    curto prazo emitidos por sociedades anônimas.

  • c.

    longo prazo emitidos por sociedades anônimas.

  • d.

    curto prazo emitidos por sociedades limitadas.

  • e.

    médio prazo emitidos pelas sociedades limitadas.

As ações ON e PN significam, respectivamente,

  • a.

    ordinárias negociáveis e preferenciais negociáveis.

  • b.

    obrigações nominativas e preferenciais nominativas.

  • c.

    obrigações nominativas e preferenciais nominativas.

  • d.

    ordinárias nominativas e preferenciais nominativas.

  • e.

    ordinárias nacionais e preferenciais nacionais.

As condições necessárias para o perfeito funcionamento das bolsas de valores são fiscalização,

  • a.

    eficiência e organização.

  • b.

    controle e planejamento.

  • c.

    planejamento e orçamento.

  • d.

    orçamento e controle.

  • e.

    organização e controle.

Com relação ao ADR, podemos afirmar que é

  • a.

    um título emitido em vários países.

  • b.

    uma ação de direito reservado.

  • c.

    um recibo de depósito americano.

  • d.

    um recibo emitido em vários países.

  • e.

    uma ação emitida no exterior.

A principal inovação do Novo Mercado, em relação à legislação, é a

  • a.

    proibição de emissão de ações ordinárias.

  • b.

    proibição de emissão de ações preferenciais.

  • c.

    permissão de conversão de ações ordinárias.

  • d.

    proibição de conversão de ações preferenciais.

  • e.

    permissão de emissão de debêntures conversíveis.

Nas sociedades capitalistas, as Bolsas de Valores possuem um papel fundamental ao negociar ações de empresas privadas e governamentais e títulos públicos, exercendo assim uma atividade de interesse público. A definição de Bolsas de Valores e o órgão federal que normatiza e disciplina seu funcionamento são, respectivamente:

  • a.

    pessoas jurídicas de direito público que integram a Administração, exercendo relevante função no desenvolvimento do mercado de títulos mobiliários, posto que constituem o cenário no qual os compradores e vendedores, representados por corretoras, se contratam livremente; Comissão Administrativa de Defesa Econômica (CADE).

  • b.

    pessoas jurídicas de direito público que não integram a Administração, mas exercem relevante função no desenvolvimento do mercado de títulos mobiliários, posto que constituem o cenário no qual os compradores e vendedores, representados por corretoras, se contratam livremente; Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

  • c.

    pessoas jurídicas de direito privado que não integram a Administração, mas exercem relevante função no desenvolvimento do mercado de títulos mobiliários, posto que constituem o cenário no qual os compradores e vendedores, representados por corretoras, se contratam livremente; Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

  • d.

    organizações sociais (OS) de direito privado que não integram a Administração, mas exercem relevante função no desenvolvimento do mercado de títulos mobiliários, embora de forma não exclusiva, posto que constituem um dos cenários no qual os compradores e vendedores, representados por corretoras, se contratam livremente; Comissão Administrativa de Defesa Econômica (CADE).

  • e.

    organizações sociais (OS) de direito público que integram a Administração, e exercem relevante função no desenvolvimento do mercado de títulos mobiliários, embora de forma não exclusiva, posto que constituem um dos cenários no qual os compradores e vendedores, representados por corretoras, se contratam livremente; Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) é importante entidade de regulação mobiliária. Sua incumbência fundamental e a entidade a qual suas ações estão condicionadas são, respectivamente:

  • a.

    implementar a política de funcionamento e organizar o mercado de valores mobiliários; Comissão Administrativa de Defesa Econômica (CADE).

  • b.

    implementar a política de funcionamento e organizar o mercado de valores mobiliários; Conselho Monetário Nacional (CMN).

  • c.

    editar diretrizes fundantes do funcionamento e organizar o mercado de valores mobiliários; Conselho Monetário Nacional (CMN).

  • d.

    editar diretrizes fundantes do funcionamento e organizar o mercado de valores mobiliários; Comissão Administrativa de Defesa Econômica (CADE).

  • e.

    editar diretrizes fundantes, implementar a política de funcionamento e organizar o mercado de valores mobiliários; Comissão Banco Central (BACEN).

A criação das chamadas "agências reguladoras" durante o governo Fernando Henrique Cardoso provoca controvérsia quanto ao conceito de independência das entidades de regulação tradicionais (CMN, BACEN e CVM, por exemplo). Segundo as leis que regulam as novas "agências reguladoras", estas seriam independentes, diferentemente das entidades tradicionais, porque possuem atribuição de competências

  • a.

    regulatórias; o Poder Executivo não pode exonerar seus dirigentes ad nutum, sua organização é colegiada, há formação técnica de seus quadros, não se pode interpor recursos hierárquicos.

  • b.

    regulatórias e ordenadoras; o Poder Executivo não pode exonerar seus dirigentes ad nutum, sua organização é colegiada e representativa dos diversos ministérios afins, há formação técnica de seus quadros, não se pode interpor recursos hierárquicos.

  • c.

    regulatórias; os Poderes Executivo e Legislativo não podem exonerar seus dirigentes ad nutum, sua organização é colegiada e representativa dos diversos ministérios afins, há formação técnica de seus quadros, não se pode interpor recursos hierárquicos.

  • d.

    regulatórias e hierárquicas; apenas o Conselho de Defesa do Estado pode exonerar seus dirigentes ad nutum, sua organização é colegiada, há formação técnica de seus quadros, não se pode interpor recursos extrajudiciais.

  • e.

    regulatórias, ordenadoras e hierárquicas; apenas o Conselho de Defesa do Estado pode exonerar seus dirigentes ad nutum, sua organização é colegiada e representativa dos diversos ministérios afins, há formação técnica e prática de seus quadros, não se pode interpor recursos extra-judiciais.

Compete à CVM

  • a.

    fiscalizar o mercado de crédito das instituições financeiras.

  • b.

    controlar a dívida pública interna e dívida pública externa.

  • c.

    julgar e punir irregularidades do mercado de valores mobiliários.

  • d.

    fixar diretrizes e normas de política cambial traçada pelo CMN.

  • e.

    assegurar o financiamento eficiente das sociedades anônimas.

O titular de uma opção de venda tem

  • a.

    o direito de vender a ação pelo preço de mercado.

  • b.

    a obrigação de comprar a ação pelo preço de exercício.

  • c.

    a obrigação de comprar a ação pelo preço de mercado.

  • d.

    o direito de vender a ação pelo preço de exercício.

  • e.

    o direito de receber o prêmio no vencimento do exercício.

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