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Em relação a cotas e tarifas no comércio exterior, é correto afirmar que:
tarifas são alíquotas de impostos sobre bens exportados e cotas são impostos sobre bens importados;
tarifas são alíquotas de impostos sobre bens importados e cotas são impostos sobre bens exportados;
tarifas são impostos sobre bens importados e cotas são restrições a quantidade de bens que podem ser importados;
tarifas são impostos sobre exportação e cotas são restrições a quantidade de bens que podem ser importados;
tarifas e cotas são sinônimas.
O ajuste da economia brasileira à crise cambial de 1999 envolveu não só medidas emergenciais, mas também (e principalmente) uma mudança de modelo de política macroeconômica. Sobre esse novo modelo e a evolução da política econômica no Brasil pós-1999, é correto afirmar:
Houve nítida mudança no papel da taxa de câmbio em relação ao modelo vigente durante o Plano Real: a taxa de câmbio perdeu a função de âncora dos preços e assumiu o papel de variável de ajuste do balanço de pagamentos.
Houve nítida mudança no papel da taxa de juros em relação ao modelo vigente durante o Plano Real: a taxa de juros deixou de atuar como instrumento de política antinflacionária e tornou-se um instrumento de controle da taxa de câmbio e, indiretamente, do balanço de pagamentos.
O modelo de metas inflacionárias fixou metas de inflação gradualmente decrescentes para o IPCA a partir de 1999, tendo o índice se mantido dentro dos intervalos previstos até o fim do segundo governo Fernando Henrique Cardoso.
A taxa de câmbio foi substituída pelo modelo de metas inflacionárias como âncora dos preços e a política fiscal passou a ser orientada por metas de déficit nominal (meta de déficit zero), visando ao controle da relação Dívida Pública/PIB.
A política fiscal passou a ser orientada por um modelo de metas de superávit primário para o governo central (Governo Federal, Previdência Social e Banco Central), visando ao controle da relação Dívida Pública/PIB e, através desta, do risco-país.
Para assegurar a segurança e a confiabilidade do sistema financeiro internacional, o acordo da Basiléia estrutura-se em três pilares, dos quais o mais importante é o cálculo do capital regulatório.
Se CT indica o capital total, RC, RO e RM indicam os riscos de crédito, operacional e de mercado, respectivamente, então o cálculo do capital mínimo requerido é dado por:
Paul Singer afirma, em Aprender Economia (São Paulo: Contexto, 2004), que "hoje há dois tipos de moeda funcionando no Brasil: moeda legal e moeda escritural" (p. 53).
A este respeito e de acordo com o autor, assinale a alternativa correta:
antigamente a moeda legal era emitida por bancos privados; hoje é emitida pelo Banco Central e mantém relação direta com a moeda-mercadoria;
a moeda escritural é constituída por pedaços de papel que não têm nenhum valor em si e que representam uma certa quantidade de metal precioso;
a moeda legal é a que fica nos bancos, sendo por nós movimentada por meio de um instrumento de crédito chamado cheque;
a moeda escritural tem seu volume constituído pelo conjunto de depósitos bancários e é a única aceita nas transações entre países;
a moeda legal é usada para fazer pequenos pagamentos e retira o seu valor de sua quantidade limitada e por ter curso forçado.
Economia - Noções de Crescimento e Desenvolvimento Econômico - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2005
A tabela abaixo mostra a comparação da evolução do índice de Gini da distribuição de renda na agricultura e o da economia brasileira no período 1960-80.
Analise as conclusões a seguir:
I - O grau de concentração da renda agropecuária elevou-se mais rapidamente que a da renda nacional.
II - A participação dos empregadores na renda agropecuária permaneceu relativamente constante.
III - Diferentemente do que se poderia esperar, os empregados viram sua parte na renda agropecuária se elevar nesse período.
IV - A renda agrícola cresceu mais rapidamente do que a renda nacional.
V - A diferenciação interna da produção familiar foi mais intensa do que a ocorrida no interior do setor de empregados e de empregadores.
Corresponde(m)às informações da tabela somente a(s) conclusão(ões):
III;
V;
I e V;
III, IV, V;
I, II, III, IV.
De acordo com o modelo Mundell-Fleming, as conseqüências de uma política monetária expansionista numa pequena economia aberta sob o regime de taxas de câmbio fixas seriam:
a renda aumenta e não há efeitos sobre as exportações líquidas;
não há efeitos sobre a renda e sobre as exportações líquidas;
a renda e as exportações líquidas aumentam;
a renda e as exportações líquidas diminuem;
a renda diminui e as exportações líquidas aumentam.
De acordo com o modelo Mundell-Fleming, as conseqüências do estabelecimento de uma política monetária expansionista numa pequena economia aberta sob o regime de taxas de câmbio flutuantes seriam:
a renda e a taxa de câmbio se mantêm constantes e as exportações líquidas diminuem;
a renda e as exportações líquidas aumentam e a taxa de câmbio se aprecia;
a renda e as exportações líquidas diminuem e a taxa de câmbio se aprecia;
a renda aumenta, as exportações líquidas diminuem e a taxa de câmbio se deprecia;
a renda e as exportações líquidas aumentam e a taxa de câmbio se deprecia.
A evidência empírica levantada por Leontief em seu famoso estudo sobre a economia americana e a estrutura de suas exportações e importações:
não confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações americanas são intensivas em trabalho, fator escasso, e suas importações intensivas em capital, fator abundante;
não confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações americanas são intensivas em capital, fator abundante, e suas importações intensivas em trabalho, fator escasso;
confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações americanas são intensivas em trabalho, fator escasso, e suas importações intensivas em capital, fator abundante;
confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações americanas são intensivas em trabalho, fator abundante, e suas importações intensivas em capital, fator escasso;
confirma o modelo de Heckscher-Ohlin, já que revela que as exportações e importações americanas são intensivas em capital, fator abundante.
O país latino-americano que adotou ao longo da maior parte dos anos noventa o sistema de câmbio fixo com conversibilidade como seu regime cambial foi:
Equador;
Colômbia;
México;
Panamá;
Argentina.
No equilíbrio de curto prazo de uma empresa competitiva:
não pode haver lucro econômico puro;
a quantidade produzida será aquela em que o custo marginal for igual à receita marginal;
há sempre diferenciação de produtos;
a empresa apresenta retornos decrescentes de escala;
a empresa apresenta retornos crescentes de escala.
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