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Economia - Determinação do Nível de renda e Produtos Nacionais - Mercado de Bens e Serviços - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2009
Uma empresa monopsonista defronta-se com uma função Oferta de Trabalho (definida em termos de preço de oferta) dada por Wt= 100 + QL e com uma função Produto de Receita Marginal de Trabalho (associado ao produto RMg x PMgL) dada por Dt = 1000 QL, onde QL é a quantidade contratada de trabalhadores. Sabe-se também que, em condições de concorrência perfeita, a produtividade marginal do trabalho (PMgL) equivale a 10. A partir dessas informações, é possível concluir que as quantidades contratadas de trabalho e os respectivos salários em condições, respectivamente, de (i) monopsônio, (ii) monopólio e (iii) concorrência perfeita são:
(i) QL = 450; w= 550; (ii) QL =300; w= 400; (iii) QL = 650; w= 750;
(i) QL = 300; w= 400; (ii) QL = 450; w= 550; (iii) QL = 600; w= 700;
(i) QL = 300;w=400; (ii) QL =450; w= 550; (iii) QL = 650; w= 750;
(i) QL = 600; w= 700; (ii) QL = 450; w= 550; (iii) QL = 300; w= 400;
(i) QL = 250; w= 350; (ii) QL = 400; w= 500; (iii) QL =600; w= 700;
As despesas governamentais aumentam em 20 numa economia de pleno emprego em que o nível atual da renda é 500 e a propensão marginal a consumir é 0,50, considerando que os impostos não estão relacionados com a renda, para manter a estabilidade de preços os impostos aumentarão em:
20
25
40
50
Analise os dados abaixo referentes a uma economia aberta e sem governo, num determinado período tempo, e em unidades monetárias:
poupança líquida do setor privado igual a 200;
depreciação igual a 50;
variação dos estoques igual a 80;
formação bruta de capital fixo igual a 240.
Considerando esses dados como parte de um sistema de contas nacionais, nesse período, o saldo do balanço de pagamentos em transações correntes apresentou-se da seguinte forma:
superavitário em 120;
superavitário em 80;
superavitário em 70;
deficitário em 120;
deficitário em 70.
As exportações do país A atualmente são iguais às importações e são exogenamente determinadas, quando a propensão marginal a importar é 0,10 e a propensão marginal a consumir é 0,60. Para uma redução dos investimentos em 10 o impacto da balança comercial será:
as importações cairão em 2;
as exportações cairão em 2;
as importações cairão em 10;
as exportações cairão em 10;
No país X, as pessoas desejam manter 10% de sua renda em encaixes monetários. O produto de pleno emprego é 2000 cestas de bens. Se a oferta de moeda que é de 400 u.m. dobrar, o nível de preços de longo prazo e o PIB serão, respectivamente:
4 e 8000;
4 e 4000;
2 e 8000;
2 e 4000;
2 e 2000.
Suponha que a Propensão Marginal a Consumir seja 0,75 (Situação 1) e que, posteriormente, esta propensão se reduza para 0,60 (Situação 2). Nas duas situações, para que o PNB aumente 50 bilhões, de acordo com a análise da macroeconomia Keynesiana, o investimento deverá aumentar em.
No que se refere ao processo de precificação em condições de Monopólio, é correto afirmar que uma de suas características é:
quanto menos elástica for a procura com que a empresa se depara, maior tende a ser o valor do Índice de Lerner que mede o poder de mercado da firma monopolista;
a discriminação de preços de terceiro grau é considerada uma discriminação de preços perfeita, pois consegue capturar todo o excedente do consumidor;
um monopolista que discrimina preços em dois mercados fixa um preço maior no mercado que apresenta uma elasticidade preço mais elevada;
a imposição de um imposto específico não resulta em qualquer impacto sobre as decisões da firma monopolista;
a adoção de práticas de tabelamento de preços necessariamente conduz a uma situação de excesso de demanda e de desabastecimento do mercado.
Considere a função (inversa) de demanda dada pela equação p = 20 - q. A partir dessa equação, a alternativa que representa uma característica dessa função, é:
quando p = 20, o módulo da elasticidade preço é igual a zero;
quando q = 20, a demanda e a receita marginal se igualam;
quando q = 10, receita marginal é nula;
quando q = 5 a receita marginal é negativa;
quando q se reduz de 15 para 12 a receita total também se reduz.
Para as evidências coletadas através da Pesquisa de Inovação Tecnológica (PINTEC) realizada pelo IBGE para os anos de 2000, 2003 e 2005, é possível afirmar que, comparativamente aos países mais desenvolvidos, a indústria brasileira se caracteriza pelas seguintes tendências, no tocante ao padrão de realização de atividades inovativas:
as taxas de inovação observadas no Brasil são expressivamente inferiores às observadas em países desenvolvidos que realizam pesquisas com metodologia similar;
as empresas inovadoras brasileiras destacam-se por utilizar as patentes como principal método para a proteção das inovações geradas;
nas inovações de processo verifica-se uma maior taxa de inovações que constituem novidade para o mercado, quando comparadas às inovações de produto;
os recursos financeiros direcionados para atividades inovativas, concentram-se na aquisição de máquinas e equipamentos, comparativamente à realização de gastos com atividades de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D);
as taxas de inovação tendem a aumentar na medida em que se reduz o tamanho das empresas, em razão do fortalecimento da capacidade empreendedora.
Com respeito à Política de Desenvolvimento Produtivo (PDP), anunciada em 2008, como arcabouço geral da Política Industrial do Governo destaca-se:
esta política representa uma reorientação no sentido de políticas industriais de caráter horizontal, comparativamente à ênfase anterior em políticas de caráter vertical.
as Ações Sistêmicas propostas pela PDP referem-se a temas específicos de política pública escolhidos deliberadamente em razão da sua importância para o desenvolvimento produtivo do país no longo prazo.
os programas para consolidar e expandir a liderança, sob a coordenação do BNDES, estão orientados tanto para atividades emergentes com grande potencial, como o bioetanol, como para atividades nas quais o Brasil apresenta condições par consolidar a liderança competitiva, como nas indústrias siderúrgica, de celulose e de carnes.
as atividades econômicas contempladas pelos programas para fortalecer a competitividade são aquelas nas quais o Brasil tem reconhecida competitividade, envolvendo grandes projetos de investimentos, orientados à expansão física das unidades, à internacionalização empresarial e à busca de liderança tecnológica.
E) com relação à PITCE (Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior) anterior, observa-se uma re-orientação das opções estratégicas da política, com uma maior focalização em áreas específicas.
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