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Dentre as tendências recentes relativas ao comportamento do mercado de trabalho no Brasil, observase o seguinte movimento:
o crescimento do emprego industrial, além de relativamente tímido na última década, tendeu a se deslocar do interior e das pequenas e médias cidades na direção dos grandes centros urbanos;
na última década, os setores de serviços e de comércio foram os maiores responsáveis pela criação de empregos formais, o que foi, em parte, causado pela reestruturação produtiva da indústria, caracterizada pela terceirização de atividades;
a manutenção de elevados níveis de informalidade da força de trabalho, apesar da tendência de redução no período 1992-2004, se explica em função da redução da informalidade metropolitana, acompanhada do aumento da mesma nas áreas não-metropolitanas;
a análise do mercado de trabalho evidencia um aumento da entrada precoce dos brasileiros no mercado de trabalho, quando comparada aos países mais desenvolvidos, o que, conjuntamente com o retardamento das aposentadorias, contribuiu para alargar o período total de trabalho do trabalhador brasileiro;
a relação entre encargos trabalhistas (FGTS, previdência e contribuições ao Sistema S) e rendimentos totais do setor industrial se reduziu no período recente, favorecendo e expansão das vagas, o que compensou, em parte, o efeito da incorporação de tecnologias poupadoras de mão-de-obra e da perda de competitividade das empresas expostas à concorrência internacional.
Dentre as tendências relacionadas à trajetória recente de especialização da estrutura produtiva brasileira, ocorrida a partir da abertura comercial da década de 90, a tendência que se coaduna com as evidências apontadas pela literatura, é:
onjuntura macroeconômica de depreciação cambial, estimulando um padrão de especialização orientado para a maior concentração da pauta de exportações na direção de bens de maior valor agregado;
crescimento excepcional da indústria extrativa, decorrente da fase ascendente do ciclo de preços de commodities, porém com efeitos multiplicadores restritos para o conjunto da economia;
redução da heterogeneidade inter e intra-setorial em função dos impactos da abertura comercial, com tendência à maior equalização das estratégias e dos níveis de produtividade e competitividade;
aprofundamento do processo de substituição de importações em segmentos de maior intensidade tecnológica, devido à evolução favorável da taxa de câmbio;
retração dos investimentos industriais no período 2006- 2007, privilegiando a modernização de fábricas existentes, em detrimento da viabilização de projetos de novas plantas.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A característica da função de variação da demanda em relação ao tempo para ônibus intermunicipais dentro de uma área metropolitana, em dias de semana é:
apresentar dois picos característicos ao longo das horas do dia;
praticamente constante;
uma reta com inclinação positiva;
uma reta com inclinação negativa;
exponencial.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A desvantagem dos métodos de preferência revelada no estudo da demanda, em relação aos métodos de preferência declarada, é:
a confiabilidade, pois o usuário pode mudar de idéia alterando seu percurso;
a necessidade de ter que cobrir toda a população;
a necessidade de equipe mais qualificada;
o custo da pesquisa;
a pesquisa ter que ser feita em campo.
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A estimativa da demanda potencial em estudos de transporte público em uma área metropolitana se dá:
por demanda das empresas;
pela oferta do poder concedente;
por amostragem;
pela solicitação dos usuários;
pela entrevista de toda a população
Economia - Demanda, Oferta e Equilíbrio de Mercado - Núcleo de Computação Eletrônica UFRJ (NCE) - 2008
A viabilidade de colocação de ar condicionado nos ônibus, bem como de outros serviços de valor agregado, mesmo praticando tarifas mais elevadas, é definida por estudos de:
indicadores de qualidade;
satisfação do cliente;
regulamentação;
segmentação da demanda;
regulação.
A situação de mercado em que um conjunto de poucas empresas interdependentes e sensíveis às mudanças de preço e onde qualquer iniciativa de uma concorrente pode derrubar as demais, caracteriza:
um monopólio;
um mercado de concorrência perfeita;
uma guerra de preços;
um oligopólio;
um crime conta a atividade econômica.
A elasticidade da demanda em relação à tarifa pode nos dar a indicação de:
lucros potenciais;
insatisfação da demanda;
má distribuição da renda;
necessidade de renovar a frota;
satisfação do cliente.
Avalie a frase a seguir sobre os Índices de Desempenho nas concessões rodoviárias:
... de acordo com o contrato de concessão, a rodovia não pode operar em nível de serviço ______ do nível _____, correspondente a _____ horas por ano de congestionamento.
As lacunas são correta e respectivamente preenchidas por:
abaixo, D e 200;
acima, E e 200;
acima, D e 200;
acima, E e 100;
abaixo, E e 100.
Assinale a alternativa que preenche correta e respectivamente as lacunas do texto a seguir.
... quando tratamos da regulação de preço, a questão seria simples se pudéssemos pensar que ao regulador caberia a atitude de fixar o preço da firma ao custo ________e, portanto, a garantia de eficiência já estaria satisfeita. Porém, quando lidamos com monopólio natural forte, a curva de custo _____ é ____ao longo de toda a curva de demanda do mercado e o estabelecimento do referido preço gera lucros negativos para a firma, comprometendo o seu negócio.médio, marginal e crescente;
marginal, médio e decrescente;
médio, marginal e decrescente;
marginal, médio e crescente;
médio, marginal e decrescente.
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