Questões de Educação Artística do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o trecho da letra da música Sampa, de Caetano Veloso, transcrito abaixo e julgue as afirmativas que seguem:

I. Em Sampa, Caetano está falando da dificuldade que teve de se identificar com a cidade de São Paulo.

II. Identidade cultural é aquilo que aproxima e une os indivíduos, formando a base para a construção do sentido de pertencimento a um grupo social.

III. O compartilhamento do espaço físico, das atividades de trabalho, das crenças e das manifestações culturais, não cria uma identificação entre os moradores de um determinado local.

IV. O conceito de identidade é restrito ao aspecto interior do indivíduo.

Somente é correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia os versos das letras de músicas transcritas abaixo e julgue as afirmativas que seguem:

                                    "É pau é pedra, é o fim do caminho..." (Tom Jobim)

                                          "O mar quando quebra na praia É bonito, é bonito...

                                                                                   " (Dorival Caimmi)

I. Pau, pedra, mar e praia são elementos da natureza, portanto, não fazem parte do patrimônio cultural.

II. Pau, pedra, mar e praia são bens naturais.

III. Os bens naturais, numa concepção mais atual e ampla de patrimônio, fazem parte do patrimônio cultural.

IV. O patrimônio cultural é constituído apenas de bens históricos, arquitetônicos, artísticos, arqueológicos e das manifestações culturais populares.

O correto está em apenas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    I e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia o poema do paraense Luiz Carlos França e julgue as afirmativas que seguem:

                                         "barcos de miriti

                                   navegam nos rios da infância

                                         aportam nos trapiches

                                                    da lembrança"

I. O brinquedo de miriti é considerado um bem natural porque é feito com a tala do miritizeiro.

II. O brinquedo de miriti é um bem de ordem emocional porque representa o sentimento individual e coletivo dos artesãos de Abaetetuba e dos paraenses de um modo geral.

III. O brinquedo de miriti não pode ser considerado um bem cultural porque ainda não foi tombado.

IV. A técnica que foi desenvolvida para elaborar os brinquedos de miriti pode ser considerada um bem de ordem intelectual do patrimônio cultural paraense.

Somente é correto o que se afirma em:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Considerando a seqüência correta, são etapas da metodologia da educação patrimonial centrada nos acervos culturais e que os trata como fontes primárias de conhecimento:

  • A.

    Percepção, Recriação, Registro e Interpretação.

  • B.

    Observação, Registro, Exploração e Apropriação.

  • C.

    Intervenção, Registro, Percepção e Interpretação.

  • D.

    Observação, Compreensão, Exploração e Apropriação.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Leia as seguintes afirmativas relativas aos documentos sobre proteção do patrimônio cultural:

I. As Cartas Patrimoniais são documentos elaborados em diversas épocas e diferentes regiões do mundo, e transcritas apenas nos idiomas oficiais da Organização das Nações Unidas, que visam estabelecer normas e procedimentos para a salvaguarda do patrimônio cultural.

II. A salvaguarda do patrimônio cultural brasileiro é responsabilidade, principalmente, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional _ IPHAN, mas, todo cidadão e toda cidadã devem protegê-lo também.

III. Os bens de natureza imaterial não podem ser protegidos.

IV. Um monumento é uma referência a um determinado momento histórico de uma sociedade, porém, não deve ser visto como um elemento do meio ambiente histórico porque não é um bem natural.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo sobre os conceitos de memória individual, coletiva e social:

I. A tradição dos índios brasileiros, de ornamentar o corpo com pintura e objetos artesanais, é elaborada na vivência do grupo social e manifestada espontaneamente. Neste sentido, trata-se de uma memória coletiva.

II. A memória individual é forjada no jogo de interesses entre os poderes presentes numa sociedade.

III. A percepção da memória de uma sociedade contribui, de forma significativa, para o entendimento de nossa realidade enquanto produto histórico.

IV. A memória social é construída pelos indivíduos de uma sociedade, quando lhes é permitido decidir, por meio de plebiscito, o que deve ser patrimonializado.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    II e IV.

  • B.

    I e III.

  • C.

    I e II.

  • D.

    II e III.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A necessidade atual de se promover inter-relação entre as diferentes culturas, abarcando democraticamente a diversidade, construindo uma postura crítica, no sentido de transformar práticas vigentes por meio de uma participação mais ampla e ativa na cultura socialmente produzida, traduz-se no conceito de:

  • A.

    Diversidade Cultural.

  • B.

    Pluralidade Cultural.

  • C.

    Multiculturalidade.

  • D.

    Interculturalidade.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Analise as afirmativas abaixo sobre concepções de espaços culturais:

I. Historicamente, a concepção de Galeria de Arte está relacionada com a idéia de local para exposição e venda de obras de arte.

II. As Casas de Cultura têm função social bastante relevante porque são locais de convivência sociocultural e de produção de cultura dos grupos sociais onde está situada.

III. Centros Culturais são espaços de pequeno porte que têm a função única de divulgar um determinado tema ou uma linguagem artística.

IV. O museu, como um tipo de espaço cultural tem, atualmente, a função exclusiva de guardar as coleções de objetos que representam a memória coletiva.

Estão corretas somente as afirmativas:

  • A.

    I e II.

  • B.

    I e III.

  • C.

    II e III

  • D.

    II e IV.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Na concepção atual, o educador de museu deve assumir o papel de mediador. Nesta perspectiva, sua função é:

  • A.

    guiar os visitantes pelas salas de exposição, explicando um a um, detalhadamente, os objetos ali expostos.

  • B.

    planejar, executar e avaliar ações de atendimento ao público, com o objetivo de aproximar as pessoas dos objetos culturais e de arte, facilitando sua compreensão, tanto sob o aspecto sensível, quanto cognitivo. Nesse caso, ele provoca o diálogo com o visitante.

  • C.

    orientar os visitantes sobre o funcionamento do espaço cultural e fiscalizar os comportamentos dos visitantes.

  • D.

    fiscalizar as salas de exposição para que não haja qualquer tipo de dano ao acervo.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Arte/Educação, numa perspectiva modernista, enfatizava o desenvolvimento da criatividade dos estudantes. Dentre os processos mentais envolvidos na criação o mais valorizado era:

  • A.

    flexibilidade

  • B.

    originalidade

  • C.

    elaboração

  • D.

    análise

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...