Questões de Educação Artística do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

O antigo Presídio São José é um espaço cultural que abriga o Pólo Joalheiro do Estado do Pará e o Museu de Gemas. Atualmente, este espaço é chamado de:

  • A.

    Casa do Artesanato.

  • B.

    São José Liberto.

  • C.

    Complexo Feliz Lusitânia.

  • D.

    Espaço Cultural São José.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

A Secretaria Executiva de Estado de Cultura do Pará lançou o Programa "Conheça os Museus da Secult", que consiste em uma série de ações para aproximar o público paraense dos espaços museológicos do Sistema Integrado de Museus e Memoriais. Sobre a exposição "Traços e Transições Revisitada: Arte Moderna e Contemporânea Brasileira", pode-se afirmar que esta se encontra no (a):

  • A.

    Museu do Estado do Pará.

  • B.

    Museu do Forte do Presépio.

  • C.

    Casa das Onze Janelas.

  • D.

    Museu das Gemas.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

As novas diretrizes do ensino de Arte vêm apontando para a importância e a necessidade de articulação das áreas de conhecimento que configuram os conteúdos básicos da linguagem artística, que são:

  • A.

    a história da arte e sua inserção sócio-cultural, os códigos da linguagem e seus elementos constitutivos e o instrumental técnico.

  • B.

    os códigos da linguagem, o instrumental técnico e as teorias estéticas.

  • C.

    as teorias estéticas, a história da arte e a produção artística.

  • D.

    o instrumental técnico, a teoria e a prática.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

Dentre os museus abaixo indicados, os mais antigos do Brasil são:

  • A.

    Museu da República e Museu da Inconfidência.

  • B.

    Museu Emílio Goeldi e Museu do Ipiranga.

  • C.

    Museu Histórico Nacional e Museu Imperial de Petrópolis.

  • D.

    Museu Nacional do Rio de Janeiro e Museu Nacional de Belas Artes.

NAS QUESTÕES NUMERADAS DE 16 A 40, ASSINALE A ÚNICA ALTERNATIVA QUE RESPONDE CORRETAMENTE AO ENUNCIADO.

"Foram os países europeus que impuseram aos não europeus seu método e análise do fenômeno e patrimônio culturais; obrigaram as elites e os povos destes países a ver sua própria cultura com olhos europeus." (VARINE- BOHAN, Hugues de. In Os museus e o mundo. São Paulo: Biblioteca Salvat, 1979. 9- 21p e 70-81p.)

Isto posto, é correto afirmar que o Museu no Brasil surge na etapa histórica:

  • A.

    Republicana.

  • B.

    Industrial.

  • C.

    Pré-colonialista.

  • D.

    Colonialista.

Texto para as questões 21 e 22

 Existe uma diferença entre ver e ter um olhar sobre a obra de arte – a diferença entre ver e sentir. Para se analisar um quadro, podem ser utilizadas várias abordagens, com enfoque sobre elementos que incluem, entre outros, composição, movimento, unidade, equilíbrio, cor, contraste claro/escuro e clima.

Considerando os elementos mencionados no texto e a figura I nele apresentada, assinale a opção correta.

  • A. Na pintura apresentada na figura I, o artista usa o contraste claro/escuro, a composição, o clima e a luz para representar o tema da luta do homem contra a natureza.
  • B. O artista criou, por meio do posicionamento das figuras, uma cena que passa a impressão de pouco movimento, ou seja, estática.
  • C. Os fortes contrastes claro/escuro em todo o quadro criam um clima calmo e tranqüilo.
  • D. A miscelânea de linhas dos corpos contorcidos sugere um ambiente organizado, adequado ao tema em que sobreviventes recuperam a esperança de salvamento.

Texto para as questões 21 e 22

 Existe uma diferença entre ver e ter um olhar sobre a obra de arte – a diferença entre ver e sentir. Para se analisar um quadro, podem ser utilizadas várias abordagens, com enfoque sobre elementos que incluem, entre outros, composição, movimento, unidade, equilíbrio, cor, contraste claro/escuro e clima.

Considerando as abordagens utilizadas para se analisar um quadro, assinale a opção correta a respeito da pintura representada na figura II.

  • A. Uma das características marcantes da obra apresentada é a nitidez da forma dos objetos apresentados.
  • B. Na cena apresentada na obra, o artista, por meio de pinceladas diferenciadas — de convulsivas a fluentes — passa a impressão de movimento ao céu e à água.
  • C. A obra apresenta ângulos não convencionais com figuras amontoadas por toda a tela, composição assimétrica com vazio no alto.
  • D. As figuras presentes na obra são apresentadas fortemente iluminadas e pintadas de maneira realista.

A arte do século XX libertou a forma das regras tradicionais e as cores da obrigação de representar com exatidão os objetos. Com relação às características da arte moderna, assinale a opção correta.

  • A. Os artistas modernos tinham a pretensão de retratar a natureza, seguindo a direção da pura realidade.
  • B. As imagens apresentadas pelos pintores expressionistas eram resultantes de idéia preconcebida.
  • C. Os artistas da arte moderna, liberados da obrigação de agradar a um mecenas, elegiam a imaginação, as preocupações e as experiências individuais como única fonte da arte.
  • D. A arte moderna tem como característica principal a representação de naturezas-mortas com frutas e paisagens.

Durante meio século, Picasso liderou as forças da inovação artística, escandalizando o mundo com a introdução de um novo estilo e seguindo adiante tão logo sua inortodoxia era aceita. No que se refere ao estilo e às obras de Picasso, assinale a opção correta.

  • A. O primeiro estilo original de Picasso surgiu quando ele já era um artista famoso.
  • B. Picasso aprendeu a desenhar na adolescência e foi descoberto quando participava de uma exposição de arte infantil.
  • C. Durante sua vida artística, Picasso se dedicou totalmente à pintura, sua única habilidade.
  • D. A arte de Picasso sempre foi autobiográfica, apesar de ele ter trabalhado em muitos estilos diferentes.

A respeito das obras de Matisse, considerado por especialistas a maior expressão dos pintores fauvistas, assinale a opção correta.

  • A. Em suas obras, a característica mais forte é a despreocupação com o realismo, tanto em relação às formas das figuras quanto em relação às cores.
  • B. Matisse procurava detalhar bastante os elementos do tema do quadro, evoluindo do simples para o complexo.
  • C. Matisse viveu em tempos difíceis, por isso os temas típicos desenvolvidos por ele convencem o expectador da realidade, ou seja, de que existem revoltas e guerras mundiais.
  • D. O artista retratava em seus quadros imagens sacras, reflexo da formação religiosa dada por seu pai.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...