Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Por meio dos jogos o aluno se familiariza com a linguagem do palco e com os desafios de presença em cena. O Jogo Teatral é, portanto, um jogo de construção que
rompe a barreira do palco gradativamente sem utilizar regras definidas, ao mesmo tempo em que permite o relacionamento entre os parceiros na construção de texto dramático.
utiliza um vocabulário criado pelos alunos.
prepara um espetáculo a ser mostrado e dessa forma incentiva nos alunos a apreciação.
organiza a aprendizagem de técnicas teatrais como forma de manter o teatro como linguagem.
trabalha a consciência do "como se" gradativamente em direção à articulação da linguagem do teatro.
Fernando Hernández, que recentemente publicou Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional tem ampliado a concepção sobre projetos na escola. Para ele, o projeto apresenta
uma seqüência linear e estável para que o projeto se concretize numa produção final e na avaliação concretizada por meio de um portfólio.
um sentido da aprendizagem que quer ser significativo, ou seja, que pretende conectar a partir do que os estudantes já sabem, de seus esquemas de conhecimento precedentes, de suas hipóteses (verdadeiras, falsas ou incompletas) ante a temática que se há de abordar.
um sentido de aprendizagem em que o professor é protagonista das decisões sobre as pesquisas a serem feitas para o enriquecimento do aluno sobre a temática abordada.
uma seqüência de atividades que parte do que os alunos já conhecem para chegar a um produto final capaz de sistematizar todo a aprendizagem através de etapas bem definidas.
um sentido de aprendizagem que quer ser significativo ao permitir a conexão entre várias disciplinas curriculares, sob a vigília atenta do professor para manter os alunos motivados na aprendizagem de uma temática abordada.
Fernando Hernández afirma que o projeto não é uma metodologia didática, mas uma forma de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão. Isto implica que os estudantes
participem do processo de pesquisa utilizando os vários domínios da competência leitora e escritora em várias esferas chegando a um único produto final.
exercitem a escuta democrática, sendo também ouvidos pelo professor para que possam comandar os caminhos a serem percorridos no projeto.
participem do processo de pesquisa, divididos em subgrupos com interesses homogêneos articulados a todas as disciplinas curriculares.
participem do processo de pesquisa utilizando diferentes estratégias para ir além da informação, podendo reconhecer as diferentes versões de um fato e formular hipóteses sobre as conseqüências dessa pluralidade de pontos de vista.
possam ser protagonistas de um ensino para a compreensão que se estrutura numa seqüência de atividades isoladas.
Robert Willian Ott propõe o sistema Image Watching com procedimentos que sensibilizam e preparam os indivíduos para o questionamento crítico. Em Thought Watching o aluno torna-se mais autêntico, participa de uma atmosfera favorável e não ameaçadora de capacitação para a crítica, equivalendo a um período de aquecimento, como motivação para o envolvimento no Image Watching. Cinco categorias compõem o seu sistema e permitem formar um método direcionado ao ensino de arte. Essas categorias são conhecidas por:
descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.
descrição, análise, interpretação, contextualização e apreciação.
apreciação, contextualização, releitura, análise e interpretando.
descrição, interpretação, análise, contextualização e releitura.
descrevendo, interpretando, revelando, fundamentando, interpretando.
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.
A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.
I. Histórico
II. Crítica de arte
III. Jornalístico
IV. Depoimento
V. Biográfico
Está corretamente associado os tipos de gêneros apresentados nos fragmentos de textos sobre a obra e o artista Amílcar de Castro em:
I-f; II-b ; III-c ; IV-e ; V-a e d.
I-b; II-a e c ; III-d ; IV-f ; V-e.
I-b; II-a e d ; III-c ; IV-e ; V-f.
I-a e d; II-b ; III-c ; IV-e ; V-f.
I-b; II-a e d ; III-f ; IV-e ; V-c.
Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.
A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.
I. Histórico
II. Crítica de arte
III. Jornalístico
IV. Depoimento
V. Biográfico
A partir dos diferentes gêneros de textos é possível afirmar que:
Amílcar de Castro pode ser considerado um pintor extraordinário, reconhecido internacionalmente.
O conhecimento e a discriminação das possibilidades construtivas e expressivas dos volumes, espaços e superfícies, dependem também dos materiais utilizados na sua feitura.
A obra de Max Bill muito influenciou a poética de Amílcar de Castro pelo aproveitamento da ferrugem enquanto materialidade expressiva.
Volumes, espaços e superfícies como elementos da visualidade são possibilidades construtivas e expressivas que só podem ser realizadas pelo ferro.
Massa, peso, cor e textura, assim como a apropriação das imagens da cultura visual estão presentes na obra de Amílcar de Castro, que utiliza o ferro vindo de Minas gerais, onde nasceu.
Considere as imagens abaixo.
Como proposta de leitura de um texto da esfera artística, estas quatro obras podem gerar:
uma contextualização centrada nas biografias dos artistas capaz de apresentar cada um como criadores com claras intenções estéticas.
uma ação que pode confundir os alunos de 8ª série por comparar obras muito diversas entre si, dificultando a análise e a interpretação.
uma interpretação que revela as obras como objetos simbólicos, ligados a valores místicos, religiosos e carnavalescos.
uma leitura em forma comparada e compartilhada com cuidadosas propostas do educador para o antes, o durante e o depois da leitura.
a confecção de mantos e esculturas de vestir pelos alunos, como possibilidade de construir suas marcas pessoais e a compreensão da body art e do site specific.
Na esfera jornalística são vários os gêneros de textos que podem ser trabalhados nas aulas de Artes.
I. Charge
II. Cartum
III. Caricatura
a. Não perde o significado com o tempo, transcendendo o tempo histórico. Representa personagens do cotidiano: trabalhadores, estudantes, crianças, pais, animais,....
b. Desfigura a forma para revelar a essência, evidenciando uma parte despercebida aos olhos desatentos, desvelando as profundezas da alma.
c. Explora o humor e a metáfora na relação entre o texto visual e texto verbal, não se constituindo como uma ilustração. Seus personagens, apesar de inspirados em pessoas reais, possuem certa distância ficcional, com forte caráter ético.
Está corretamente associado gênero de textos e definição em:
I-a; II-b; III-c
I-b; II-a; III-c
I-b; II-c; III-a
I-c; II-b; III-a
I-c; II-a; III-b
Em entrevista de Vik Muniz, disponível em:
Vik Muniz é um artista europeu que trabalha apenas com retratos.
as obras originais são colagens com diamantes, açúcar e caviar.
diamantes, açúcar e caviar têm múltiplos sentidos e representam a avareza, a gula e o poder.
as obras originais são fotografias.
as ilusões reveladas nas obras de Vik Muniz nos fazem ver as falácias das informações visuais, justamente porque o artista sempre apresenta suas obras nas duas versões: colagem e fotografia.
A escola é o espaço em que alunos e professores praticam o ato de ler e escrever sistematicamente. É neste espaço que o professor assume a sua tarefa de mediador de leitura. Entre as diversas ações propostas, é INCORRETO afirmar que cabe ao professor:
lançar perguntas que problematizem o que o leitor diz e o ajuda a pensar sobre o lido, a buscar no texto as pistas que contribuem para construir os sentidos do texto.
quando a pergunta é feita pelo aluno, imediatamente voltar à mesma pergunta à classe e depois dar a resposta, para que o aluno possa construir o seu conhecimento a respeito da interpretação correta.
ao explorar o esquema pergunta/resposta, observar as estratégias que os estudantes usam para respondê-las.
exercitar a escuta democrática, pois há diferentes pontos de vista sobre qualquer texto, de qualquer esfera, seja literária, jornalística, de divulgação científica, etc.
ter consciência de seu ponto de vista e se esforçar para compreender as perspectivas e valores da turma, com o intuito de construir situações de trocas democráticas nas aulas. A imposição de idéias por parte do professor desencadeia, a médio e a longo prazo, silêncio por parte dos estudantes que sabem reconhecer quando um ambiente é hostil às suas reflexões.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...