Questões de Educação Artística do ano 2007

Lista completa de Questões de Educação Artística do ano 2007 para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O teatro, assim como as outras artes, apresenta características relativas ao tempo e ao lugar de sua constituição. Entre os dramaturgos brasileiros cujas peças apresentam forte vínculo com o imaginário popular nordestino, inclui-se

  • A. Nelson Rodrigues.
  • B. Ariano Suassuna.
  • C. Plínio Marcos.
  • D. Martins Pena.

A preocupação com o meio ambiente é atual e envolve toda a sociedade. Nos últimos 20 anos, o teatro tem sido usado no Brasil como um forte instrumento de conscientização da necessidade de se preservar a vida no planeta. Acerca da relação entre teatro e meio ambiente, julgue os itens a seguir.

I Essa tendência é decorrente da percepção de que o teatro é um instrumento que comunica de forma direta com o público e, conseqüentemente, influencia o comportamento das pessoas.

II Essa tendência pode ser observada nos inúmeros projetos desenvolvidos pelas secretarias de cultura estaduais e municipais e empresas públicas e privadas que incentivam propostas de espetáculo que abordam o tema.

III Essa tendência pode ser observada nas encenações teatrais realizadas por alunos das instituições escolares públicas e privadas do país.

IV Essa tendência advém da conscientização que o desenvolvimento sustentável requer contínuos debates, educação e aplicação que envolva os diversos setores e atores sociais.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Julgue os itens a seguir, relativos à música regional paraense.

I Ao realizar o acompanhamento instrumental da dança do carimbó, um conjunto musical típico emprega, além dos tambores, outros instrumentos, tais como: ganzá, recoreco, maracás, afoché e pandeiros.

II Na formação da lambada concorreram elementos musicais oriundos do carimbó, do samba e da música caribenha.

III No Boi Bumbá nortista estão representadas culturas variadas: a do branco europeu na indumentária, a do negro no atabaque, e a do índio na coreografia.

IV A dança do carimbó apresenta, em certas passagens, alguns movimentos das danças folclóricas lusitanas.

V No gênero musical paraense conhecido como guitarrada, a guitarra elétrica tem como principal função realizar o acompanhamento.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, III e IV.
  • C. II, IV e V.
  • D. III, IV e V.

Com relação ao movimento musical conhecido como tropicalismo, assinale a opção incorreta.

  • A.

    A estética tropicalista trata, com humor e ironia, as disparidades da sociedade capitalista.

  • B.

    Em diversas composições percebe-se o contraste entre o moderno e o arcaico, o primitivo e o civilizado.

  • C.

    Inspirados no Manifesto Pau-Brasil, do poeta Oswald de Andrade, os compositores tropicalistas se opunham diretamente à ideologia do nacionalismo ufanista.

  • D.

    No auge do movimento, o Brasil vivia, no setor político, a euforia do desenvolvimento econômico do governo Kubitschek.

Entre as danças e os gêneros musicais brasileiros litados nas opções a seguir, assinale aquela em que a contribuição indígena se faz presente.

  • A. lundú e modinha
  • B. cateretê e carimbó
  • C. chula e baião
  • D. folia de reis e choro

Quanto às características da música barroca, assinale a opção correta.

  • A.

    Os instrumentos de sopro formam o núcleo central da orquestra barroca.

  • B.

    A música barroca tinha o piano como um dos principais instrumentos.

  • C.

    Nos andamentos mais rápidos, os ritmos são mais enérgicos e as melodias mais extensas e fluentes.

  • D.

    Na música barroca, é marcante a presença da monofonia.

Acerca da música do século XX, assinale a associação incorreta.

  • A.

    A Sagração da Primavera é uma peça musical de autoria de Igor Stravinsky.

  • B.

    Atonalidade e dodecafonismo são linguagens musicais diretamente relacionadas à Segunda Escola de Viena.

  • C.

    Heitor Villa-Lobos está ligado às correntes musicais concreta e eletrônica.

  • D.

    Béla Bartók destaca-se por composições de cunho folclórico e pelo emprego do modalismo.

Julgue os itens a seguir, relativos à experiência da criação melódica, rítmica e harmônica.

I Uma melodia pode ser construída tanto a partir de uma escala quanto de uma seqüência de acordes.

II Em diversos gêneros musicais o acompanhamento da melodia se reduz ao bordão (nota única e contínua).

III Um acorde refere-se à configuração de notas que soam ao mesmo tempo.

IV A harmonia é a voz principal, que dá sentido a uma composição musical.

V O ritmo está imediatamente relacionado à intensidade do som.

Estão certos apenas os itens

  • A. I, II e III.
  • B. I, IV e V.
  • C. II, III e V.
  • D. III, IV e V.

Se o tipo de vestimenta e o uso de cabelos longos podiam representar rebeldia às normas vigentes ou desejo de transformações, o conteúdo das canções o desmentia. (...) A expressão "e que tudo mais vá pro inferno" caracteriza muito bem (ainda que os autores não tivessem a intenção) o desinteresse por tudo o que estava ocorrendo na sociedade brasileira.

A partir das idéias do texto, relacionado com o movimento musical que ficou conhecido com jovem guarda, assinale a opção incorreta.

  • A.

    Para muitos artistas a participação política não deve ser vista como obrigatória.

  • B.

    A canção ufanista Eu te amo meu Brasil, da dupla Don e Ravel, tornou-se um ícone do movimento jovem guarda.

  • C.

    Os "autores" a que o texto acima se refere abordaram em suas músicas temas como o amor, a dor, a aventura, o perigo etc.

  • D.

    A rebelião romântica da jovem guarda lançou ao consumo um modismo tão efêmero quanto o próprio movimento.

Na opinião de muitas pessoas, a capacidade de criar é um dom quase que supernatural que surge milagrosamente em alguns seres excepcionais, artistas e cientistas, autores de novas formas expressivas e de conhecimentos novos. Os atos de criação, nessa visão, tornam-se eventos fora do alcance da experiência normal, ocorrendo apenas em certos momentos exaltados, momentos de inspiração, ou seja, momentos desligados da realidade e continuidade do viver. Partindo de um enfoque inteiramente oposto a essa concepção sobre o fenômeno da criatividade, a artista e autora Fayga Ostrower propõe que os comportamentos criativos do homem se baseiam

  • A.

    nas possibilidades materiais, circunstâncias econômicas e sociais e repertório histórico.

  • B.

    na conexão entre intuições psicológicas e imagens metafóricas.

  • C.

    na integração do consciente, do sensível e do cultural.

  • D.

    na fusão do recolhimento do sujeito com sua rejeição ao mundo externo.

  • E.

    na combinação entre a convenção da linguagem artística e a investigação de sua subversão por parte do sujeito.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...