Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE)

Lista completa de Questões de Educação Artística da Centro de Seleção e de Promoção de Eventos UnB (CESPE) para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

A noção de espaço nas Artes Cênicas é bem diversificada, pois abrange aspectos diversos do texto e da representação. O espaço nas Artes Cênicas é

  • A. lúdico.
  • B. cênico.
  • C. dramático.
  • D. cenográfico.

Em determinado período da história do teatro, as apresentações dispunham de um palco especial, sucessivo, formado principalmente de uma série de carros que representavam lugares diferentes. Esse período corresponde ao

  • A. elizabetano.
  • B. grego.
  • C. medieval.
  • D. romano.

O recurso técnico que trazia para o espectador a visão de uma cena cada vez mais próxima da realidade, incorporado à cenografia teatral na Itália do século XVII denomina-se

  • A. praticável.
  • B. perspectiva.
  • C. coluna.
  • D. arco.

Os elementos do espetáculo relacionados à interpretação e à ambientação são

  • A. iluminação e texto.
  • B. maquiagem e texto.
  • C. texto e encenador.
  • D. ator e cenografia.

Vestido de Noiva, de Nelson Rodrigues, estreou no Teatro Municipal do Rio de Janeiro em 1943. A montagem do espetáculo apresentou uma dramaturgia densa e revolucionária. O cenógrafo desse espetáculo, importante nome do teatro brasileiro, foi

  • A. Sandro Polônio.
  • B. Fábio Sabak.
  • C. Franco Zamparini.
  • D. Santa Rosa.

Em uma montagem teatral, o figurino é responsável por definir os seguintes aspectos que caracterizam o personagem:

  • A. época, posição social e caráter.
  • B. talento, figura e interpretação.
  • C. encenação, figura e posição na cena.
  • D. interpretação, posição na cena e figura.

No espaço cênico, há o gradeamento da parte superior da caixa do teatro, ao qual se fixam dispositivos mecânicos, e o pano de fundo do palco, geralmente de cor escura. Esses dois elementos denominam-se, respectivamente,

  • A. tangão e panelão.
  • B. urdimento e rotunda.
  • C. ribalta e tangão.
  • D. rotunda e ribalta.

No final do século XIX, com o advento da luz elétrica, o palco teatral passou a ser objeto de experimentos que visavam novos níveis de relação com o espectador. Nesse período, na Europa, contribuiu para a transformação do espaço cênico, conferindo ao palco uma teatralidade própria, o(s) artista(s)

I Gordon Craig.

II Vladimir Ivanovitch.

III Anton Tchekov.

IV Adolphe Appia.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Muitos folguedos e danças folclóricas brasileiras apresentam uma divisão entre dois cordões, ou grupos, um representado pela cor azul e outro, pela cor vermelha. Segundo estudiosos do folclore, essas cores são reminiscências do antagonismo entre cristãos (azuis) e mouros (vermelhos). É exemplo de folguedo com essa configuração o(a)

I pastoril.

II cavalhada.

III cavalo marinho.

IV catira.

A quantidade de itens certos é igual a

  • A. 1
  • B. 2
  • C. 3
  • D. 4

Em relação aos folguedos e às danças folclóricas brasileiras, julgue os itens abaixo.

I O pastoril é uma dança circular que marca o início das homenagens do ciclo do gado na região nordeste.

II O bumba-meu-boi, originário da região sudeste, versa sobre a morte e ressurreição de um boi.

III No boi-bumbá, uma versão do bumba-meu-boi presente no Amazonas e no Pará, os personagens humanos principais eram Pai Francisco e Catirina.

IV O Boi de Parintins apresenta duas facções rivais, o Boi Caprichoso e o Boi Garantido.

Estão certos apenas os itens

  • A. I e II.
  • B. I e IV.
  • C. II e III.
  • D. III e IV.
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...