Questões de Educação Artística da Fundação Carlos Chagas (FCC)

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Segundo os PCNs, no critério de avaliação em Música criar e interpretar com autonomia, utilizando diferentes meios e materiais sonoros, pretende-se avaliar, EXCETO, se o aluno

  • A.

    improvisa, compõe, interpreta vocal e/ou instrumentalmente.

  • B.

    interpreta instrumentalmente com domínio do vocabulário musical.

  • C.

    improvisa com desembaraço.

  • D.

    compõe pequenos trechos com desenvoltura.

  • E.

    interpreta com expressividade.

Por meio dos jogos o aluno se familiariza com a linguagem do palco e com os desafios de presença em cena. O Jogo Teatral é, portanto, um jogo de construção que

  • A.

    rompe a barreira do palco gradativamente sem utilizar regras definidas, ao mesmo tempo em que permite o relacionamento entre os parceiros na construção de texto dramático.

  • B.

    utiliza um vocabulário criado pelos alunos.

  • C.

    prepara um espetáculo a ser mostrado e dessa forma incentiva nos alunos a apreciação.

  • D.

    organiza a aprendizagem de técnicas teatrais como forma de manter o teatro como linguagem.

  • E.

    trabalha a consciência do "como se" gradativamente em direção à articulação da linguagem do teatro.

Fernando Hernández, que recentemente publicou Catadores da cultura visual: proposta para uma nova narrativa educacional tem ampliado a concepção sobre projetos na escola. Para ele, o projeto apresenta

  • A.

    uma seqüência linear e estável para que o projeto se concretize numa produção final e na avaliação concretizada por meio de um portfólio.

  • B.

    um sentido da aprendizagem que quer ser significativo, ou seja, que pretende conectar a partir do que os estudantes já sabem, de seus esquemas de conhecimento precedentes, de suas hipóteses (verdadeiras, falsas ou incompletas) ante a temática que se há de abordar.

  • C.

    um sentido de aprendizagem em que o professor é protagonista das decisões sobre as pesquisas a serem feitas para o enriquecimento do aluno sobre a temática abordada.

  • D.

    uma seqüência de atividades que parte do que os alunos já conhecem para chegar a um produto final capaz de sistematizar todo a aprendizagem através de etapas bem definidas.

  • E.

    um sentido de aprendizagem que quer ser significativo ao permitir a conexão entre várias disciplinas curriculares, sob a vigília atenta do professor para manter os alunos motivados na aprendizagem de uma temática abordada.

Fernando Hernández afirma que o projeto não é uma metodologia didática, mas uma forma de entender o sentido da escolaridade baseado no ensino para a compreensão. Isto implica que os estudantes

  • A.

    participem do processo de pesquisa utilizando os vários domínios da competência leitora e escritora em várias esferas chegando a um único produto final.

  • B.

    exercitem a escuta democrática, sendo também ouvidos pelo professor para que possam comandar os caminhos a serem percorridos no projeto.

  • C.

    participem do processo de pesquisa, divididos em subgrupos com interesses homogêneos articulados a todas as disciplinas curriculares.

  • D.

    participem do processo de pesquisa utilizando diferentes estratégias para ir além da informação, podendo reconhecer as diferentes versões de um fato e formular hipóteses sobre as conseqüências dessa pluralidade de pontos de vista.

  • E.

    possam ser protagonistas de um ensino para a compreensão que se estrutura numa seqüência de atividades isoladas.

Robert Willian Ott propõe o sistema Image Watching com procedimentos que sensibilizam e preparam os indivíduos para o questionamento crítico. Em Thought Watching o aluno torna-se mais autêntico, participa de uma atmosfera favorável e não ameaçadora de capacitação para a crítica, equivalendo a um período de aquecimento, como motivação para o envolvimento no Image Watching. Cinco categorias compõem o seu sistema e permitem formar um método direcionado ao ensino de arte. Essas categorias são conhecidas por:

  • A.

    descrevendo, analisando, interpretando, fundamentando e revelando.

  • B.

    descrição, análise, interpretação, contextualização e apreciação.

  • C.

    apreciação, contextualização, releitura, análise e interpretando.

  • D.

    descrição, interpretação, análise, contextualização e releitura.

  • E.

    descrevendo, interpretando, revelando, fundamentando, interpretando.

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.

A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.

I. Histórico
II. Crítica de arte
III. Jornalístico
IV. Depoimento
V. Biográfico

Está corretamente associado os tipos de gêneros apresentados nos fragmentos de textos sobre a obra e o artista Amílcar de Castro em:

  • A.

    I-f; II-b ; III-c ; IV-e ; V-a e d.

  • B.

    I-b; II-a e c ; III-d ; IV-f ; V-e.

  • C.

    I-b; II-a e d ; III-c ; IV-e ; V-f.

  • D.

    I-a e d; II-b ; III-c ; IV-e ; V-f.

  • E.

    I-b; II-a e d ; III-f ; IV-e ; V-c.

Atenção: Para responder às questões de números 47 e 48 considere os textos abaixo.

A leitura de textos de diferentes gêneros é uma das indicações do Referencial de expectativas para o desenvolvimento da competência leitora e escritora no ciclo II do ensino fundamental − Artes.

I. Histórico
II. Crítica de arte
III. Jornalístico
IV. Depoimento
V. Biográfico

A partir dos diferentes gêneros de textos é possível afirmar que:

  • A.

    Amílcar de Castro pode ser considerado um pintor extraordinário, reconhecido internacionalmente.

  • B.

    O conhecimento e a discriminação das possibilidades construtivas e expressivas dos volumes, espaços e superfícies, dependem também dos materiais utilizados na sua feitura.

  • C.

    A obra de Max Bill muito influenciou a poética de Amílcar de Castro pelo aproveitamento da ferrugem enquanto materialidade expressiva.

  • D.

    Volumes, espaços e superfícies como elementos da visualidade são possibilidades construtivas e expressivas que só podem ser realizadas pelo ferro.

  • E.

    Massa, peso, cor e textura, assim como a apropriação das imagens da cultura visual estão presentes na obra de Amílcar de Castro, que utiliza o ferro vindo de Minas gerais, onde nasceu.

Considere as imagens abaixo.

Como proposta de leitura de um texto da esfera artística, estas quatro obras podem gerar:

  • A.

    uma contextualização centrada nas biografias dos artistas capaz de apresentar cada um como criadores com claras intenções estéticas.

  • B.

    uma ação que pode confundir os alunos de 8ª série por comparar obras muito diversas entre si, dificultando a análise e a interpretação.

  • C.

    uma interpretação que revela as obras como objetos simbólicos, ligados a valores místicos, religiosos e carnavalescos.

  • D.

    uma leitura em forma comparada e compartilhada com cuidadosas propostas do educador para o antes, o durante e o depois da leitura.

  • E.

    a confecção de mantos e esculturas de vestir pelos alunos, como possibilidade de construir suas marcas pessoais e a compreensão da body art e do site specific.

Na esfera jornalística são vários os gêneros de textos que podem ser trabalhados nas aulas de Artes.

I. Charge
II. Cartum
III. Caricatura

a. Não perde o significado com o tempo, transcendendo o tempo histórico. Representa personagens do cotidiano: trabalhadores, estudantes, crianças, pais, animais,....
b. Desfigura a forma para revelar a essência, evidenciando uma parte despercebida aos olhos desatentos, desvelando as profundezas da alma.
c. Explora o humor e a metáfora na relação entre o texto visual e texto verbal, não se constituindo como uma ilustração. Seus personagens, apesar de inspirados em pessoas reais, possuem certa distância ficcional, com forte caráter ético.

Está corretamente associado gênero de textos e definição em:

  • A.

    I-a; II-b; III-c

  • B.

    I-b; II-a; III-c

  • C.

    I-b; II-c; III-a

  • D.

    I-c; II-b; III-a

  • E.

    I-c; II-a; III-b

Em entrevista de Vik Muniz, disponível em: , o artista revela: Ilusões tão pobres quanto as minhas tornam as pessoas conscientes das falácias das informações visuais e dos prazeres derivados de tais falácias. Estas ilusões são feitas para revelar a arquitetura da nossa concepção de verdade. Elas são meta-ilusões. Observe as seguintes obras do artista. Elas foram criadas por meio de diamantes lapidados, açúcar e caviar, respectivamente. A partir delas, pode-se afirmar que:

  • A.

    Vik Muniz é um artista europeu que trabalha apenas com retratos.

  • B.

    as obras originais são colagens com diamantes, açúcar e caviar.

  • C.

    diamantes, açúcar e caviar têm múltiplos sentidos e representam a avareza, a gula e o poder.

  • D.

    as obras originais são fotografias.

  • E.

    as ilusões reveladas nas obras de Vik Muniz nos fazem ver as falácias das informações visuais, justamente porque o artista sempre apresenta suas obras nas duas versões: colagem e fotografia.

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