Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Com relação à metodologia do ensino aberto no processo ensino-aprendizagem da educação física, julgue os itens subsequentes. De acordo com os métodos de comando e tarefa, a maioria dos procedimentos durante a aula é determinada pelo professor, o que propicia a reflexão aberta dos alunos sobre a concepção de homem, ensino e sociedade.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. No método em que o aluno é visto como sujeito ativo, o professor é um mediador entre os estudantes e a ação sobre a realidade, com o intuito de permitir que os alunos analisem os problemas em um contexto global, a partir da inserção de novas informações e da utilização de conhecimentos presentes nas suas experiências socioculturais.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. A concepção de ensino aberto opera com situações-problemas, com a finalidade de proporcionar diferentes modos de solucioná-las.
Com relação ao processo de ensino-aprendizagem e aos fundamentos didático-pedagógicos da educação física, julgue os itens que se seguem. Situações de resolução de problemas promovem aprendizagem quando, além de mobilizarem os conhecimentos prévios dos estudantes, apresentam desafios direcionados à satisfação e à eficiência.
Abordagem pedagógica que prima o trabalho com as habilidades motoras básicas e específicas visando à prática dos conteúdos que compreendem a educação física escolar. Fundamenta-se na aprendizagem motora, no crescimento e desenvolvimento. Trata-se de uma abordagem que se encontra no grupo das abordagens não críticas da educação física. Esses pressupostos se referem à qual abordagem pedagógica da educação física escolar?
Saúde renovada.
Desenvolvimentista.
Concepções abertas.
Construtivista interacionista.
As regras oficiais do voleibol definem que
I. o primeiro saque do primeiro set, bem como o do set decisivo, é executado pela equipe determinada pela decisão do árbitro;
II. os jogadores devem seguir a ordem de saque registrada na folha de formação.
III. a bola deverá ser golpeada com uma mão ou qualquer parte do braço depois de ser solta ou lançada para cima pela mão;
IV. o segundo árbitro autoriza o saque após ter verificado que as duas equipes estão prontas para jogar e que o sacador está na posse de bola.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III e IV.
II e IV, apenas.
II e III, apenas.
I, III e IV, apenas.
Os jogos cooperativos e competitivos são utilizados com diferentes finalidades nas aulas de educação física escolar. Sobre as características dos jogos cooperativos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para que o objetivo de cada um seja alcançado, o objetivo de todos também deve ser atingido.
( ) Poucos se tornam bem sucedidos nos jogos.
( ) Os jogos são divertidos para todos, que têm um sentimento de vitória.
( ) Os jogadores não se solidarizam com as dificuldades dos outros.
A sequência está correta em
F, F, V, V
V, F, V, F
V, F, F, V
F, V, V, F
Na pubescência, as características sexuais secundárias aparecem, os órgãos sexuais amadurecem e o surto do crescimento se inicia. Sobre este período do desenvolvimento humano, é correto afirmar que
a menarca é o evento básico da puberdade feminina.
é fácil concluir que todas as não atletas têm menarca tardia.
a menarca feminina tem acontecido cada vez mais tardiamente.
a intensidade do treinamento físico é responsável pelo adiantamento da menarca.
Durante um jogo de basquetebol, os oficiais podem corrigir um erro se uma regra for inadvertidamente desprezada, nas seguintes situações, EXCETO:
Não conceder lance livre merecido.
Conceder lance livre não merecido.
Conceder ou cancelar ponto equivocadamente.
Permitir o lance livre numa situação de bola ao alto.
As regras oficiais do basquetebol definem que
I. se um lance livre é convertido e a violação é cometida pelo arremessador do lance livre, o ponto valerá;
II. se o cronômetro de jogo não tiver sido acionado, a bola será concedida para uma reposição desde a linha de lance livre estendida pela equipe que teve o lance livre cancelado;
III. se um lance livre não é convertido e a violação é cometida por ambas as equipes no último ou único lance livre, ocorre uma situação de bola ao alto;
IV. se um lance livre não é convertido e a violação é cometida por um oponente do arremessador de lance livre, um lance livre em substituição será concedido ao arremessador de lance livre.
Estão corretas as afirmativas
I, II, III e IV.
I e II, apenas.
III e IV, apenas.
II, III e IV, apenas.
{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...