Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

No âmbito das aulas de educação física escolar, a transformação didática dos esportes visa, especialmente,

  • A. a introdução de novas modalidades esportivas, tendo como objetivo reforçar a predileção do esporte pelos alunos.
  • B. que todos os alunos possam participar em igualdade de condições, com prazer e com sucesso na realização destes esportes.
  • C. levantar questões que reforçam o princípio de rendimento e concorrência, que selecionam os melhores alunos, classificam e relegam os mais fracos.
  • D. compreender o corpo, a expressão através da cultura esportiva. Isso decorre do fato da hegemonia do esporte enquanto conteúdo da educação física escolar.
  • E. que o esporte possa ser trabalhado de forma a contribuir para incutir nos alunos uma série de valores, como a noção de que a competição faz parte da vida e que, portanto, precisa ser trabalhada nas aulas através das diferentes modalidades esportivas.

“Parece-nos possível afirmar que o século XX presenciou nas sociedades ocidentais a consolidação do(a) ______________________, de forma atrelada ao conhecimento médico-biológico e pela ideia de que sua função principal é a promoção da saúde, com articulação pedagógica e ideia de educação integral do sujeito no sentido do desenvolvimento de todas as suas potencialidades.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. escola
  • B. esporte escolar
  • C. educação física escolar
  • D. prática corporal infantil
  • E. adestramento corporal

A busca por uma estratégia metodológica, que possa dar conta das novas necessidades educacionais, é uma constante. Em relação à educação física, têm-se os trabalhos desenvolvidos por Ghiraldelli Jr. (1989) que, a partir de um levantamento histórico, destaca cinco tendências da educação física brasileira, a saber,

  • A. Tecnicista, Médica, Esportivista, Construtivista, Crítica.
  • B. Militarista, Biologicista, Esportivista, Tecnicista, Criticista.
  • C. Médica, Tecnicista, Materialista, Esportivista, Construtivista.
  • D. Higienista, Militarista, Pedagogicista, Competitivista, Popular.
  • E. Acrítica, Higienista, Desportivista, Recreacionista, Nacionalista.

Relacione corretamente as abordagens pedagógicas em educação física com seus respectivos referenciais teóricos.

A sequência está correta em

  • A. 1, 3, 2, 4, 5
  • B. 2, 1, 5, 3, 4
  • C. 4, 1, 3, 2, 5
  • D. 3, 2, 1, 5, 4
  • E. 5, 4, 1, 3, 2

“Nas aulas de educação física, a prática de ____________________ é bastante condenável, pois se desconsidera a relevância dos procedimentos inerentes à prática pedagógica do professor. Tal prática pode colocar em questionamento se os alunos estão aprendendo aspectos históricos, culturais e técnicos de determinado conteúdo.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. dar a bola
  • B. tecnicismo
  • C. automatismo
  • D. ensino aberto
  • E. problematização

“Propõe olhar para as práticas constitutivas da cultura corporal, como práticas sociais, ou seja, produzidas pela ação (trabalho) humana com vistas a atender determinadas necessidades sociais. Dessa forma, as atividades corporais, esportivas ou não, componentes da nossa cultura corporal, são vivenciadas – tanto naquilo que possuem de fazer corporal, quanto na necessidade de se refletir sobre o significado/sentido desse mesmo fazer.” Trata-se da abordagem pedagógica denominada

  • A. sistêmica.
  • B. aptidão física.
  • C. fenomenológica.
  • D. crítico-superadora.
  • E. crítico-emancipatória.

Entende-se por transformação didático-pedagógica do esporte (Kunz, 2003), nas aulas de educação física escolar, o(a)

  • A. processo de tornar o esporte um conteúdo hegemônico se comparado aos outros conteúdos.
  • B. contribuição com a descoberta de talentos na escola visando à representatividade do Brasil no cenário internacional.
  • C. potencialização do esporte como fenômeno mundial que, por sua vez, movimenta diariamente milhões de reais pela indústria cultural.
  • D. abordagem do esporte como conteúdo na escola, visando extrapolar seus valores e aspectos culturais na formação de um sujeito crítico.
  • E. abordagem do esporte de forma a privilegiar o aspecto teórico sobre o domínio motor, haja vista a relevância da técnica para a prática de um jogo pelos alunos.

Sobre o ensino do chute no futsal, analise as afirmativas.

( ) O chute com a ponta do pé, embora seja o mais potente de todos, por concentrar toda a força em um ponto menor, pelo mesmo motivo torna-se impreciso, tendo em vista que o desvio no ponto a ser atingido na bola pode mudar totalmente sua direção.

( ) O chute a gol pode ser realizado com a parte de cima do pé. Trata-se de um chute de difícil execução, mas que alia força e precisão.

( ) O chute com a parte interna do pé proporciona precisão, mas não é muito potente.

A sequência está correta em

  • A. F, F, V
  • B. V, V, F
  • C. F, V, F
  • D. F, F, F
  • E. V, V, V

“No handebol, _________________ trata(m)-se do movimento de lançar a bola ao chão sucessivamente ou uma única vez, tendo como objetivo deslocar-se pelo espaço da quadra.” Assinale a alternativa que completa corretamente a afirmativa anterior.

  • A. finta
  • B. drible
  • C. tiro livre
  • D. manejo da bola
  • E. recepção e passe

Relacione o conceito às respectivas definições. (Alguns números poderão ser utilizados mais de uma vez.)

A sequência está correta em

  • A. 1, 2, 3, 4, 4, 3
  • B. 2, 1, 1, 3, 1, 4
  • C. 1, 3, 1, 2, 4, 4
  • D. 2, 1, 3, 2, 4, 2
  • E. 3, 2, 2, 4, 3, 1
Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...