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De acordo com a visão desenvolvimentista, o conjunto de mudanças que acontecem no comportamento motor humano, ao longo do tempo, ocorre desde o nascimento até
o fim da vida.
o final da infância.
o fim do período maturacional.
o início da fase adulta.
o estágio de operações formais.
Com base nos dados de crescimento físico na adolescência o professor pode acompanhar e avaliar o desenvolvimento de seus alunos. Na adolescência, a velocidade de crescimento em estatura ocorre em três fases: início de aceleração, velocidade de pico e desaceleração. A fase de início de aceleração principia
aos nove anos de idade, em meninos e meninas.
aos dezoito anos de idade nos meninos e aos dezesseis anos de idade nas meninas.
aos onze anos de idade nos meninos e aos nove anos de idade nas meninas.
aos treze anos de idade nos meninos e aos quinze anos de idade nas meninas.
aos treze anos de idade nos meninos e aos onze anos de idade nas meninas.
Durante um jogo de decisão de um campeonato escolar, um aluno fez um gol, nos minutos finais do jogo, utilizando-se da mão. O juiz do jogo não percebeu a infração e confirmou como válido o gol que conferiu o título à turma. Posteriormente, ao ser perguntado se ele colocou a mão na bola, o aluno respondeu Não importa, o importante é que estou me sentindo muito querido pela nossa torcida.
Considerando a situação hipotética apresentada, é correto afirmar que, conforme a teoria de desenvolvimento moral de Kohlberg, o comportamento desse aluno é típico do estágio de crescimento moral correspondente aoestágio 5 nível pós-convencional.
estágio 1 nível pré-convencional.
estágio 2 nível pré-convencional.
estágio 3 nível convencional.
estágio 4 nível convencional.
Na pré-escola e nas primeiras séries do ensino fundamental, o professor deve observar aspectos do desenvolvimento da percepção visual infantil, como a percepção de profundidade. Nesse sentido, para o treinamento da interceptação de objetos, o professor pode manipular fatores do ambiente, como
movimentos dentro e fora da água.
atividades de rolamento do corpo sobre várias superfícies e em vários ângulos.
atividades de locomoção em diferentes ritmos.
posições de equilíbrio estático e dinâmico.
atividades com bolas de diferentes tamanhos, com variação de distância, velocidade e trajetória.
excluir das aulas os meninos que cometam atitudes discriminatórias contra as meninas.
estabelecer regras, nos jogos esportivos, que obriguem os meninos a passar a bola para as meninas, independentemente de quem esteja mais bem posicionado para marcar pontos.
dividir a turma por sexo em todas as aulas para garantir, minimamente, espaço para que as meninas realizem seus jogos.
promover, obrigatoriamente, aulas mistas, fazendo com que meninos e meninas tenham de propor soluções para os conflitos causados pelas diferenças.
tematizar as tensões existentes nas aulas e construir estratégias metodológicas diversificadas para possibilitar que meninos e meninas construam soluções conjuntas para as diferenças.
Inserir o futebol como conteúdo exclusivo ou hegemônico nas aulas de educação física
não é recomendado, visto que essa modalidade já está exageradamente presente em nossa cultura, não necessitando ser aprendido.
pode transformar a aula em um ambiente próximo ao esporte profissional, que é um tema irrelevante a ser abordado.
favorece os mais habilidosos e, consequentemente, torna a aula uma espécie de treinamento para a seleção das equipes que representam a escola.
elimina a possibilidade de ampliar a cultura corporal de alunos e alunas.
exclui as alunas, uma vez que mulheres não jogam esse esporte em nossa sociedade.
Nas aulas de educação física, os jogos populares trazidos para as escolas pelos alunos
devem ser selecionados no programa porque são expressão legítima da cultura local da comunidade onde está inserida a escola.
não devem ser selecionados no programa quando não representarem um conhecimento universal.
não devem ser selecionados no programa porque são brincadeiras típicas do tempo livre que não apresentam valor pedagógico.
devem ser selecionados no programa, dado que, atualmente, cabe à educação física escolar substituir o tempo livre do recreio.
não devem ser selecionados no programa, pois transgridem a lógica desportiva e dificultam o aprendizado das modalidades esportivas.
A cada nova unidade de ensino, o professor de uma turma de educação física do sexto ano de escola pública organiza uma eleição entre os alunos, a fim de selecionar a atividade a ser trabalhada.
Com relação a essa situação hipotética, e tendo em conta a intenção do professor de democratizar a seleção dos conteúdos, o problema dessa iniciativa está emgarantir a motivação dos alunos ao trabalhar em aula com temas de interesse da maioria.
transferir a responsabilidade de decisão, a qual deve estar centrada na figura do professor.
eliminar o poder de decisão dos alunos.
descumprir programas estabelecidos por órgãos superiores competentes para definir o conteúdo das aulas.
constranger o direito das minorias da turma de ter os desejos e anseios atendidos.
Em comparação com o handebol, a iniciação ao voleibol no ensino fundamental oferece dificuldades para que os alunos alcancem a dinâmica do jogo, principalmente por
desconhecerem as regras oficias do voleibol.
terem dificuldades com os movimentos técnicos do voleibol, que são especializados e não naturais.
gostarem mais de handebol do que de voleibol pelo fato de aquele ser mais parecido com o futebol, que é verdadeiramente o único interesse.
se sentirem desmotivados em razão da falta de contato físico entre os praticantes.
terem baixa estatura se comparados aos atletas profissionais do voleibol.
Um professor tem balizas de futsal e pretende ensinar o handebol fazendo com que seus alunos vivenciem o jogo de modo o mais próximo possível das regras oficiais. Entretanto, só dispõe das dimensões e das linhas oficiais da quadra do basquetebol como espaço para as aulas. A melhor adaptação que ele pode fazer, além de utilizar as linhas limítrofes, é
utilizar a linha de três pontos como área de gol e o círculo central para início do jogo.
utilizar o círculo central para início do jogo e marcar a área de gol com uma fita.
utilizar a linha de três pontos como linha de nove metros e marcar a área de gol com uma fita.
utilizar a área restritiva como área do gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.
utilizar a linha de três pontos como área de gol e marcar o tiro de sete metros com uma fita.
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