Questões de Educação Física

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Ao considerar a frequência, a utilização de uniforme ou a participação dos alunos na aula, o professor verifica

  • A.

    envolvimento emocional com as aulas e conhecimentos conceituais abordados.

  • B.

    cumprimento de regras estabelecidas e conhecimentos conceituais abordados.

  • C.

    mudanças no comportamento motor e nos conhecimentos conceituais abordados.

  • D.

    envolvimento emocional com as aulas e cumprimento de regras estabelecidas.

  • E.

    mudanças no comportamento motor e cumprimento de regras estabelecidas.

O processo de avaliação do professor descrito no texto apresenta

  • A.

    avaliação somativa, escala de avaliação, instrumento de avaliação, interpretação dos resultados da avaliação e autoavaliação.

  • B.

    avaliação diagnóstica, avaliação somativa, critérios de avaliação, instrumento de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.

  • C.

    avaliação diagnóstica, avaliação formativa, critérios de avaliação, instrumento de avaliação e autoavaliação.

  • D.

    avaliação diagnóstica, avaliação somativa, escala de avaliação, instrumento de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.

  • E.

    avaliação diagnóstica, avaliação formativa, escala de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.

A descrição da prática pedagógica do professor relatada no texto pode ser considerada mais próxima da abordagem

  • A.

    desenvolvimentista.

  • B.

    desenvolvimentista.

  • C.

    crítico-superadora.

  • D.

    saúde renovada.

  • E.

    crítico-emancipatória.

Tradicionalmente, o ensino da educação física utilizou metodologias que pouco favoreciam a interação entre professores e alunos. Para isso, surgiram metodologias abertas de ensino. Assinale a opção que contém as características de uma metodologia aberta.

  • A.

    Resgate dos jogos populares e a verificação dos níveis de rendimento motor.

  • B.

    Padronização do ritmo e da velocidade e a organização de fileiras e colunas.

  • C.

    Reflexão sobre as determinações sócio-históricas presentes na atividade e a transformação das regras oficiais dos esportes.

  • D.

    Ensino repetitivo dos fundamentos técnicos e a preocupação com a inclusão social.

  • E.

    O estímulo à codecisão e a adaptação dos esportes para o aprendizado.

Considerando o problema da obesidade, julgue os itens a seguir.

I A exigência social pela boa aparência mobiliza as pessoas para a prática de atividades físicas.

II A preocupação dos especialistas em saúde pública com os índices crescentes de obesidade reflete a importância de um país ter políticas que garantam todos os desejos da população.

III A falta de exercícios físicos e a alimentação rica em carboidrato e gorduras estão entre os principais causadores do crescente índice de obesidade da população.

IV A escola tem importância fundamental para a diminuição das doenças causadas pela obesidade.

Estão certos apenas os itens

  • A.

    I, III e IV.

  • B.

    I e II.

  • C.

    II e III.

  • D.

    II e IV.

  • E.

    III e IV.

Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta.

  • A.

    Como os métodos ginásticos priorizam o desenvolvimento de sentimentos patrióticos, fundamentais para o exercício de uma cidadania responsável, a educação física militarista é caracterizada como uma teoria crítica.

  • B.

    A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência.

  • C.

    A educação física, enquanto ginástica, foi oficializada no ensino público brasileiro pelo Decreto n.º 7.247/1879, com fins lúdicos e sociais.

  • D.

    A capoeira, desenvolvida pelos escravos negros em um contexto de luta, é exemplo de educação física inserida nas escolas públicas.

  • E.

    O método ginástico francês, criado especificamente para a escola, serviu de referência para que pedagogos e médicos estabelecessem os princípios básicos no ensino de educação física escolar no Brasil.

  • A.

    acentuar a disparidade de interesses entre as diferentes classes sociais.

  • B.

    modificar os valores da sociedade, a fim de transformá-la.

  • C.

    contribuir para a construção do conhecimento, comprometendo-se com a formação educacional.

  • D.

    incentivar a competição, preparando os recursos humanos necessários ao crescimento econômico e tecnológico da sociedade.

  • E.

    utilizar o método desportivo generalizado, negligenciando a especialização de esportes específicos.

A respeito da competição em esportes individuais, assinale a opção correta.

  • A.

    A rivalidade gerada nas competições não é estimulante para atingir a perfeição, mas, se for prolongada e intensa, contribui para a melhora da destreza motora.

  • B.

    Um elemento comum da competição nos esportes individuais consiste no envolvimento das pessoas em prol do alcance de um objetivo comum aos participantes.

  • C.

    Os reforços, como pontos e vitórias, geralmente são distribuídos de maneira desigual entre os participantes, com base em seu desempenho competitivo.

  • D.

    Os esportes individuais não se incluem na categoria jogo, pois não contribuem para o processo vital dos grupos.

  • E.

    A conotação extremamente competitiva dos esportes individuais evidencia uma prática mais lúdica e pouco produtiva.

Com relação a situações cooperativas, assinale a opção correta.

  • A.

    A situação cooperativa está presente nos jogos em que cada participante é motivado a expressar-se com responsabilidade, destreza e precisão.

  • B.

    A situação cooperativa estará evidenciada quando a ação de A for benéfica para A e para B, independentemente de a ação de B ser benéfica para ambos.

  • C.

    Na situação cooperativa, um indivíduo só alcançará o objetivo se todos também o alcançarem.

  • D.

    A situação cooperativa está vinculada a modelos que restringem o movimento a apenas uma opção, enfatizando formas que aprimorem esse movimento.

  • E.

    Nas ações que interferem no objetivo, haverá situação de cooperação quando os reforçadores de um indivíduo dependerem única e exclusivamente de suas próprias ações.

No que diz respeito à combinação entre competição e cooperação, assinale a opção correta.

  • A.

    Associar competição e cooperação, como ocorre em esportes coletivos, pode apresentar contradições: a atividade é competitiva, mas os participantes são cooperativos.

  • B.

    Mesmo associadas, competição e cooperação são opostas e independentes, a exemplo da situação em que há cooperação no grupo para vencer o jogo, mas há competição para obter a posse de bola.

  • C.

    A combinação de competição e cooperação focada na melhoria de resultados físicos, emocionais e sociais incentiva a superação de desafios, porém aumenta a rivalidade, uma vez que se procura assegurar que o desempenho do outro não seja bom.

  • D.

    Um método para a combinação de competição e cooperação consiste em utilizar a competição entre grupos, que favorece a cooperação intergrupal, apesar dos inconvenientes da competição interpessoal.

  • E.

    Na combinação entre competição e cooperação, o objetivo pelo qual se compete é mais importante que as pessoas, sejam companheiros, sejam adversários.

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