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Ao considerar a frequência, a utilização de uniforme ou a participação dos alunos na aula, o professor verifica
envolvimento emocional com as aulas e conhecimentos conceituais abordados.
cumprimento de regras estabelecidas e conhecimentos conceituais abordados.
mudanças no comportamento motor e nos conhecimentos conceituais abordados.
envolvimento emocional com as aulas e cumprimento de regras estabelecidas.
mudanças no comportamento motor e cumprimento de regras estabelecidas.
O processo de avaliação do professor descrito no texto apresenta
avaliação somativa, escala de avaliação, instrumento de avaliação, interpretação dos resultados da avaliação e autoavaliação.
avaliação diagnóstica, avaliação somativa, critérios de avaliação, instrumento de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.
avaliação diagnóstica, avaliação formativa, critérios de avaliação, instrumento de avaliação e autoavaliação.
avaliação diagnóstica, avaliação somativa, escala de avaliação, instrumento de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.
avaliação diagnóstica, avaliação formativa, escala de avaliação e interpretação dos resultados da avaliação.
A descrição da prática pedagógica do professor relatada no texto pode ser considerada mais próxima da abordagem
desenvolvimentista.
desenvolvimentista.
crítico-superadora.
saúde renovada.
crítico-emancipatória.
Tradicionalmente, o ensino da educação física utilizou metodologias que pouco favoreciam a interação entre professores e alunos. Para isso, surgiram metodologias abertas de ensino. Assinale a opção que contém as características de uma metodologia aberta.
Resgate dos jogos populares e a verificação dos níveis de rendimento motor.
Padronização do ritmo e da velocidade e a organização de fileiras e colunas.
Reflexão sobre as determinações sócio-históricas presentes na atividade e a transformação das regras oficiais dos esportes.
Ensino repetitivo dos fundamentos técnicos e a preocupação com a inclusão social.
O estímulo à codecisão e a adaptação dos esportes para o aprendizado.
Considerando o problema da obesidade, julgue os itens a seguir.
I A exigência social pela boa aparência mobiliza as pessoas para a prática de atividades físicas. II A preocupação dos especialistas em saúde pública com os índices crescentes de obesidade reflete a importância de um país ter políticas que garantam todos os desejos da população. III A falta de exercícios físicos e a alimentação rica em carboidrato e gorduras estão entre os principais causadores do crescente índice de obesidade da população. IV A escola tem importância fundamental para a diminuição das doenças causadas pela obesidade. Estão certos apenas os itensI, III e IV.
I e II.
II e III.
II e IV.
III e IV.
Rui Barbosa defendeu a inclusão da ginástica nas escolas brasileiras. A educação física dessa época era baseada em métodos ginásticos europeus, que buscavam o vigor físico essencial, o equilíbrio da vida humana, a preservação da pátria, a prontidão no obedecer, o asseio no vestuário e no corpo e a dignidade da espécie. Com relação à educação física no Brasil na época de Rui Barbosa, assinale a opção correta.
Como os métodos ginásticos priorizam o desenvolvimento de sentimentos patrióticos, fundamentais para o exercício de uma cidadania responsável, a educação física militarista é caracterizada como uma teoria crítica.
A educação física de viés higienista tem por referência um modelo idealizado de homem construído pelos princípios da ciência.
A educação física, enquanto ginástica, foi oficializada no ensino público brasileiro pelo Decreto n.º 7.247/1879, com fins lúdicos e sociais.
A capoeira, desenvolvida pelos escravos negros em um contexto de luta, é exemplo de educação física inserida nas escolas públicas.
O método ginástico francês, criado especificamente para a escola, serviu de referência para que pedagogos e médicos estabelecessem os princípios básicos no ensino de educação física escolar no Brasil.
acentuar a disparidade de interesses entre as diferentes classes sociais.
modificar os valores da sociedade, a fim de transformá-la.
contribuir para a construção do conhecimento, comprometendo-se com a formação educacional.
incentivar a competição, preparando os recursos humanos necessários ao crescimento econômico e tecnológico da sociedade.
utilizar o método desportivo generalizado, negligenciando a especialização de esportes específicos.
A respeito da competição em esportes individuais, assinale a opção correta.
A rivalidade gerada nas competições não é estimulante para atingir a perfeição, mas, se for prolongada e intensa, contribui para a melhora da destreza motora.
Um elemento comum da competição nos esportes individuais consiste no envolvimento das pessoas em prol do alcance de um objetivo comum aos participantes.
Os reforços, como pontos e vitórias, geralmente são distribuídos de maneira desigual entre os participantes, com base em seu desempenho competitivo.
Os esportes individuais não se incluem na categoria jogo, pois não contribuem para o processo vital dos grupos.
A conotação extremamente competitiva dos esportes individuais evidencia uma prática mais lúdica e pouco produtiva.
Com relação a situações cooperativas, assinale a opção correta.
A situação cooperativa está presente nos jogos em que cada participante é motivado a expressar-se com responsabilidade, destreza e precisão.
A situação cooperativa estará evidenciada quando a ação de A for benéfica para A e para B, independentemente de a ação de B ser benéfica para ambos.
Na situação cooperativa, um indivíduo só alcançará o objetivo se todos também o alcançarem.
A situação cooperativa está vinculada a modelos que restringem o movimento a apenas uma opção, enfatizando formas que aprimorem esse movimento.
Nas ações que interferem no objetivo, haverá situação de cooperação quando os reforçadores de um indivíduo dependerem única e exclusivamente de suas próprias ações.
No que diz respeito à combinação entre competição e cooperação, assinale a opção correta.
Associar competição e cooperação, como ocorre em esportes coletivos, pode apresentar contradições: a atividade é competitiva, mas os participantes são cooperativos.
Mesmo associadas, competição e cooperação são opostas e independentes, a exemplo da situação em que há cooperação no grupo para vencer o jogo, mas há competição para obter a posse de bola.
A combinação de competição e cooperação focada na melhoria de resultados físicos, emocionais e sociais incentiva a superação de desafios, porém aumenta a rivalidade, uma vez que se procura assegurar que o desempenho do outro não seja bom.
Um método para a combinação de competição e cooperação consiste em utilizar a competição entre grupos, que favorece a cooperação intergrupal, apesar dos inconvenientes da competição interpessoal.
Na combinação entre competição e cooperação, o objetivo pelo qual se compete é mais importante que as pessoas, sejam companheiros, sejam adversários.
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