Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.
Na história da educação, vários métodos foram propostos na tentativa de entender esse processo:
Inicialmente deve-se fazer o levantamento do universo vocabular dos grupos, a fim de escolher as palavras geradoras, que variam conforme o lugar. Em seguida são realizados os círculos de cultura, constituídos de grupos pequenos sob a coordenação de um animador, que tanto pode ser um professor ou um companheiro já alfabetizado. Diante da representação (fotografia, figura) de uma favela, por exemplo, há o debate sobre o problema da habitação, da alimentação, do vestuário, da saúde, da educação, descobrindo-a como uma situação problemática. Em seguida, se passa à visualização da palavra favela. Para o autor, a alfabetização de adulto deve proporcionar-lhes a conscientização para que se alfabetizem (ARANHA, 2006).
O excerto acima descreve o Método
Paulo Freire.
Skinner.
Vygotsy.
Piaget.
Dewey.
Com relação ao Eixo Temático − Ginástica, os alunos do Ensino Fundamental devem
adquirir força e flexibilidade para executar os movimentos da forma mais perfeita possível.
vivenciar e conhecer os nomes de todos os movimentos ginásticos.
conhecer as características de cada um dos aparelhos da Ginástica Artística.
vivenciar e conhecer as características de cada modalidade.
Edgar Morin (2000) apresenta sete saberes fundamentais que a educação do futuro deveria tratar com a máxima seriedade e em toda a cultura. Considerando tal importância, assinale a alternativa que contenha esses saberes.
As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Noologia; Incerteza do conhecimento; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Redução e Disjunção; e A falsa racionalidade.
Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; Pragmatismos; Noologia; Incerteza do conhecimento; e Ensinar a identidade terrena.
O contexto; O global; O multidimensional; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais.
Erros mentais; Erros intelectuais; Erros da razão; O complexo; A inteligência geral; A antinomia; e Problemas essenciais.
As cegueiras do conhecimento: o erro e a ilusão; Os princípios do conhecimento pertinente; Ensinar a condição humana; Ensinar a identidade terrena; Enfrentar as incertezas; Ensinar a compreensão; e Ética do gênero humano.
No Ensino Médio, no Eixo Temático − Esporte, os alunos devem
criar as regras com base nos interesses imediatos do grupo ou parte dele.
compreender as regras das modalidades e cumpri-las incondicionalmente.
analisar as regras das modalidades estudadas e alterá-las de acordo com o interesse do grupo, espaços e materiais.
simplificar as regras de tal forma que elas não sejam mais necessárias para as práticas da modalidade.
Analise as afirmações a seguir, no que diz respeito a perspectivas teóricas, finalidades, conteúdos e forma para uma proposta de avaliação do processo de ensino-aprendizagem da Educação Física, de acordo com Castellani Filho et al (2009), no livro Metodologia de Ensino da Educação Física, e assinale a alternativa correta.
A perspectiva da reflexão de uma pedagogia desenvolvimentista, conforme Castellani Filho et al (2009) apresenta no livro, pressupõe o processo de avaliação desvinculado de um Projeto Histórico da sociedade onde o professor está atuando.
Preconizam a superação de práticas mecânicoburocráticas (aplicar testes, selecionar alunos, dar notas, detectar talentos) pela busca de práticas produtivo-criativas e reiterativas, que possibilitem, dentre outras coisas, mobilizar plenamente a consciência dos alunos, seus saberes e suas capacidades cognitivas.
A avaliação, na perspectiva da reflexão críticosuperadora, deverá observar nos alunos o desenvolvimento de visões abstratas, irreais que homogeneízem e igualem os alunos, condicionando entendimentos, que serão avaliados nas aulas de Educação Física.
De acordo com perspectiva dialógica, comunicativa e interativa, a avaliação nas aulas de Educação Física não deve envolver o aluno no planejamento desse processo, isto é, o processo de avaliação é dever e competência do professor, ao aluno caberá somente ser avaliado.
No processo de avaliação, o tempo pedagogicamente necessário para a aprendizagem deve ser excluído, pois na hora da avaliação o aluno deverá executar os movimentos o mais rápido e corretamente possível.
No que se refere ao Eixo Temático − Jogos e Brincadeiras, destacam-se cinco habilidades a serem alcançadas pelos alunos: 1) re (criar) jogos; 2) re (criar) espaços para a vivência de jogos; 3) re (criar) materiais para a vivência de jogos e brincadeiras; 4) construir brinquedos como papagaio ou pipa, bolas de meia, vaivém, dentre outros e 5) construir regras coletivamente. Com base nessas habilidades, o professor planejará suas aulas com vistas a desenvolver o tópico de (re)construção de
jogos e brincadeiras.
jogos e dança.
brincadeiras e esporte.
dança e esporte.
Supondo que você tenha que realizar uma competição para crianças do ensino fundamental, analise as assertivas seguintes a respeito do processo competitivo de acordo com De Rose (2002).
I. O período etário que vai desde a segunda infância (por volta dos sete anos de idade) até o final da adolescência (por volta dos 17 ou 18 anos) é chamado, para efeitos da realidade competitiva, de juvenil.
II. Quatro são os fatores evidenciados quando se compete: confronto, cooperação, objetivos coletivos, equilíbrio.
III. Deve-se levar em consideração a prontidão competitiva do aluno, que inclui componentes físicos, fisiológicos, psicológicos (emocionais e cognitivos) e sociais.
IV. A situação da competição pode ser bastante estressante para o aluno, principalmente se pais e professores pressionam demasiadamente o jovem atleta em busca de resultados.
Quais estão corretas?
Apenas II e III.
Apenas III e IV.
Apenas I, II e IV.
Apenas II, III e IV.
A Capoeira é um jogo corporal que envolve dança, luta, brincadeira, música e folclore. O principal movimento de deslocamento, base de todos os outros movimentos realizados na Capoeira, é denominado
rolê.
ataque.
esquiva.
ginga.
Relacione a Coluna 1 com a Coluna 2, a respeito das vias metabólicas de produção de energia.
Assinale a alternativa que preenche corretamente os parênteses, de cima para baixo.
2 2 3 2 3 1 1.
3 1 1 2 1 2 3.
3 2 1 2 1 1 3.
1 1 2 3 2 1 2.
2 1 1 2 1 3 1.
O ensino sobre a diversidade cultural nas danças brasileiras, no Ensino Fundamental, deve levar em consideração a aquisição das seguintes habilidades:
I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais na dança em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais da dança.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos de outros países;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.I. Reconhecer a pluralidade das manifestações culturais nos jogos em nosso país;
II. Vivenciar diferentes manifestações culturais dos jogos.{TITLE}
{CONTENT}
{TITLE}
Aguarde, enviando solicitação...