Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

O basquetebol é um jogo de explosão muscular. Para tanto, o professor deve trabalhar, especialmente, as valências de:

    A) Flexibilidade e Equilíbrio.

    B) Velocidade e Ritmo.

    C) Aceleração e Força.

    D) Coordenação e Resistência.

De acordo com os estágios da Aprendizagem Motora, analise os itens:


I. Estágio Cognitivo a criança efetua os movimentos com erros grosseiros, só que ela não consegue visualizar seu erro nem corrigilo.

II. Estágio Cinestésica considerado o estágio em que a criança percebe os movimentos musculares, o peso, a posição do corpo no espaço e a relação com o mundo à sua volta, apesar de que na maioria das vezes não consegue visualizar nem corrigir o erro.

III. Estágio Associativo a criança efetua o movimento com erros grosseiros, visualiza o seu erro, mas não consegue corrigi-lo.

IV. Estágio Autônomo considerado o terceiro estágio da aprendizagem motora pelo indivíduo, o indivíduo efetua os movimentos com erros grosseiros, visualiza seu erro, onde errou e consegue corrigi-lo.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) I, II e IV apenas.

    D) I, III e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Leia o trecho a seguir: “No basquetebol, a linha do meio da quadra deve ser ultrapassada no intervalo de ______ segundos após a saída de bola. Após ser ultrapassada, não é mais permitido cruzá-la de volta.”.
Assinale a alternativa que preenche, corretamente, a lacuna do texto:

    A) 8

    B) 5

    C) 10

    D) 13

A aprendizagem motora humana consiste numa série de processos internos que determinam a capacidade de um indivíduo para executar uma tarefa motora, associado às suas práticas e experiências prévias. E esses processos, estão intrinsecamente ligados ao controle motor, pois, a todo momento estamos nos deslocando e os movimentos representam a principal forma de interação entre os seres humanos e o ambiente.


As fases da aprendizagem motora, são:


I. Motora Reflexiva.

II. Motora Rudimentar.

III. Motora Fundamental.

IV. Motora Especializada.


Assinale a alternativa CORRETA:

    A) I e II apenas.

    B) II e III apenas.

    C) III e IV apenas.

    D) I, II e IV apenas.

    E) I, II, III e IV.

Observe a imagem abaixo:


No futebol de campo, através do movimento da imagem, o árbitro está sinalizando:

    A) Pênalti.

    B) Tiro de meta.

    C) Escanteio.

    D) Tiro livre indireto.

Numa visão prática os Princípios do Treinamento Esportivo relatam a importância de cada um dos princípios no desenvolvimento de uma periodização esportiva.


São considerados princípios do Treinamento, Esportivo, EXCETO:

    A) Princípio da Adaptação.

    B) Princípio da Sobrecarga.

    C) Princípio da Continuidade.

    D) Princípio da Interdependência.

    E) Princípio da Precaução.

No futebol de campo, o equipamento obrigatório do jogador compõe-se das seguintes peças separadas, exceto:

    A) Calções.

    B) Palmilhas.

    C) Meias.

    D) Caneleiras.

Sobre a Fisiologia do exercício, analise os itens:


I. Compete ao estudo das funções do organismo relacionados ao esporte, treinamento e exercício físico, seus principais objetivos são estudar as diferentes formas de exercícios, visando melhora da capacidade de rendimento físico, buscando melhora da saúde através da continuidade da Atividade Física.

II. Busca compreender todas as ações que ocorrem no corpo humano durante o exercício físico, bem como o efeito obtido por sua prática constante (ou seja, efeito crônico promovido pelo exercício).

III. Envolve o estudo dos músculos envolvidos no movimento, hormônios liberados, estado emocional, ativação neuromuscular e uma série de mecanismos que estão ativados no organismo durante a atividade física.

IV. Também é possível estudar o gasto energético e como esse gasto é reposto (por meio do repouso e da alimentação correta e equilibrada).

V. O conhecimento básico da fisiologia do exercício pode proporcionar uma consciência sobre a necessidade da atividade física/exercício físico para o bem-estar físico, social e mental.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e V apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Os treinos compostos por circuitos de exercícios de potência, intensidade e força que favorecem a definição muscular, o fortalecimento articular e a diminuição da gordura corporal são chamados de:

    A) Phiometria.

    B) Método aeróbico.

    C) Steep-training.

    D) Power-training.

Caçar, correr, lutar, saltar, todos esses movimentos básicos para a sobrevivência do ser humano primitivo iniciaram as atividades que hoje conhecemos como Educação Física. Ao longo do tempo, a Educação Física mostrou sua importância no mundo e firmou-se no Brasil com o incentivo de políticas públicas que transformaram nossa forma de ver a sociedade e o ensino escolar.
Sobre a história da Educação Física no Brasil, analise os itens e assinale a alternativa INCORRETA:

    A) No ano de 1882, Rui Barbosa publicou um parecer intitulado de “Reforma do Ensino Primário” tratou a Educação Física como parte fundamental para a formação moral da juventude e reforçou sua importância na grade escolar.

    B) Os princípios que nortearam a introdução da Educação Física no país surgiram em 1890 com a Carta Régia que implementava a Ginástica Alemã na Academia Real Militar, no Brasil Império.

    C) Em 1998 o processo de regulamentação da profissão Educação Física foi aprovado pelo Congresso Nacional brasileiro, criando o sistema CONFEF/CREF, e promulgado pelo Presidente da República em 01/09/98.

    D) Com o fim do Estado Novo, a ginástica perdeu espaço para o esporte e a Educação Física começou a ser encarada como uma prática educativa.

    E) A Educação Física foi dirigida para a saúde (mental e física), caráter moral, preparação vocacional e incentivada a ser realizada nas horas livres, buscando-se a promoção da educação integral.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...