Questões de Educação Física

Lista completa de Questões de Educação Física para resolução totalmente grátis. Selecione os assuntos no filtro de questões e comece a resolver exercícios.

Críquete e Softbol são exemplos de esportes de:

    A) Rede/quadra dividida.

    B) Invasão territorial.

    C) Campo e taco.

    D) Precisão.

A dança é um tipo de manifestação artística que utiliza o corpo como instrumento criativo. Geralmente, essa forma de expressão vem acompanhada por música, entretanto, também é possível dançar sem o apoio musical. Na dança, as pessoas realizam movimentos ritmados, seguindo uma cadência própria ou coreografada, originando harmonias corporais.


Sobre a dança, assinale a alternativa INCORRETA:

    A) A dança é uma linguagem universal, um meio de expressão importante desde épocas remotas, assim como a música.

    B) A dança foi uma das primeiras demonstrações expressivas do ser humano. Surgiu Idade Média, como consequência de experimentações corpóreas que homens e mulheres realizavam, como bater os pés no chão e bater palmas.

    C) No renascimento, a dança retoma sua importância, sendo bastante valorizada pela nobreza. Nesse momento, ela torna-se mais complexa e surgem estudos e organizações a fim de sistematizá-la; é quando desponta o chamado balé.

    D) Essa manifestação artística consiste em uma coordenação estética de movimentos corporais, combinando os elementos plásticos, os grandes gestos ou posturas corporais em composição coerente e dinâmica.

    E) Maria Olenewa, primeira-bailarina da Companhia de Pavlova, acabou por se instalar no Rio de Janeiro. Ela conseguiu criar uma escola de balé clássico sob sua direção no Teatro Municipal, oficializada em 1930.

Com relação as brincadeiras e jogos, responda verdadeiro (V) ou falso (F) e assinale a alternativa que traz a sequência correta:
(__) Exploram aquelas atividades voluntárias não exercidas dentro de determinados limites de tempo e espaço. (__) Essas práticas não possuem um conjunto estável de regras. (__) Caracterizam-se pela criação e alteração de regras, pela obediência de cada participante ao que foi combinado coletivamente.

    A) V – V – F.

    B) V – F – F.

    C) F – V – V.

    D) F – F – V.

São condutas de prevenção de acidente realizadas pelo professor de Educação Física:


Assinale a alternativa CORRETA:


I. Inabilidade do principiante: inicia-se com exercícios simples e, a partir do desenvolvimento dos elementos motores, são acrescentados exercícios mais complexos. A aula deve ser sempre supervisionada, não permitindo atividades potencialmente perigosas

II. Desigualdade corporal e/ou técnica: ao propor as atividades, o educador deve equiparar o porte dos alunos, dividindo-os por tamanho, maturidade física, experiência e habilidade técnica;

III. Idade: deve-se observar a idade do aluno, de modo a aferir o seu desenvolvimento psicológico e fisiológico;

IV. Desprezo ao perigo: o professor deve exigir que os alunos usem os equipamentos de segurança adequados, fazendo também uma prévia vistoria para averiguar se os equipamentos estão em boas condições de uso. O docente também deve averiguar se os alunos estão utilizando os materiais de segurança de forma correta;

V. Causas imprevisíveis: são circunstâncias em que não há como se proteger ou precaver, onde a causa nunca pode ser totalmente eliminada;

VI. Supertreinamento: todos têm um limite funcional e este deve ser respeitado.


Estão CORRETAS:

    A) I, II, III e V apenas.

    B) II, III, V e VI apenas.

    C) I, II, IV, V e VI apenas.

    D) II, IV, V e VI apenas.

    E) I, II, III, IV, V, VI.

De acordo com a Base Nacional Comum Curricular – BNCC, qual dos elementos fundamentais comuns às práticas corporais é vinculado com o lazer/entretenimento e/ ou o cuidado com o corpo e a saúde?

    A) Produto Cultural.

    B) Movimento Corporal.

    C) Organização Interna.

    D) Organização Externa.

No ambiente educacional, principalmente durante os exercícios das aulas de Educação Física, são corriqueiras as situações que demandam a necessária atuação do professor na prestação dos primeiros atendimentos. As medidas de prevenção são norteadas por princípios que respeitem a individualidade pessoal e prolongue a vida, aderindo a ações destinadas a contribuir com a saúde e com a prevenção de lesões esportivas.


Sobre as medidas de prevenção assinale:

(1) Prevenção Primária.

(2) Prevenção Secundária.

(3) Prevenção terciária.


( ) Orientação médica antes do início da prática de atividade física e prognóstico precoce de predisposição às lesões esportivas.

( ) Aquecimento, roupas e calçados apropriados, hábito alimentar saudável, hidratação, acomodações esportivas adequadas e outros.

( ) Avaliação e reabilitação das alterações ocorridas no corpo como consequência da prática de atividade física.


A sequência CORRETA é:

    A) 2 – 1 – 3.

    B) 1 – 2 – 3.

    C) 3 – 2 – 1.

    D) 1 – 3 – 2.

    E) 2 – 3 – 1.

São qualidades físicas inseridas no contexto do condicionamento físico, exceto:

    A) Resistência.

    B) Velocidade.

    C) Flexibilidade.

    D) Estática.

A alimentação é um dos fatores que interfere diretamente na saúde, bem como a prática de atividades físicas, ambos requerem um equilíbrio de acordo com cada indivíduo. Para obter uma melhor qualidade de vida é necessário que o indivíduo:


I. Pratique uma alimentação saudável constituída de vitaminas, sais minerais, proteínas, fibras, vegetais, gorduras insaturadas, carboidratos e com restrição às gorduras, ao excesso de sal e de açúcar.

II. A escolha pelos alimentos remete-se diretamente com a identidade cultural do indivíduo, pela história vivida de cada grupo social com o ambiente e as influências do cotidiano.

III. Quando se fala de alimentação saudável não se remete abandonar tudo o que já se tem na cultura alimentar, mas sim adicionar ou modificar algumas escolhas mais saudáveis ao nosso cardápio.

IV. O bem estar físico, mental e emocional dos indivíduos está diretamente ligado á bons hábitos alimentares desde a antiguidade.

V. Os benefícios de uma alimentação saudável e da prática de exercícios físicos esta diretamente relacionada ao combate e a prevenção de algumas doenças como: diabetes, obesidade, hipertensão, colesterol entre outras.


Estão CORRETAS.

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, II, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Nos jogos, ao interagirem com os adversários, como os alunos podem desenvolver o respeito mútuo?

    A) Compreendendo as diferenças.

    B) Não reproduzindo, estereotipadamente, relações sociais autoritárias.

    C) Buscando participar de forma leal e não violenta.

    D) Compreendendo os direitos humanos fundamentais.

A Psicologia do Esporte é uma ciência, que estuda os comportamentos de pessoas envolvidas no contexto esportivo e de exercício físico. O objetivo do psicólogo do esporte é entender como os fatores psicológicos influenciam o desempenho físico e compreender como a participação nessas atividades afeta o desenvolvimento emocional, a saúde e o bem estar de uma pessoa nesse ambiente. A atuação profissional mais conhecida está relacionada aos esportes de alto rendimento.


De acordo com foco do psicólogo do esporte, são áreas de intervenção:


I. Práticas de tempo livre.

II. Esporte escolar.

III. Iniciação esportiva.

IV. Reabilitação.

V. Projetos sociais.


Estão CORRETAS:

    A) I, II e III apenas.

    B) II, III e IV apenas.

    C) III, IV e V apenas.

    D) I, II, IV e V apenas.

    E) I, II, III, IV e V.

Provas e Concursos

O Provas e Concursos é um banco de dados de questões de concursos públicos organizadas por matéria, assunto, ano, banca organizadora, etc

{TITLE}

{CONTENT}

{TITLE}

{CONTENT}
Provas e Concursos
0%
Aguarde, enviando solicitação!

Aguarde, enviando solicitação...