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A lógica que rege a relação entre esporte e mídia é a da espetacularização e do consumo. Todavia, é importante que o aluno de Ensino Médio saiba delimitar de que tipo de esporte trata essa relação. Nesse contexto, o professor de Educação Física deve fazer referência ao esporte
de alto rendimento.
para todos.
como lazer.
adaptado.
A caminhada é uma atividade física que pode ser abordada na aula de Educação Física no Ensino Médio como uma forma de lazer com benefícios para a saúde. Para organizar essa atividade em aula, o professor de Educação Física deve considerar as habilidades de
compreender como efetuar uma caminhada o mais rápido possível; identificar o melhor calçado para realizar a marcha atlética; relacionar o tipo de passada com o maior esforço físico durante a caminhada.
executar a marcha com 120 passos por minuto; conhecer as diferenças entre marchas: militar, atlética, escolar, etc.; sincronizar a ação dos braços com a das pernas.
realizar a caminhada em grupo; sincronizar a passada em duplas, trios e quintetos durante a caminhada; percorrer a maior distância possível em 12 minutos caminhando e depois correndo.
compreender os benefícios da caminhada; conhecer os cuidados necessários para sua realização; identificar suas diferentes formas e objetivos; relacionar o conceito de zona-alvo e condicionamento físico; identificar as alterações orgânicas decorrentes da atividade durante e após sua execução.
O conceito de Balanço Calórico é importante para que o aluno de Ensino Médio compreenda a relação entre atividade física, dieta e saúde. Esse conceito envolve a compreensão de mais dois conceitos que devem ser trabalhados em aula:
tipo de exercício e qualidade do alimento.
valor energético dos alimentos e valor do gasto energético das atividades físicas.
variedade de dieta e intensidade do exercício.
número de refeições e volume do exercício.
A dança como um conteúdo da aula de Educação Física no Ensino Médio possibilita, entre outras coisas, trabalhar com questões de gênero. Ela toca em preconceitos e assim o professor pode trabalhar visando habilidades de
reconhecer o movimento de dança mais adequado ao homem; reconhecer o movimento de dança mais adequado à mulher.
conhecer os tipos de dança pertinentes ao homem e à mulher; adquirir a habilidade para cada tipo de dança.
identificar a dança como possibilidade de superação de preconceitos; compreender as relações sociais entre homens e mulheres na dança.
relacionar a dança de salão e a competitiva aos gêneros; identificar os elementos constitutivos para a dança masculina e feminina.
No Ensino Fundamental, dentro do eixo temático − Esporte, e com relação a uma modalidade esportiva específica (por exemplo, voleibol), os tópicos que devem ser trabalhados nas aulas são
elementos técnicos básicos, tática, regras e hidratação.
história, elementos técnicos básicos, tática e regras.
história, regras, inclusão no esporte.
elementos técnicos básicos, regras, inclusão e hidratação.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
enaltecer o talento esportivo de alguns alunos ao mesmo tempo em que desenvolve estratégias de obrigatoriedade da inclusão de todos.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
utilizar-se de uma pedagogia que privilegie o método crítico e reflexivo e tratar a competição como um retrato momentâneo da capacidade individual e/ou coletiva.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
basear-se, na preparação das aulas, em características e elementos próprios dos mencionados esportes, que são, entre outras, a bola, as metas e as regras.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Os nutrientes são substâncias químicas utilizadas para as mais diversas funções fisiológicas no nosso corpo. Entretanto, os nutrientes energéticos são somente
carboidratos, gorduras, proteínas.
carboidratos, minerais, água.
minerais, água, proteína.
minerais, vitaminas, gorduras.
carboidratos, proteínas, vitaminas.
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
atentar, na organização das aulas, para o fato de que a estrutura funcional das modalidades esportivas coletivas é determinada pela interação entre as variáveis defesa e ataque; cooperação e oposição.
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