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Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
São aspectos que caracterizam a dança no contexto da escola
1. deve priorizar os movimentos naturais, os aspectos lúdicos do movimento e a expressão criadora do movimento como fatores de comunicação.
2. pode-se desenvolver os quatro impulsos primários que o ser humano possui, que são o sentimento, o ritmo, o movimento e a expressão.
3. por meio da dança praticada nas aulas de educação física escolar, é possível que o educando consiga desenvolver, eficazmente, sua capacidade de decodificar mensagens expressas numa linguagem sem sons verbalizados.
4. deve priorizar a técnica de manifestações corporais consagradas como o balé clássico, o jazz e outros, tornando assim a educação física escolar como ambiente preparatório para futuros bailarinos e bailarinas.
Os aspectos que realmente relacionam-se à Dança no contexto da escola são somente
1, 2
2, 3, 4
3, 4
1, 2, 3
2, 4
O esporte coletivo envolve uma prática corporal composta de regras e organizações definidas que seja executada de forma competitiva. Handebol, futebol, futsal, basquetebol e voleibol são exemplos de esportes coletivos que fazem parte dessa cultura do movimento humano e que são ensinados nas aulas de educação física nas escolas brasileiras. Ao ensinar essas práticas corporais nas escolas, o professor deve
enfatizar a aprendizagem fundamentando-a na repetição das técnicas e das jogadas para, em seguida, incluir, nesse processo, fatores cognitivos, sociais e culturais.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
A obesidade tem sido considerada uma das doenças mais graves no mundo e relaciona-se com outras mais como a diabetes, coronariopatia e hipertensão, por exemplo. Sobre esta temática os profissionais de educação física devem saber que
o exercício mantém baixo o conteúdo gorduroso total do corpo.
um consumo excessivo de alimentos proporciona um equilíbrio energético negativo.
um valor de índice de massa corporal (IMC) abaixo de 40 kg/m2 é considerado frequentemente como indicador de obesidade.
evidências sugerem que o excesso de comida durante a adolescência pode causar hiperplasia dos adipócitos, fator que pode facilitar uma obesidade no futuro.
para uma determinada ingestão alimentar permitir uma redução ponderal, a atividade física deverá ser além das possibilidades de adaptação do indivíduo, produzindo um equilíbrio energético negativo.
O termo educação física compreende vários entendimentos que denotam um amplo espectro de suas implicações para a sociedade. Assim, num sentido amplo a educação física pode ser entendida como
uma profissão que promove atividades físicas e esportivas para população de forma geral; um campo de investigação científica sobre atividades físicas; uma dimensão da educação, a física, ao lado de outras como a intelectual, a social e a moral; um componente curricular na escolarização nos níveis básico, médio e superior.
uma ocupação que auxilia profissionais na promoção de atividades físicas e esportivas; um curso de formação de árbitros de esportes individuais e coletivos; uma técnica corporal específica para academias; um esporte de cunho apenas educacional.
uma ação profissional restrita à escola de ensino fundamental; um curso de formação de árbitros de ginástica artística (olímpica); um campo de desenvolvimento de materiais esportivos; uma atividade extracurricular voltada para escolinhas de esporte escolar.
um conjunto de atividades físicas voltadas para o tempo livre; um programa de educação mental baseada no físico; a sistematização dos esportes coletivos e individuais; um componente do condicionamento físico para crianças e adultos; uma orientação para o trabalho manual.
uma profissão de nível secundário voltada para auxiliares de técnicas de massagem corporal; um conjunto de exercícios físicos e ginásticos; uma dimensão do lazer; um curso de especialização para coordenadores de clubes esportivos.
Atualmente, no voleibol, o jogador líbero
tem a tarefa de recepcionar bem os saques, passando a bola para o levantador.
Educação Física - Geral - Intituto de Desenvolvimento Educacional, Cultural e Assistencial Nacional (IDECAN) - 2012
Sabe-se que nas aulas de educação física escolar, determinada turma foi dividida em grupos. A partir da realização do toque no voleibol, eles deveriam analisar o movimento realizado e depois descrevê-lo. A resposta correta foi apresentada pelo grupo
1: quando for dado o toque na bola, todo o corpo deve participar do movimento. O contato será sutil com a parte interna dos dedos e ocorrerá uma pequena flexão e extensão do punho, estando a bola acima da cabeça.
2: o executante deverá posicionar-se lateralmente a bola. Só realizará o toque no momento oportuno para que não seja caracterizada sua a condução. Ao realizar o toque, objetivar um movimento ascendente, projetando a bola para frente.
3: deve-se estar totalmente sob a bola com os membros inferiores em extensão completa e braços abaixo da linha do ombro. O toque é feito para frente, visando dificultar a recepção do outro membro da equipe.
4: o contato com a bola deve ser feito com o antebraço, entre os punhos e os cotovelos. No final do movimento, o corpo deve ser direcionado para onde foi enviada a bola e realizada uma flexão parcial dos cotovelos.
5: os pés devem estar posicionados paralelamente, sendo que a perna contrária ao braço realizará o toque um pouco mais a frente. A bola deve ser segura pelo jogador, estendendo o cotovelo com um movimento vigoroso e preciso.
O Sistema CONFEF/CREFs desempenha papel essencial na constituição da ação profissional tendo poder, delegado pela União, para normatizar,
programar as atividades próprias de educação física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades de profissionais da saúde que, de uma forma geral, atuam na prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
orientar, disciplinar e fiscalizar o exercício das atividades próprias dos profissionais de educação física e das pessoas jurídicas, cuja finalidade básica seja a prestação de serviços nas áreas das atividades físicas, desportivas e similares.
orientar, organizar e avaliar o desenvolvimento e a implantação de programas de esporte educacional em nível federal, estadual e municipal, buscando sensibilizar os jovens para participarem de atividades de lazer e elevar o número de talentos esportivos para o esporte nacional.
orientar, desenvolver, disciplinar, implementar e fiscalizar o desenvolvimento de políticas públicas de estado relativas à atividade física e saúde buscando integrar esses profissionais em torno de perspectivas multidisciplinares no atendimento da saúde da família.
Atualmente, no voleibol, o jogador líbero
atua como o único jogador que não pode atacar saltando; se necessário, ele deve passar a bola, por meio de toque ou de manchete, para a quadra adversária.
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Associe as colunas relacionando os erros com as formas de correção da marcha atlética. Erros:
1. Perda de contacto com o solo ou flutuação, provocando a fase aérea proibida na marcha atlética.
2. Insuficiente movimentação de membros superiores.
3. Flexão do(s) membro(s) inferior(es) ou desbloqueio.
4. Movimento do quadril para os lados. Correções:
( ) Realizar o movimento de forma lenta, com passadas curtas, no plano e em aclive, de modo que o marchador possa sentir a total extensão das articulações dos joelhos.
( ) Segurar um bastão em cada uma das mãos e exagerar o movimento dos braços, aumentando a amplitude e a frequência da passada.
( ) Realizar o movimento de forma mais lenta, dando ênfase aos movimentos do quadril, em boa sincronia com os ombros, para garantir que isso aconteça.
( ) Andar sobre uma linha reta, com um colega monitorando o movimento do quadril com dois bastões colocados na lateral da pelve do marchador.
A sequência está correta em
3, 2, 1, 4
1, 2, 4, 3
2, 3, 4, 1
4, 1, 2, 3
1, 4, 3, 2
A fundamentação teórica da educação física, de forma ampla, estabeleceu-se principalmente a partir de
teorias de aprendizagem e desenvolvimento humano que dão importância à educação do movimento e por meio dele, teorias de fisiologia geral e aplicada ao exercício que orientam a prescrição de atividades físicas e treinamento desportivo e as teorias sociais críticas que orientam a definição de significados e funções da prática de educação física.
teorias exclusivamente do treinamento esportivo que visam a especialização desportiva generalizada e teoria da administração com vistas à estruturação de serviços nas áreas da atividade física.
princípios mecânicos do movimento corporal no desenvolvimento de calçados esportivos, princípios psicológicos para desenvolvimento da autoestima e princípios da biologia molecular no que concerne ao funcionamento dos genes.
princípios de gestão econômica de instituição de serviços nas áreas de atividades físicas, desportivas e similares.
teorias de antropologia física na identificação de estereótipos típicos na prática de atividade física e esportiva.
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